Carro híbrido ou elétrico? Existe uma opção ainda melhor

Um tem mais autonomia do que o outro, mas é mais caro. Afinal, qual é o melhor para o dia a dia? Carro elétrico ou um híbrido plug-in?

Veículos híbridos são mais tendenciosos a se inflamarem
Carro híbrido plug-in da BMW sendo recarregado através de sua tomada (Foto: BMW | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/05/2020 às 20h31

O carro elétrico é o sucessor do atual a combustão. Mas entre os dois tem o híbrido, com os dois motores: um a combustão e outro elétrico, acionado por uma bateria que só se recarrega quando se freia ou se reduz o carro. E, por isso, ele anda apenas alguns poucos quilômetros com essa bateria adicional.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Já o puramente elétrico, roda 300 a 400 km, mas é muito caro, muito pesado e ainda não existe suficientes pontos de recarga nas estradas.

Então, na minha opinião, hoje a melhor solução é o híbrido plug-in, que se recarrega na tomada. Roda só com bateria uns 50, 60 quilômetros suficiente para o dia a dia da maioria dos motoristas.

Mas, quando necessário, entra o motor a combustão. Por ter menos baterias, é bem mais leve e custa menos que a metade que um veículo elétrico.

O carro híbrido plug-in na tomada - ele é mais viável que o elétrico convencional
Carro híbrido plug-in é melhor para o uso no dia a dia dos motoristas (Foto: BMW | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauricy 1 de setembro de 2020

Quem compra um carro elétrico nesse momento não está interessado na economia de combustível. Pelo preço a mais que se paga, daria para abastecer a “carroça” por anos. A vantagem aqui é a eficiência, a tecnologia e a sustentabildiade. Um novo modo de dirigir. A manutenção fica muuuuuito mais tranquila, pois não tem que trocar óleo, velas, filtros etc, não polui, não tem cheiro de gasolina, óleo nem nada. Com o híbrido você continuaria com essa tecnologia retrógrada agregada ao motor elétrico. Sem contar que mesmo usando somente o motor elétrico você é obrigado a fazer toda a manutenção com trocas de óleo, velas etc. do motor a combustão.

Avatar
Paul Muadib 16 de maio de 2020

Daí você pega o valor de um híbrido muito mais, compra um de somente combustão e ainda tem dinheiro para rodar uns 5 anos. Furada…

Avatar
Olavo Castro 16 de maio de 2020

Boa Boris… tenho híbrido plug-in e posso garantir que ate agora ( quase 3 meses) eh impressionante a economia e o dirigir do automóvel ( Mini PHEV)

Avatar
Eliude Introvini 14 de maio de 2020

Faltou mencionar quais são os carros disponíveis no mercado bem como seus preços, seguro, manutenção nos 3 primeiros anos.

Avatar
Jose de Assis 14 de maio de 2020

Muito caro para qualidade e aceitação no mercado

Avatar
Leonardo Soares Quirino da Silva 14 de maio de 2020

Boris,

Você saberia os motivos pelos quais os projetos de células à combustível não avançaram? Havia a expectativa no início dos anos 2000 que veículo elétricos usando essa solução começassem a ser comercializados por agora.

Atenciosamente,

Leonardo Quirino

Avatar
Roberto 14 de maio de 2020

É a configuração E-Power do novo Kicks que vai ser lançada amanhã na Tailândia e deve vir p Brasil em 2021?

Avatar
Marcos Rolim 13 de maio de 2020

Carro elétrico e híbrido no momento atual é a maior furada, porque o preço da bateria não compensa, principalmente para países pobres como o Brasil!

Avatar
Deixe um comentário