Carro elétrico ‘recarregado’ com etanol?
Solução seria "sopa no mel" no Brasil, pois o etanol pode ser encontrado em qualquer posto, e tornaria carros elétricos mais viáveis
Solução seria "sopa no mel" no Brasil, pois o etanol pode ser encontrado em qualquer posto, e tornaria carros elétricos mais viáveis
A Nissan é a única fábrica no Brasil que desenvolve um carro elétrico movido por célula a combustível. Porém, sem os problemas de produção e armazenamento do hidrogênio, combustível usado em todos os outros automóveis que usam esta tecnologia (Fuel Cell).
E, para isso, a filial brasileira da marca japonesa acaba de renovar um convênio com o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) ligado à USP: a ideia é extrair do etanol o hidrogênio necessário para a célula a combustível.
VEJA TAMBÉM:
Ou seja, uma solução que para o Brasil é “sopa no mel”, pois o carro para no posto, se abastece de etanol e dele se extrai o hidrogênio que vai alimentar a Fuel Cell que gera a energia elétrica para movimentar o carro.
Então, ao final do projeto, o Brasil terá seu automóvel elétrico sem limite de autonomia, pois é “recarregado” pelo etanol que se encontra em qualquer posto do país.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Cadê a medição de custo beneficio?
EXCELENTE NOTÍCIA. O BRASIL LIBERTO DO PETRÓLEO.
Temos que investir mais recursos em inteligência para termos mentes mais aprimoradas para desenvolver tecnologias, produtos e serviços que nos permitam viver de forma mais digna, seja em alimentação,em longevidade com saúde, em conhecimento, em entretenimento, em mobilidade e principalmente em felicidade, porém para todos, não só para alguns.
Concordo plenamente
Agora e só esperar o caminhão elétrico movido a diesel e também os elétricos movidos a gasolina.
Hidrogênio santa inteligência, estamos falando de Hidrogênio e não de mais Carbono pra poluir o meio ambiente. Sinceramente este seu comentário é extremamente desnecessário.
??????????
Falando em carro elétrico, a energia disponível no pais nao esta dando nem pra minha casa, imagine quando nos carros forem elétricos.
Só resta saber se essa economia será vantajosa e vai chegar ao nosso bolso. Com o álcool subindo de preço descontroladanente e a especulação econômica que assola o país de vento em popa, jamais acreditarei que o nosso caso tem solução.
N tem.
Ai o preço o etanol vai ser mais caro que a gasolina isso aq e Brasil.
Carro elétrico mais vc ainda continua gastando com combustível ⛽!!!
Energia é de graça ?? Só troca um gasto por outro , .
Aleluiaaa esse projeto existe desde 2008 e só agora estão colocando algo parecido em prática! Hidrólise da água é algo muito custoso… O melhor seria utilizarem o Metanol que pode ser obtido da Cana assim como o Etanol porém com mais moléculas de hidrogênio… Fazendo a água algo ridículo com apenas 2… Porém a queima de uma Célula Combustível gera água simplificando… Brasil tem condições de dar as cartas nesse quesito já há muitos anos mas nunca fez… Em 2008 li uma matéria de um notebook ligado por dias com apenas algumas gotas de metanol num protótipo de célula combustível! Tomara que avance… Torço por isso desde que li sobre as células 13 anos atrás.
Muito interessante a possibilidade, sou um intusiasta em energia renovável, inclusive eu e meu sócio estamos finalizando um projeto que já testamos em moto elétrica com sucesso e dentro em breve iremos começar os testes em um carro elétrico,fazendo-o ser alto suficiente sem a necessidade das tão questionadas recargas que limitam tais veículos e que tira o sono das montadoras. Estamos em busca de parcerias para agilizarmos ainda mais o projeto,mas enquanto as mesmas não vem vamos nós mesmos tocando o projeto. Um abraço.
Boa tarde, você e de onde? Tenho interesse no projeto
Com o preço que está o etanol? Mesmo assim terá a queima do combustível? Ou nao? As notícias mais recentes indicam que em um futuro não muito longe os preços dos carros elétricos tendem a cair.
O projeto da Nissan nao tem nada a ver com combustão. Trata-se de motor elétrico, cujo hidrogênio extraído da quebra molecular do etanol alimenta células de energia que carregam as baterias. Ou seja, o etanol sendo usado de uma outra forma que não seja alimentar um motor de combustão interna.
Porque não usar a água então pra extrair o hidrogênio?
