Sistema EREV funciona com um pequeno motor a combustão que recarrega as baterias; apenas motor elétrico traciona o carro
Você vai começar a reparar que alguns carros elétricos possuem um equipamento chamado EREV. Mas, que bicho é esse? O termo EREV são as iniciais em inglês.
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As letras ER significam Extended Range, em português, alcance estendido. Já a parte EV quer dizer Electric Vehicle, ou seja, um carro elétrico com alcance estendido.
Trocando em miúdos, quando acaba a bateria de um carro elétrico, entra em ação um pequeno motorzinho a combustão que aciona um gerador responsável por carregar a bateria. Isso permite que o carro continue rodando eletricamente.
Ou seja, ele tem motor a combustão e elétrico, mas não é um híbrido porque o motor a combustão não traciona as rodas, ele apenas evita que o carro pare no meio da rua sem bateria, pois ele faz a recarga necessária. No Brasil já teve uma BMW, a i3, elétrica há mais de dez anos com o sistema EREV.
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Não é hibrido, porque o sistema à combustão não traciona também???
Mas esse é o mais clássico dos conceitos hibridos, aplicado principalmente aos veículos pesados de tecnologia híbrida!!!
Sim, no caso dos EREVs o motor-gerador é de baixa potência e tido mais como um plano B. Porém abraça o mais raiz dos conceitos híbridos