Carro elétrico usado: dá para saber quanto a bateria ainda dura?

Startups criaram dispositivos capazes de verificar a vida útil restante de uma bateria de carro elétrico usado

plataforma bev stellantis
Especializadas já estão aferindo a vida útil da bateria de elétricos usados. (Foto da Stellantis | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/01/2024 às 07h02

No mundo inteiro, inclusive no Brasil, já estão aparecendo os elétricos usados no mercado. E suas baterias têm oito anos de garantia. Mas sabe-se também que o custo da bateria de um carro elétrico hoje é de 40% a 50% do valor do carro zero.

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A pergunta então é: “Se eu compro um elétrico com cinco a seis anos de uso, em que condições estará a sua bateria. Daqui a um ou dois anos vou ter que trocá-la por uma nova que vai me custar quase o preço do próprio carro?”

E por isso o elétrico desvaloriza muito mais que o motor a combustão!

E aí estão surgindo startups que criaram dispositivos para avaliar as condições da bateria dos carros elétricos, ou seja, uma previsão de quantos anos ou quilômetros roda este carro antes de acabar a bateria.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
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kerginaldo sampaio pinheiro 20 de junho de 2024

Carro elétrico igual a celular q vai vender não vale nada bateria não dura mais nada ……..

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Klaus 4 de janeiro de 2024

Bom dia! Somos importadores e distribuidores de equipamentos de d8agnostico automotivo. Atualmente, os equipamentos de diagnóstico medem a bateria e entregam a informação do SOE e SOCH. Essas são as leituras de carga e vida útil da bateria. Na compra de um veículo usado, essas informações ajudarão o consumidor a entender qual a condição do veículo. Abs

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Guilherme 3 de janeiro de 2024

Kkkkkkk… a galera ainda não percebeu qual é a do carro elétrico. Claro que está muito caro e não faz sentido ter um carro elétrico; vocês estão forçando o carro elétrico dentro de uma lógica para a qual ele não foi concebido: ter a posse do carro. Essa lógica faz parte da plataforma tecnológica de propósito geral da 2a era industrial, baseada em petróleo e demais combustíveis de origem fóssil. Nela, o carro a combustão serve como uma luva, o elétrico não. O elétrico funciona bem na plataforma da 3a era industrial, também chamada internet das coisas e economia do compartilhamento. Não faz sentido ter a posse mais: a menos que estejamos falando de um taxista ou motorista de aplicativo, os carros particulares ficam ociosos de 70 a 90% do tempo. Qual o sentido de manter um troço desse que gera uma montanha de gastos com combustível, manutenção, seguro, IPVA e etc? Vai acabar esse modelo. No futuro, carro é compartilhado ou por assinatura. Os modelos de negócios das montadoras, a infraestrutura toda vai ter que se adaptar. A economia circular é a pedra no sapato das montadoras: quando chegar o final da vida útil das baterias, elas terão que ser recolhidas e recicladas, quando não tiver que fazer isso com o carro inteiro. Elas hoje só querem saber de vender e fdse depois né, se esquivam de garantia como podem… no futuro não é assim não. Agora é caro para trocar bateria né, joga o carro inteiro fora se elas derem pau. No futuro, quando o modelo de negócios mudar e houver força da lei, elas vão diminuir o preço. O preço é caro porque tem quem paga, porque fdse o meio ambiente, o negócio é vender. Esse modelo já era, é falido, não tem futuro. Mas tem muita gente que nao consegue conceber um futuro de carros compartilhados ou por assinatura, acham um absurdo. Mas aí é conflito de geração, é paradigma de consumo… vai mudar tão ligo a geração mude, tão logo vá ocorrendo a reposição demográfica de uma geração pela outra de forma gradativa. Leiam Jeremy Rifkin e Abramovay. Vão entender.

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Marcos 3 de janeiro de 2024

Mas um motivo para não se ter um carro elétrico neste momento de carros tão caros. Aí você compra um elétrico de 120 mil roda 100 mil kms, por quanto venderá o carro depois de uns 3 anos.

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Elson 7 de janeiro de 2024

A bateria do carro elétrico é par mais de 1 milhão de km. Tenho um BYD e já rodei 300 mil km. Fique tranquilo as baterias já são Blade tecnologia moderna e vai sair as baterias de sódio. Que vai durar mais e baratear mais ainda o custo. Carro elétrico é uma boa. Tenho dois e já vou para o terceiro.

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