Para cada um litro de etanol vai ser preciso um litro de água
Me referi ao porque não usar só a água pra extrair o hidrogênio?
Etanol C2H5OH e água é H2O. Quem tem mais átomos hidrogênio???
Mauro, a água, é como se fosse a ” cinza”do Hidrogênio.Quando você queima Hidrogênio, é emitida uma enorme quantidade de energia, na forma de calor.O que sobra da reação é a água.Extrair Hidrogênio da água é possível, mas necessita fornecer novamente a imensa quantidade de energia, que a formação da água produziu.Ou seja:Se você já dispõe dessa energia toda, seria muito mais lógico utilizá-la para mover diretamente o carro, em vez de usar para extrair Hidrogênio da água.No caso dos álcoois, a energia gasta para extrair Hidrogênio, é muito menor.
Uma molécula de água tem 2 átomos de Hidrogênio, já no etanol cada molécula tem 6 átomos de hidrogênio! Então de qual fonte se extrai mais hidrogênio? Da molécula de água ou da molécula de etanol? É este o motivo.
Não entendi, por que não usar agua no lugar do etanol para retirada do hidrogênio?
Porque água não dá lucro, não paga dividendosos. :-)) ?
Água mineral pra mover o veículo ???? deve custar alguns reais…
Bom se objetivo e extrair o hidrogênio, isso e facilmente obtido da água que sua composição e H2O.Ou seja o objetivo e desencalhar o álcool, e em países capitalistas gerar ainda mais lucro para empresários
Água não, água só para beber! ??
O melhor combustível e barato e o gás natural veicular.
Todos estão caro.
O gás natural está 2.80 o metrô cúbico.
Se colocar um cilindro de 15 metro cúbico consegue rodar 250 a 300 km.
O único problema é o preço do cilindro que é caro.
O poblema e no brasil esse cilindros ja e obsoleto , na euro usa tanque redondo no luga do estepe, mais leve e mais acomodado , sobra todo espasso do bagageiro , no brasil e país fa da ditadura quem qiem manda e o grande a população ta no atraso ainda pensa em direito de voto e não sabe que são obrigado a vota ,então quando os brasileiros vão abri a pestana?
Pois é, hoje já existe tecnologia para extrair hidrogênio da água, mas isso seria da indústria do petróleo e dos combustíveis fóssil que só pensam em lucrar.
São vários fatores a serem observados…com a privatização da PETROBRAS , que acontece nas escuras… não teremos combustível barato… com a privatização do setor elétrico, não teremos energia barata e ainda tem a questão do valor dessa tecnologia que ainda não é acessível a maioria dos brasileiros…mas de toda forma já é um avanço tecnológico para o meio ambiente e a sociedade… parabéns para toda a equipe que está envolvida no projeto.
A pergunta a ser respondida é: -um litro de etanol produz nitrogênio para rodar quantos quilômetros com um carro popular?
Em média 20 km litro etanol
A pergunta a ser feita: um litro de etanol resulta em quantos quilômetros rodados?
Porque não efetuar uma pesquisa em uma técnologia de bateria que não sejam agressivo ao meio ambiente, e estudar a opção de trocar a pintura do carro por células de energia solar, para ajudar no carregamento das baterias, e no final da vida da bateria, ser somente enviar para reciclagem para não acumular lixo pelo mundo
Só sei de uma coisa, se tudo der certo,no fim estaremos fudi..s.
Tá etanol a 6reais o litro seria a coisa+ linda do mundo. Vamos esquecer combustão será coisa do passado muito em breve.
Claro que não, vc esquece que a bandeira vermelha das contas de energia são para pagar as termoelétricas que geram energia pela queima de combustível fóssil. Ou seja, não se resolve o problema, apenas transfere de uma conta pra outra.
O problema aqui não é esse, pq o carro a combustão é de baixíssima eficiência. Já as termoelétricas são de alta eficiência. No entanto, no Brasil quem manda são os oligopólios, não a lógica científica, econômica ou social.
Calma…e as fotovoltaicas?
Concordo com a diferença de eficiência e oligopólios mas tem vários outros pontos, 40% do custo do Tesla são as baterias, o tempo de de recarga e principalmente reciclagem das baterias que ainda são metais pesados. Imagine um carro que com 5 anos vc tenha que gastar o valor atual dele em uma nova bateria. Não faz sentido
no om dia …Brasil necessita urgente de um veículo assim ,,elétrico,,,híbrido…etc…e uma sacanagen tremenda o combustível ter reajuste de preços praticamente todo mês. Se as pessoas deixa-sem mais seus veículos em casa por um período de 1 mes os preços reduziram não custaria tentar ….# vamos boicotar
Para eliminar combustão, sempre elevar a pesquisa no sistema de bateria do veículo elétrico, aproveitando a própria dinâmica do motor para o recarregamento automático. Assim não depender da carga elétrica.
