Carro híbrido é a melhor escolha, mas tem um probleminha

Carros híbridos contam com potência combinada impressionante, mas quando a bateria descarrega, muita dessa força se torna um peso morto

PROBLEMA CARRO HIBRIDO ELÉTRICO
Em viagens com carro cheio de passageiros e bagagens, a potência pode deixar a desejar (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/11/2024 às 18h00

Nessa época de eletrificação dos veículos, ainda não se recomenda o carro elétrico que funciona só a bateria para quem precisa eventualmente pegar a estrada. É por isso que se recomenda o carro híbrido.

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Com esse tipo de veículo, você não corre o risco de ficar no meio do caminho com a bateria descarregada, porque aí entra o motor a combustão. Mas, é preciso prestar atenção ao comprar um carro híbrido e avaliar principalmente a diferença de potência do motor elétrico para o motor térmico.

Imagine que você está no carro com a família toda, mais a bagagem no porta-mala, com 400 cv de potência. Aí a bateria se esgota e o carro passa a funcionar apenas com o motor a combustão, com só 140 ou 150 cv.

É uma potência razoável, mas você tem que lembrar que o carro continua com mais de duas toneladas de peso. E aí, na primeira subida da estrada, vai ter uma Scania buzinando para te ultrapassar.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
28 Comentários
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Daniel 13 de novembro de 2024

Tenho um Song plus 2025, subindo a serra de Rio Petropolis cai apenas 8-10% da bateria…
Tem que se esforçar muito para acontecer isso.
Impressionante como uma certa ala gosta de disseminar essas informações incompletas, o motivo td mundo sabe.

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Pedro 13 de novembro de 2024

O meu hibrido mesmo com pouca carga não desliga o motor elétrico. Ele aciona o motor a gasolina para auxiliar e carregar a bateria. Se necessário a energia gerada pelo motor a combustão é direcionada diretamente para o motor elétrico. E quando houver excedente retorna a recarregar a bateria. Em momento algum fica desatendido do motor elétrico para ano haver queda de desempenho quando necessário.

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Eduardo Bega 12 de novembro de 2024

Isso que dá pegar qualquer um na rua pra falar de carro híbrido. Rapaz, vai se informar.

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Celso 12 de novembro de 2024

É incrível como a reportagem é tendenciosa, pura desinformação ao invés de informação, com toda certeza matéria paga, onde fica a credibilidade e honestidade do “jornalista”

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ROGERIO 12 de novembro de 2024

O carro híbrido quando atinge 100 km/h, desliga-se automaticamente e entra o motor a combustão. Não é como falou na matéria. Sei disso pois meu vizinho tem um e já andei nele.

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Pedro 13 de novembro de 2024

O meu hibrido anda com o motor elétrico a qualquer velocidade o que define a entrada do motor a combustão é o torque necessário para se manter a velocidade. Se o do motor elétrico for pouco o motor a gasolina entra pra ajudar. Mas nunca desliga o elétrico totalmente.

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ROGERIO 12 de novembro de 2024

O carro híbrido quando atinge 100 km/h, desliga-se automaticamente e entra o motor a combustão. Não é como faliou na matéria. Sei disso pois meu vizinho tem um e já andei nele.

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Pedro 13 de novembro de 2024

Nao é regra. O meu hibrido anda com o motor elétrico a qualquer velocidade o que define a entrada do motor a combustão é o torque necessário para se manter a velocidade. Se o do motor elétrico não der conta sozinho o a gasolina entra pra ajudar além de carregar a bateria

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Max 12 de novembro de 2024

Se quiserem ver o que foi descrito no texto acima, ocorrendo na vida real, assistam os testes do canal VR Testes, com o byd song plus. Mesmo no save70 e apenas com motorista, na subida da serra mantendo a velocidade da via a bateria zerou e ficou “potente” igual 1.0. No suv híbrido da gwm isso não ocorre pois o motor a combustão é mais potente.

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Jaime 12 de novembro de 2024

Me parece que o articulista foi contratado para falar inverdades. Perdeu a credibilidade.

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Nilson Mello 12 de novembro de 2024

O motor a combustão não carrega a bateria? Além disso, tem o sistema que aproveita a energia da frenagem.

Com tudo isso a bateria fica sem carga?

