Derivações de sistemas híbridos viraram uma grande bagunça

A definição de carro híbrido tem se ramificado para as diferentes tecnologias e aplicações de uso, tudo gera dúvidas e receios para o consumidor

Emblema HYBRID (Híbrido), modificado para estar escrito micro junto do hybrid bandeira do Brasil
Existem vários tipos e categorias de veículos híbridos (Fotomontagem: Gabriel Fernandes | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 07/11/2025 às 18h00

Pronto, está estabelecida a discussão do que é ou não é um carro híbrido com a seguinte questão: híbrido é um carro tracionado com o motor a combustão ou motor elétrico.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Mas já tem a variação sobre o tema, apoiada por uma legislação específica do híbrido leve que tem o motor elétrico apenas para ajudar o motor a combustão.

E agora, José? Se questionaram o híbrido leve com bateria adicional de 48 volts, o que dizer então dos micro-hybrids que tem uma bateria de apenas 12 volts, como por exemplo os Fiat híbridos desenvolvidos no Brasil? Pode até existir a dúvida, mas eles estão de acordo com a legislação brasileira que determina o que é ou não um automóvel híbrido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 7 de novembro de 2025

A legislação que decretou certos automóveis plenamente a combustão como “hibridos-leves”, tem a mesma origem daquela que decretou certos hatches compactos como “SUVs”.
Tá na cara que tais legislações foram encomendadas pelas montadoras, e vergonhosamente promulgadas pelos órgãos de governo que deveriam combater e punir esse tipo de afronta ao consumidor.

Avatar
Deixe um comentário