Carro elétrico ainda tem uma desvantagem crítica

Várias barreiras dos modelos 100% a bateria já foram derrubadas, mas uma delas ainda está difícil: o momento da revenda

CARRO ELÉTRICO USADO
Mercado é ingrato com veículos movidos a bateria (Fotomontagem: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 31/07/2024 às 07h03
Atualizado em 31/07/2024 às 07h56

O carro elétrico vai encontrando resistências e dificuldades em todo o mundo, mais em alguns países, menos em outros. Ao longo do tempo esse tipo de veículo vai vencendo gradativamente essas barreiras.

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No Brasil, por exemplo, existe o etanol que disputa uma batalha com o elétrico pela descarbonização do planeta. Agora, falando dos termos que influenciam na decisão do consumidor, algumas barreiras já vão sendo vencidas, já que se o carro é só para uso urbano, a opção do elétrico é mais provável.

Outra é a facilidade de recarga. Quem tem um ponto de carregamento em casa já possui o processo bem facilitado.

A durabilidade da bateria também está deixando de ser um problema, mas ainda tem um ponto cabuloso em todo o mundo: o valor de revenda do carro elétrico. Em qualquer mercado de usados ele ainda se desvaloriza o dobro do carro a combustão.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Rodrigo 31 de julho de 2024

Putz Bóris… respeito muito seu trabalho e me posicionei contra os muitos hater’s que por aqui aparecem, mas discordo desta matéria…
Vamos por pontos:
“…já que se o carro é só para uso urbano, a opção do elétrico é mais provável….” – Quantos brasileiros compram um automóvel com esse único fim???
“…Quem tem um ponto de carregamento em casa já possui o processo bem facilitado…” – E quem não os têm? E a imensa maioria que mora em prédios/condomínios que podem não autorizar a instalação destes carregadores ? E a dificuldade nas estradas (se considerarmos que alguém poderia querer utilizar o carro em viagens e não em uso urbano como citado no texto)…
“… A durabilidade da bateria também está deixando de ser um problema…” – Como assim? Já temos baterias que duram mais de 8 anos como as montadoras propagam? E elas já tem o mesmo rendimento durante esse período? Acho que a maioria dos veículos vendidos ainda nem têm os 8 anos de uso para avaliarmos…
E ainda temos o ponto principal da matéria… A dificuldade na revenda e a grande desvalorização (praticada inclusive pelas montadoras, vide o vlr de lançamento do Kwid E tech)

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