Carro híbrido puro ou plug-in? Qual a diferença

O modelo que combina motor a combustão e elétrico, hoje, é uma boa solução de eletrificação, mas qual é a melhor escolha nesta categoria?

Emblema HYBRID (Híbrido)-hibrido plug in brasil detalhe portal
Um deles você precisa carregar na tomada e tem mais autonomia, enquanto outro carrega sozinho mas tem menor alcance (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/06/2025 às 07h00

Muitas pessoas concordam que ainda é um pouco cedo mesmo comprar o carro elétrico. Por isso, os consumidores estão optando pela boa solução do carro híbrido.

VEJA TAMBÉM:

Mas, antes de tomar decisão é preciso entender o que é um híbrido puro e o que é um híbrido plug-in. O híbrido puro não recarrega sua bateria na tomada, ele mesmo faz esse trabalho nas frenagens ou pelo próprio motor a combustão, que deixa sempre a bateria carregada.
Já o híbrido plug-in precisa de ser conectado na tomada para recarga da bateria. A principal diferença entre os dois é que o híbrido puro roda alguns poucos quilômetros só com a bateria, 10, 15, 20 km.
Enquanto isso, o híbrido plug-in, que passou a noite carregando a bateria, roda 50, 100 km ou às vezes ainda mais só eletricamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 16 de junho de 2025

Se não me engano, o híbrido plug-in requer o cuidado de se manter alguma rotina de recarrega-lo na tomada, mesmo ele sendo um hibrido. As baterias dele são maiores e mais pesadas, e o veiculo perde muito rendimento se a tarefa de recarga for deixada apenas para o sistema à combustão.
Já no híbrido puro não existe esse porém, pois nele os sistemas elétricos e a combustão já são projetados para operarem conjuntamente em tempo integral. Com ele não é necessário manter uma segunda rotina.para a recarga, o que eu entendo ser mais vantajoso.

Avatar
Deixe um comentário