Seria uma ótima saída pois somos os maiores produtores em relação a cana de açúcar o que me preocupa e se pela questão de procura e oferta o etanol acabaria ficando mais caro que a própria gasolina que em nosso país e um abuso o preço praticado pelo produto oferecido
Será um novo “proalcool”, que acabou pela ganância dos empresarios.
Porque não retiram o hidrogênio da água?
Não sei de que região vc e mas aqui em São Paulo ano sim e outro tbm estamos passando por racionamento então vamos usar a água para nós mantermos e procurar outras saídas
1 mol de etanol possui 3 moléculas de hidrogenio, também a energia para quebrar as duas pontes de hidrogenio que tem na água é muito maior, resumindo, com pouco álcool o rendimento do carro é maior que com água, sendo que a água para usar no carro não pode ser da torneira, pois tem muito cálcio e magnésio que inviabiliza a célula de hidrogenio.
A Aqua e a única energia limpa do planeta,o hidrogênio e a única saída,e só investir mais no hidrogênio estamos perto de acabar com a sacanagem e deixar este seguimento orroroso dançar, está e a saída que eles não querem,só que agora somos mais uma hora a casa cai,estamos cientes da nossa força
Acharia interessante se o teto do carro pudesse captar a energia solar e recarregar as baterias do carro sem depender de outra forma de energia.
O etanol, como combustível, foi desenvolvido para diminuir a poluição, diminuir o uso do petróleo, mas, agora, parece que nenhum governo está mais interessado por isso. Agora é a vez do carro elétrico. Em breve os consumidores residenciais vão “pagar o pato”.
NÃO ACHA MELHOR EXTRAIR A ENERGIA DO SOL EM VEZ DO ETANOL ?
ESSA NOTA SUA É MARAVILHOSA PARA AS USINAS DE CANA E PARA A PETROBRAS CONTINUAR ARRANCANDO NOSSO ESCASSO DINHEIRO !!
1100%% CORRETO !!!!
Concordo plenamente cambada de desocupados
Bom dia amigo, você acha que com o carro elétrico, ou até mesmos energia solar? vão parar de arrancar o nosso couro? A única vantagem que vejo é com o meio ambiente, enquanto não privatizarem o serviço publico e acabar com essa lei do funcionarismo, vão tirar do nosso couro para bancar essa farra.
O problema está nos políticos que não tem nenhum interesse em perder seus privilégios.
O problema maior é manter um preço justo do etanol. Nesse país onde a maioria quer tirar proveito da situação o que ia aparecer de intermediário na cadeia de distribuição do metanol poderia tornar o produto tão caro quanto a gasolina. A solução na verdade seria criar um veículo alimentado a energia solar.
Não adianta ter um carro elétrico movido com etanol. Pois os mercenários os mercenários logo vai almentar o preço.
O mais barato mesmo é o de botijão de gás, mas como ir de frente com interesses econômicos que se escondem atrás dos empregos gerados por eles.
Parece que só tem imbecil. Diversificar é a solução. Ninguém esta falando que só existirá esse tipo de veículos
Nois Brasileiro com muito orgulho mais uma vez Brasil mostrar solução para o futuro o problema tudo gira em torno da politicagem tende acabar com as mordomia políticas como auxílio etc.no mundo todo não existe mais essa politicagem
Uai não dá na mesma?
O problema é um só, o meio ambiente.nao tem solo que aguente produzir tanto álcool. Só se um veículo tiver autonomia pra 1000km.
Muda o que amigo??? O meio ambiente vai aguentar a contrução de um monte de baragens para alimentar o garegadores de baterias. Vc acha que o potencial que elimenta os garegadores vem do nada. Vem de barangens, termoeletricas, grupos geradores entre outros. O carro eletrico só é verde quando ele é pintado de verde, pois dependendo de como sua bateria é garregada (termo eletrica e grupo gerador) ele polui mais do que o carro a combustão, alem disso a cada 13 precisamos trocar a bateria que vira lixo eletronico.
Ah tá, com etanol a 5 reais o litro??? Grande vantagem!!! #soquenao…
Monopólio de combustíveis neste país é um entrave e prejuízo ao consumidor.
