Pneu careca: seu carro não é um F-1
Tem muito ‘espertalhão’ que se acha piloto e acha que pode rodar com o pneu lisinho usando carro de corrida como parâmetro
Tem muito ‘espertalhão’ que se acha piloto e acha que pode rodar com o pneu lisinho usando carro de corrida como parâmetro
Um pneu é considerado careca, ao pé da letra, quando ele já está lisinho, sem nenhuma ranhura. Apesar de muitos motoristas dirigirem com os pneus assim, a legislação entende que, para se rodar em segurança, ele deve ter ranhuras de no mínimo 1,6 milímetro.
VEJA TAMBÉM:
Se tiver menos do que essa medida, o carro não pode rodar, por isso, existe no fundo dos sulcos o indicador de desgaste para que o condutor consiga identificar o momento de fazer a troca. Quando a banda de rodagem vai se desgastando e atinge esses indicadores, pneu deve ir para o lixo.
Mas, ainda há quem questione essa regra da legislação usando a Fórmula 1 como argumento. Essas pessoas indagam que na competição os pneus são lisinhos, não tem ranhura nenhuma e ainda performam bem em altas velocidades.
Sim, os pneus são bem lisinhos mas, em primeiro lugar, eles são produzidos com um composto de borracha especialíssimo, tão especial que não duram nem meia corrida. E em segundo lugar, na chuva, eles são imediatamente substituídos por pneus com ranhuras.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |