Carro elétrico não é solução para o Brasil
Embora nosso país tenha enorme vantagem na geração de energia elétrica limpa, alguns problemas de infraestrutura inviabilizam os EV por aqui
Embora nosso país tenha enorme vantagem na geração de energia elétrica limpa, alguns problemas de infraestrutura inviabilizam os EV por aqui
Afinal, nesse mundo onde só se fala em eletrificação dos automóveis, qual é a melhor solução para o Brasil?
VEJA TAMBÉM:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não é solução aqui e nenhum outro lugar do mundo.
Aqui no Brasil a nossa eletricidade limpa já está plenamente ocupada, e não existe oferta extra pra se abastecer uma hipotética frota de milhões de veículos a bateria – nem mesmo no futuro.
E lá fora menos ainda. Na maior parte do mundo a eletricidade é gerada pelas poluentes termoelétricas ou ainda pelas radioativas usinas nucleares.
Ou seja, uma solução verdadeira não virá da noite para o dia. E certamente os automóveis elétricos a bateria Não são essa solução.
A pergunta que fica: o Brasil tem infraestrutura suficiente para ter etanol suficiente para abastecer todos os veículos, sem o uso dos derivados de petróleo? Se não, quanto tempo demorará para termos esta infraestrutura? E a última pergunta: dá para confiar nos usineiros? Quem viveu nos anos 1980/90 sabe do que eu estou falando.
Resposta: definitivamente NÃO. Basta ver que o preço deste combustível dispara na tal da entressafra, mesmo ele sendo proveniente de cana de açúcar e milho (e provavelmente outros grãos). Se para uma quantidade “pequena” já ocorre isso, imagina se tivermos “100%” de uso de etanol no Brasil. Sobre a infra para eletropostos, acha mesmo que a corja petrolífera vai querer ser derrubada?
Estou achando que tu está fazendo o jogo da ANFAVEA e do etanol.
Esse argumento pró híbrido a etanol/usineiros tem forte cheiro de jabá!!! Se censurar este comentário, aí terei certeza das minhas suspeitas.
Creio que o melhor veículo seja o híbrido Flex (não plugin) justamente por não depender da rede de eletropostos para recarregar a bateria.
Quando abolirem a gasolina no Brasil creio que o preço do etanol subirá, e quando abolirem o etanol o preço da energia elétrica subirá. Assim não temos pra onde correr.
Relaxa. Já temos energia solar e eólica por, no mínimo, mias 4 bilhões de anos
Eduardo,
O problema é que eu moro em apartamento, sendo que é impossível ter placa solares para todos na cobertura do prédio. Moro na selva de pedras… São Paulo-SP.
100% correto. No Brasil o carro elétrico é furada, caro, baterias caras e ainda não totalmente testadas quanto a vida útil e o descarte destas onde vai? Quanto os pontos de alimentação das mesmas, qual o custo disto e onde estão? Os chineses é que querem empurrar essas buchas para nos, é eles poluindo p planeta com suas fábricas altamente poluentes?