Concordo que realmente deva pagar R$5,00 o litro de Etanol.
Desta forma o carro vai andar o dobro da quilometragem, que andaria com o Etanol dos carros atuais
E o que dizer do Toyota francês que rodou 1.000km com um tanque de hidrogênio??
Por Sorte do Brasil, a tecnologia funciona bem,
W um absurdo. Ou é elétrico ou a combustão. Eles morrem de medo dos dono do petróleo. Monopolizaram TUDO alcon gasolina diesel GAZ de cozinha e por último o GNV.COMPRARO TUDO! A tecnologia ta toda aí mas estão sendo impedidos por uma força maior. Isto é no mundo todo!!
Bom dia cara,acho que o sr.nao entendeu a matéria, é simplesmente fantástico se de fato entrar em produção. O sr.tem ideia da autonomia que teria este carro? E quem disse que o futuro é os elétricos.carro elétrico gera muito lixo e lixo tóxico.nao adianta não-existência tecnologia 100% limpa.
Abraços
Paulo carneiro
Bem assim, penso da mesma forma. O PT deixou o monopólio dos combustíveis, alimentos e tal crescer e Bolsonaro endossou. Tudo pela hora da morte e com 14 milhões desempregados. É a treva!!!
Muuu
Logo, essa famigerada Petrobrás e tudo o que a ela se agrega aos combustíveis aqui no Brasil, vão estar de joelhos no mercado nacional abarrotada de combustível, sem ter para quem vender e enquanto aproveita da sua posição impositiva de preço ao consumidor na realidade é o maior insentivador da transição do combustível fóssil para o elétrico.
Só pessoas desinformadas criticam a Petrobras. O litro de gasolina sai hoje da Petrobras a +-R$ 2,50, a diferença que você paga na bomba é imposto…
Já viu governador reclamar do preço da gasolina? Não, nunca, porque só eles levam 30% de ICMS…Então parem de criticar quem não merece.
2,50 já é caro amigo, vai estuar um pouco pra ver o real custo de cada litro para a Petrobrás, e veja por quanto ela vende o mesmo combustível para outros países, mal do brasileiro é a desinformação, e acaba sendo enganado e aceita sorrindo.
Davi Cauan recomendo que – você- estude mais. Sabe o que é uma -commoditie-?
Petróleo e gasolina são commodities, e tem preço único e similar em todo o mundo.
Como eu disse, o que varia de país para país são impostos e outras coisas que incidem lá.
Nós EUA por exemplo, o litro custa hoje lá +-90 centavos de dólar, ou seja R$ 4,50…
Só deixaram os trambolhoes mais caros do que ja são,um combustível pra acionar outro,ou elétrico alto carregável ou só álcool,mais barato claro.
Idéia seria boa mas o preço do álcool vai subir umas 100x mais aqui no Brasil não dá certo carro elétrico só na bateria mesmo
O vc acha que vai acontecer quando a frata de carros eletricos vão sendo colocados na tomada??? Vai aumentar a energia eletrica, alem terrão de ser contruidas um monte de barragens.
Na minha modesta opinião o etanol como outros produtos quase 80% são adulterados e os combustíveis, sinto pelo uso pessoal é quase 90% adulterado
Nesse nosso país tudo é uma ilusão, tudo é projetado como uma evolução que trará vantagens para o consumidor, mas tudo não passa de balela, mentiras. Nesta data 50% de toda riqueza que produzimos está nas mãos de 1% da população, pensa que isso irá mudar?! Se prepare para ser explorado cada vez mais até sua última gota de sangue.
.. Concordo plenamente. No histórico do álcool foi assim : o Pró álcool viria pra baratear o custo do combustível, devido a guerra do Oriente médio em 1973, cujo preço do petróleo elevou – se a patamar alarmante mas não foi isso que aconteceu. O álcool tem seu preço balizado com o da gasolina, mesmo sabendo que o custo real dele hoje não é quatro reais
O rendimento do carro movido a hidrogênio retirado do etanol será maior? Se a quilometragem for a mesma qual vantagem se queima o mesmo etanol?
Os motores de teste possuem quase 30 km de autonomia por litro. Com melhor desenvolvimento da tecnologia, pode-se chegar a quase 40 Km/L. Vale a pena investir
Aí começa a fazer sentido. Normalmente não explicam isso nas reportagens.
As reportans normalmente atendem interesses em manipulação. Ate inventam nomes bonitos. Chamam carro eletricos de verde. Como verde se a cada 13 anos produzimos uma bateria de lixo eletrônico. Se não carregamos a batria de dia com placas solares, em sim a noite quando a energia é produzida por termo elétricas e baragens. Neste caso apenas trnsferimos a poluição para outro lugares.
Henrique,
Leia matéria deste mesmo blog sobre o carro francês (Toyota yars)que fez 1.000km com um único tanque de hidrogênio, e o escape só solta água que só faz bem ao meio ambiente. O carro elétrico será a maior furada em termos de lixo
Seria uma solução para os veículos nacionais se esta tecnologia se tornasse viável. Além de acabar com o problema da autonomia também diminuiria a poluição gerada na produção das baterias.
Etanol pode ser encontrado em qualquer posto, mas de qual planeta do sistema solar, amigo carapálida? Etanol é um combustível exclusivamente paulista, talvez também de 2 ou 3 estados vizinhos a SP. No resto do país é um parto fazer chegar etanol. Alguém precisa avisar a Nissan: se for com célula, vai ser com hidrogênio verde, produzido localmente, a partir de energia solar ou eólica local. E não com essa insana estupidez energética que é o etanol paulista. Planta tem ZERO a ver com combustível, não é para isso que planta existe.
No futuro todos nos seremos patos,veja só o burro que corre atrás de uma cenoura o tempo todo, nós estamos condicionados e vamos levar ferro o tempo todo,vamos botar fim nesta sugeira, somente a água e combustível limpo,pare o mundo temos que decer e sermos lavados,vamos viajar de hidrogênio de um planeta para outro,vamos acabar com este jogo de gato e rato,o conto da carochinha, o combustível viável do futuro e a Água,a única energia limpa do universo mais ar,mais saúde menos doenças
Tem que ver quanto km por litro de etanol esse carro movido a célula de combustível consegue fazer
Vocês vão ver o álcool, subitamente dispara os preço se brinca vai ficar mas caro do a casolina,. Aqui nesse país tudo é pocivel.
O etanol já está praticamente o mesmo preço da gasolina. A ANP e produtores alegam que deve-se à entresafra de cana de açúcar mas, ao MEU ver o buraco é mais embaixo. Motivo simples: etanol não rende e não vende! Acredito que os preços estejam altos também devido à baixa venda de etanol (pois não nos dá grande autonomia), onde os donos de postos estejam colocando o preço lá em cima pra poder compensar o combustível que compraram e não vende, cobrir os investimentos já realizados. Claro que nesse meio tem os impostos, tem a tal da entresafra, tem as maracutaias políticas etc.
Até que enfim um pessoa que consegue vê o futuro. Jose, vc disse tudo. Essa tecnologia não vai a lugar nenhum. O brasil não é um país serio. Com certeza o preço do etanol vai ficar maior que a gasolina.
Pessoal, cientistas da Física e da Fisica Quântica dizem que a energia mais eficiente produzida é a FUSÃO de átomos de hidrogênio!
O maior exemplo é o nosso Sol!
O grande desafio é reduzir a escala! Paises que investiram em pesquisa e tecnologia, conseguiram produzir enormes quantidades de energia a partir da FISSÃO dos átomos de H: usinas nucleares; bomba H.
Apesar de ser economicamente viável, a produção de energia via FISSÃO tem um custo ambiental elevadíssimo, não só pelo tamanho das usinas mas e principalmente, pela contaminação radiativa!!!
Todas as formas de se inovar no desenvolvimento de altetnativas energéticas para consumo residencial, industrial, comercial e automotivo vai esbarrar nos interesses econômicos e geopolíticos dos oligopólios. Já foi dito aqui!
Gente, a força política e econômica desses grupos, é descomunal: eles influenciam a formação de preços globais e nacionais; financiam partidos políticos e ditam outras regras na dominação de mercados!
Hoje, a nação brasileira é refém de um mastodonte burocratico,com perfil de empresa, criado para que o país se libertasse do monopólio internacional do petróleo além outros besteiróis ufanistas que levaram-na a se afastar da sua finalidade inicial que era a de extrair, refinar e distribuir derivados do petróleo!
A estatal brasileira a partir dos anos 80′ cada vez mais passou a ser usada politicanente, fato esse que alterou sua estrutura administrativa e econômica!
Em vez de fortalecer e incentivar negócios privados na cadeia produtiva do petróleo, o governo aumentou a estatização via PETROBRÁS, de importantes segnentos económicos, alterando seus objetivos programáticos e suas estradegias setoriais!
