Carro elétrico não é solução para o Brasil

Embora nosso país tenha enorme vantagem na geração de energia elétrica limpa, alguns problemas de infraestrutura inviabilizam os EV por aqui

bomba etanol cana de acucar hidroeletrica portal
O problema são são pontos de recarga (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/09/2023 às 18h02

Afinal, nesse mundo onde só se fala em eletrificação dos automóveis, qual é a melhor solução para o Brasil?

VEJA TAMBÉM:

Aqui se tem energia elétrica limpa

  • Em termos de impacto ambiental, ao contrário da Europa que tem energia elétrica suja vinda de usinas a diesel ou carvão, o carro puramente elétrico é uma boa solução para o Brasil, pois recarrega a bateria com corrente elétrica limpa.
  • Mas em termos práticos, considerando o preço do elétrico e a dificuldade de pontos de recarga, nossa melhor solução seria o híbrido flex plug-in abastecido com etanol.
  • Isso porque ele só rodaria com energia elétrica limpa ou combustível verde, que tem menos emissões de carbono que o elétrico.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 15 de setembro de 2023

Não é solução aqui e nenhum outro lugar do mundo.
Aqui no Brasil a nossa eletricidade limpa já está plenamente ocupada, e não existe oferta extra pra se abastecer uma hipotética frota de milhões de veículos a bateria – nem mesmo no futuro.
E lá fora menos ainda. Na maior parte do mundo a eletricidade é gerada pelas poluentes termoelétricas ou ainda pelas radioativas usinas nucleares.
Ou seja, uma solução verdadeira não virá da noite para o dia. E certamente os automóveis elétricos a bateria Não são essa solução.

Avatar
Marcello 12 de setembro de 2023

A pergunta que fica: o Brasil tem infraestrutura suficiente para ter etanol suficiente para abastecer todos os veículos, sem o uso dos derivados de petróleo? Se não, quanto tempo demorará para termos esta infraestrutura? E a última pergunta: dá para confiar nos usineiros? Quem viveu nos anos 1980/90 sabe do que eu estou falando.

Avatar
Andre Rocha 13 de setembro de 2023

Resposta: definitivamente NÃO. Basta ver que o preço deste combustível dispara na tal da entressafra, mesmo ele sendo proveniente de cana de açúcar e milho (e provavelmente outros grãos). Se para uma quantidade “pequena” já ocorre isso, imagina se tivermos “100%” de uso de etanol no Brasil. Sobre a infra para eletropostos, acha mesmo que a corja petrolífera vai querer ser derrubada?

Avatar
Cesar oliveira 12 de setembro de 2023

Estou achando que tu está fazendo o jogo da ANFAVEA e do etanol.

Avatar
Eduardo 12 de setembro de 2023

Esse argumento pró híbrido a etanol/usineiros tem forte cheiro de jabá!!! Se censurar este comentário, aí terei certeza das minhas suspeitas.

Avatar
Andre Rocha 13 de setembro de 2023

Creio que o melhor veículo seja o híbrido Flex (não plugin) justamente por não depender da rede de eletropostos para recarregar a bateria.

Avatar
Rodolfo 13 de setembro de 2023

Quando abolirem a gasolina no Brasil creio que o preço do etanol subirá, e quando abolirem o etanol o preço da energia elétrica subirá. Assim não temos pra onde correr.

Avatar
Eduardo 13 de setembro de 2023

Relaxa. Já temos energia solar e eólica por, no mínimo, mias 4 bilhões de anos

Avatar
Rodolfo 13 de setembro de 2023

Eduardo,
O problema é que eu moro em apartamento, sendo que é impossível ter placa solares para todos na cobertura do prédio. Moro na selva de pedras… São Paulo-SP.

Avatar
Gustavo 12 de setembro de 2023

100% correto. No Brasil o carro elétrico é furada, caro, baterias caras e ainda não totalmente testadas quanto a vida útil e o descarte destas onde vai? Quanto os pontos de alimentação das mesmas, qual o custo disto e onde estão? Os chineses é que querem empurrar essas buchas para nos, é eles poluindo p planeta com suas fábricas altamente poluentes?

Avatar
Deixe um comentário