Carro elétrico sem bateria e abastecido no posto pode ser o futuro

As células a combustível podem representar uma enorme vantagem em relação as baterias hoje utilizadas para fornecer energia aos elétricos

ford transit fuel cell portal
Ford está testando a tecnologia de célula a combustível (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/05/2023 às 18h02

O carro do futuro é elétrico, mas não se tem tanta certeza de que o elétrico será movido por bateria, pois uma solução melhor é a célula a combustível alimentada por hidrogênio e que produz a eletricidade necessária para movimentar o automóvel.

VEJA TAMBÉM:

Fuel Cell

  • Não tem o gigantesco peso das baterias e pode ser recarregado na bomba do posto – desde que ele tenha hidrogênio, é claro.
  • A Ford acredita nessa solução e está testando uma frota de vans Transit elétricas, na Inglaterra, equipadas com a célula combustível.
  • A ideia é que longas distâncias com carros elétricos só aconteçam com a célula combustível (fuel cell), desde que as estradas por onde vão passar essas vans tenham postos com bomba de hidrogênio. Muita gente aposta ser mais prático o hidrogênio no posto do que a infraestrutura necessária para as baterias.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
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Gabriel 12 de outubro de 2023

Esse com certeza será o futuro, pois baterias não armazenam eletricidade! A tração primária elétrica já está pronta desde o final do século 19, basta colocar no carro algum sistema que faça sentido. O grande problema é que o hidrogênio é terrível para transportar e armazenar, e cada nova solução nesse sentido acaba diminuindo a eficiência global.

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Jonas Paulo Negreiros 24 de maio de 2023

Talvez uma saída para a mobilidade elétrica seja o uso de pilhas primárias, aquelas que geram energia no momento que são integradas na fabricação, sem a necessidade de carga posterior.
Assim funcionam as pilhas alcalinas; são geradores elétricos de alta densidade energética..Tais pilhas, por exemplo, são usadas para recarregar baterias de aparelhos celulares, em lugares onde não há energia elétrica disponível.
Taí o coelhinho batedor de bumbo que não me deixa mentir sozinho ?!

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Luiz Claudio 20 de maio de 2023

Essa tecnologia é muito interessante, mas para o consumidor brasileiro é cara para se adquirir e manter a manutenção de um veículo deste. O melhor é produzir carros com motor a combustão a hidrogênio, assim como os carros que funcionam a GNV. Ou seja troca-se o GNV pelo Hidrogênio muito menos poluente.

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Santiago 20 de maio de 2023

Enquanto a tecnologia a hidrogênio encontra-se ainda na fase de testes e desenvolvimento, já podemos contar para agora com as tecnologias híbridas (inclusive utiluzando combustíveis renováveis). Se o hidrogênio é o futuro, os híbridos são a ponte para esse futuro.

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Luiz Claudio 20 de maio de 2023

Essa tecnologia é muito interessante, mas para o consumidor brasileiro é cara para se adquirir e manter a manutenção de um veículo deste. O melhor é produzir carros com motor a combustão a hidrogênio, assim como os carros que funcionam a GNV. Ou seja troca-se o GNV pelo Hidrogênio muito menos poluente.

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Samuel 19 de maio de 2023

O maior benefício dos elétricos é exatamente não depender mais da máfia dos postos e petrolíferas e esse vai depender então qual o sentido?

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Diego 19 de maio de 2023

Provavelmente será o futuro para os veículos comerciais, principalmente de grande porte. Interessante e inteligente.

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Airplane 18 de maio de 2023

A NISSAN também está desenvolvendo sistema semelhante em parceria com entidades brasileiras com etanol e nos EUA com metanol !

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Itamar 19 de maio de 2023

Estou acompanhando esse projeto há muitos anos e parece que não vai sair do papel, infelizmente.
Se continuar assim logo vai ser suplantado pelo hidrogênio, que é um projeto mundial

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