Assim, surgiram muitas empresas sob o guarda-chuva da estatal, na área de fertilizantes, petroquímica, distribuição de GLP, entre outras, com seus penduricalhos de privilégios, empreguismo, corporativismo sindical…que drenam seus recursos e enfraquecem seus objetivos estratégicos!
Além de carregar o peso de ser gigante estatal, a PETROBRÁS se inseriu no mercado Internacional do petróleo com suas oscilações de preço; vendeu títulos em bolsas de valores; teve de se submeter à novas regras de controle externo e à concorrência das companhias petroleira privadas mais eficientes, mais produtivas e mais capitalizadas.
Internamente há outros desafios que é lidar com as bolsas de valores, com a expansão de novos campos; administrar as demandas do corporativismo sindical, de novas tecnologias, controle … fatos que levaram a PETROBRÁS a ser um conglomerado pesado e do ponto de vista económico reconhecidanente disperso!
Atualmente, tudo o que a PETROBRÁS produz, há no cenário econômico privado quem o faça com mais eficiência!
Então, por quê o álcool acompanha o aumento quinzenal dos derivados de petróleo se o mesmo é um combustível aqui produzido?
Resposta: a ANP simplesmente impõe aos distribuidores uma ‘paridade’ do preço do álcool com o preço da gasolina! Ou seja, o preço do álcool não pode ficar muito abaixo do preço da gasolina porque senão todos optariam por abastecer seus veículos com o mais econômico – o alcool! E aí, sobraria muita gasolina e a estatal estaria numa enrascada!
Registre-se que o custo do etanol e sua produção diversificada por regiões, mesmo sendo menos eficiente na combustão, é mais viável no contexto macroeconômico!
A explicação da ANP para os sucessivos aumento do álcool devido a entressafra, para muitos analistas, é conversa prá boi dormir!
Sabem quem está rindo dessa jogada? Os produtores de álcool: estão ganhando rios de dinheiro e formaram aqui, uma OPEP do combustível derivado da cana-de-açúcar! É o Brasil…sil…sil!
Ótima ideia! Tomara que o preço do carro não seja estratosférico como os que estão no mercado!
O Nissan libera este carro depressa no mercado. Quero comprar
Ótima opção, pois as baterias do carro 100% elétrico tem vida útil que sejam 7 anos ou mais, mas o preço do jogo novo delas após 7 anos de uso devem ser inviável dependendo do preço do carro que depreciou 7 anos.
E tem gente que diz que o preço das baterias dos carros elétricos vai abaixar quando a maioria dos carros forem elétricos do que a gasolina/flex. Mas não acredito nisso, pois no Brasil carro a gasolina existe há muitas décadas e hoje é o auge deles e o preço aqui é caríssimo. Creio mais na lei da oferta e procura… quanto mais vende, mais fica caro.
Por fim, tem o problema do roubo de baterias de carro elétrico, já pensou o carro elétrico ser roubado e ser encontrado sem baterias, sendo que o carro não tem mais seguro contra roubo porque o preço ficou inviável após 7 anos de uso. Conheço muita gente que quando o carro chega a determidada idade não faz mais seguro porque é muito caro.
Bom dia aqui na america erra em torno 3500.00 dolar agora voce encontra por 800 00
E aí nos EUA quanto que é o jogo de um belo Tesla? Até chegar aqui terão os impostos de importação e tal…
Minha duvida sobre esse carro é sobre o destino do carbono presente na molécula do etanol, seria descartado como CO2, CO ou qual composto?
CO só é descartado em caso de queima incompleta. No caso da célula de combustível e extraindo hidrogênio do etanol o resultado é agua (H2O).
Excelente questionamento!
Pelo que pesquisei, gases residuais, como o monóxido de carbono, dióxido de carbono e metano são formados na reação catalítica. O metano pode ser reintroduzido no reator e reaproveitado. Porém, o monóxido e o dióxido de carbono ????
Resumindo tudo, qualquer forma que seja inventada de uma forma outra destroi a natureza.
Essa seria a melhor opção para nossa realidade, as baterias são caras, ocupam espaço, tem baixa autonomia e a grande questão é seu descarte pois não são reutilizáveis. Parabéns Nissan e Toyota ?
Bom dia,o sr.foi direto na lata.faco minhas as suas palavras
A Aqua e a única energia limpa do planeta,o hidrogênio e a única saída,e só investir mais no hidrogênio estamos perto de acabar com a sacanagem e deixar este seguimento orroroso dançar, está e a saída que eles não querem,só que agora somos mais uma hora a casa cai,estamos cientes da nossa força