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Silvio 12 de novembro de 2024

Tem que ser inacreditavelmente pé de chumbo para conseguir ficar totalmente sem bateria num híbrido PHEV. Assim que sobra potencia por um segundo o controlador passa a recarregar a bateria com o motor a combustão. Esse tipo de coisa só acontece em pista de testes.

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Sergio Dan 12 de novembro de 2024

Uma aposentadoria agora ia lhe cair bem.
O seu conhecimento tecnológico hoje está bastante defasado, e isso se mostra claro nos seus artigos equivocados.
E pelo jeito você nunca teve um carro híbrido, e nem se preocupou em conhecê-lo melhor.

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Marcelo 12 de novembro de 2024

Infelizmente nos deparamos com esse tipo de opiniãozinha furada; está claro que o responsável pelo texto não tem conhecimento técnico para comentar sobre o assunto.

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Gustavo 12 de novembro de 2024

Mais um texto completamente equivocado de um jornalista que há muito tempo vem escrevendo coisas sem conexão com a realidade demonstrando desatualização e falta de informação daquilo que quer abordar.

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Jovi 12 de novembro de 2024

Ainda prefiro um bom motor térmico de pelo menos uns 200cv que não me deixe na mão.

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Felipe 12 de novembro de 2024

Apenas lendo esse blog consegui um emprego na NASA. Pediram experiência e coloquei no currículo que leio um blog que o escritor vive no mundo da Lua. Deu certo.

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João Antônio Lins 12 de novembro de 2024

Como gosta de falar abobrinha esse cara…
Se é esse o objetivo, ganhar $ com críticas às suas postagens, parabéns, que fique milionário e nos dê sossego, se a intenção é ajudar, está redondamente equivocado!

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Miguel 12 de novembro de 2024

Infelizmente temos de ler, raciocinios pouco lúcidos e verídicos, de quem tira ilações do imaginário, sem conhecimento técnico, ou sem qualquer conhecimento prático, das matérias…..

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Jose Carlos Lobo Barbosa 12 de novembro de 2024

Entendi, mas você foi muito genérico. Sugiro que seu comentário seja mais específico e descreva com um ou mais exemplos concretos de fatos com seus problemas e possíveis soluções práticas!

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Jovi 12 de novembro de 2024

Prezado Miguel, nos brinde com sua infalível sapiência e explique o que está errado na matéria. Estou aguardando. Grato.

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Tiago 12 de novembro de 2024

JOVI, todo carro hibrido Plug-in tem um recurso configurável que mantém um mínimo de carga na bateria justamente para isso, onde vc pode manter 30%, 50% ou até mais, para de repente ter carga suficiente para subir uma serra, por exemplo.
Óbvio que essa configuração aumenta um pouco o consumo de gasolina, mas não há perda de potência, que é o assunto abordado nessa infame matéria

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Santiago 12 de novembro de 2024

Nos hibridos mais atuais os motores térmicos já tem uma potência condizente com o tamanho do veículo. Exatamente para trabalhar com menor esforço, e portanto com menor consumo/emissão.
E também porquê em situações de rodovia, quando a bateria é mais exigida, o motor térmico precisa manter a carga enquanto traciona o veiculo.

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Humberto 12 de novembro de 2024

Ok, então os carros híbridos atuais não perdem mais potência, mas e quanto aos demais problemas de carros elétricos como alto custo de compra, de manutenção (dizem que se bater o assoalho numa lombada ou buraco, o custo de manutenção é altíssimo) E o preço de revenda? Já resolveram isso também?

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Victor Hugo 12 de novembro de 2024

Seguro e garantia já cobrem os problemas citados vc tá imaginando uma situação lá no futuro daqui uma década pra quem estiver usando um híbrido usado!?

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Victor Hugo 12 de novembro de 2024

Que preço de revenda? Pra quem troca de carro todo ano carro nenhum compensa. Preço de revenda é problema de pobre oi u muquirana. Carro é ferramenta e não investimento. Quer preço de revenda compre ouro ou Bitcoins e ande de Uber.

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Elton 11 de novembro de 2024

Falta de informação completa. Os carros PHEV atuais têm uma configuração para não perder 100% da bateria. E se o medo tomar conta, pode-se utilizar a função “save” para um outro percentual. Este material parece ser escrito pelo Sérgio Habib da JAC Motors.

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Nilson 11 de novembro de 2024

Falta informar que no caso dos híbridos phev a bateria dos carros da byd nunca descarregam totalmente por isso é impossível perder a potência combinada motor.

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