Carro elétrico com caixa de marchas?! Só para complicar…

A Eaton desenvolveu uma tecnologia para acoplar um câmbio de quatro marchas a veículos elétricos, que não necessitam do item

eaton cambio para carro eletrico portal
A tecnologia a principio só será usada em máquinas especificas (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 25/10/2023 às 07h02

Uma vantagem do carro elétrico é não ter caixa de marchas. Mas por que não precisa dela? Porque é um motor com tanto torque em qualquer rotação (você encosta o pé no acelerador, ele já sai acelerando) que ele dispensa o uso de marchas.

VEJA TAMBÉM:

Mas só para complicar um pouquinho, veio uma famosa empresa multinacional, a Eaton, inventar a moda. Qual? Do câmbio de quatro marchas para o motor elétrico.

Ela diz não ser necessário esse câmbio para automóveis, mas para veículos pesados ele pode fazer a diferença em termos de mais torque na arrancada e redução do consumo de energia elétrica em velocidades mais elevadas. Se vingar a ideia, já já vai dizer que para automóvel também é muito importante.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Polvo 25 de outubro de 2023

Se ajudar a aumentar a autonomia da bateria, principalmente em estrada, pode ser que seja útil. Vamos combinar que o principal “problema” do carro elétrico é a baixa autonomia na estrada e a demora em recarregá-lo.

Avatar
Deixe um comentário