Carro híbrido puro ou plug-in? Qual a diferença

O modelo que combina motor a combustão e elétrico, hoje, é uma boa solução de eletrificação, mas qual é a melhor escolha nesta categoria?

Emblema HYBRID (Híbrido)-hibrido plug in brasil detalhe portal
Um deles você precisa carregar na tomada e tem mais autonomia, enquanto outro carrega sozinho mas tem menor alcance (Fotomontagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 16/06/2025 às 07h00

Muitas pessoas concordam que ainda é um pouco cedo mesmo comprar o carro elétrico. Por isso, os consumidores estão optando pela boa solução do carro híbrido.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Mas, antes de tomar decisão é preciso entender o que é um híbrido puro e o que é um híbrido plug-in. O híbrido puro não recarrega sua bateria na tomada, ele mesmo faz esse trabalho nas frenagens ou pelo próprio motor a combustão, que deixa sempre a bateria carregada.
Já o híbrido plug-in precisa de ser conectado na tomada para recarga da bateria. A principal diferença entre os dois é que o híbrido puro roda alguns poucos quilômetros só com a bateria, 10, 15, 20 km.
Enquanto isso, o híbrido plug-in, que passou a noite carregando a bateria, roda 50, 100 km ou às vezes ainda mais só eletricamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 16 de junho de 2025

Se não me engano, o híbrido plug-in requer o cuidado de se manter alguma rotina de recarrega-lo na tomada, mesmo ele sendo um hibrido. As baterias dele são maiores e mais pesadas, e o veiculo perde muito rendimento se a tarefa de recarga for deixada apenas para o sistema à combustão.
Já no híbrido puro não existe esse porém, pois nele os sistemas elétricos e a combustão já são projetados para operarem conjuntamente em tempo integral. Com ele não é necessário manter uma segunda rotina.para a recarga, o que eu entendo ser mais vantajoso.

Avatar
Deixe um comentário