Carro elétrico? Não sou contra, mas…

O automóvel movido a bateria é o futuro do mundo automotivo, mas, para ter no Brasil hoje, só em condições específicas

Carro elétrico branco carregando na vaga de carregamento
Ainda existem muitas limitações de infraestrutura e mercado que impedem que o carro elétrico se popularize (Foto: Freepik )
Por Boris Feldman
Publicado em 07/07/2025 às 18h00

Outro dia eu estava fazendo uma palestra sobre eletrificação de automóveis e alguém me perguntou: “mas você, Boris, é contra o carro elétrico?” E a resposta que eu dei foi: não, eu não sou contra o carro elétrico.

VEJA TAMBÉM:

Na verdade, eu sou a favor desse tipo de veículo e ele será o futuro do automóvel, mas por enquanto existem restrições. A grande questão é que hoje ele não é para qualquer cliente e o cara lá ainda me apertou.

A pessoa me perguntou: “então ele é para quem atualmente?”. Eu disse que é para quem tem carregador em casa ou no escritório e também para quem não vai viajar ou vai utilizá-lo somente no trânsito urbano e em viagens curtas de até 100, 150  km.

E, fora os compactos elétricos para motoristas de aplicativos, os maiores e mais caros tem um problema em especial. Só pode ter um desses modelos quem não se preocupa com o valor de revenda, pois ele chega a perder 50% do seu valor de quando era novo na loja. Inclusive, perde muito mais do que o automóvel com motor a combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 7 de julho de 2025

O elétrico à bateria será “o futuro” dos automóveis???
Sei não! Muito cedo ainda para afirmar…

Avatar
Deixe um comentário