Carro popular: fim de linha depois de quase 30 anos
Por que o carro popular está acabando no mercado brasileiro? Por diversos fatores, desde escolha do consumidor às exigências da legislação
Por que o carro popular está acabando no mercado brasileiro? Por diversos fatores, desde escolha do consumidor às exigências da legislação
Depois de reinar por quase 30 anos no nosso mercado, o carro popular está praticamente chegando ao fim por diversos motivos.
Entre eles, o próprio consumidor que está exigindo carros mais equipados, com maior e conectividade…
O ar-condicionado já equipa 97% dos modelos vendidos no Brasil. Outro motivo é que as fábricas precisam aumentar sua rentabilidade, o que se consegue em automóveis maiores e mais sofisticados.
E a própria legislação vai exigindo carros mais seguros e que poluem menos, que também os encarecem.
Veja esse assunto do carro popular com mais detalhes na coluna com que o famoso jornalista, ex-diretor da Quatro Rodas, Zeca Chaves, estreou essa semana no portal AutoPapo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O mercado tem oferecido carros populares ruins e caros. O consumidor está se abastecendo no mercado FINITO de usados. A Renault é a montadora que melhor atende aos consumidores iniciais (renda mais baixa). Olha só o Duster e Sandero, vendem bem e a tendência é de vendam ainda mais. O Kwid vai melhorar e passará a vender muito.
Lógico que não acabou os carros populares. Só que sorrateiramente , ele estão acima dos 50 mil.
Concordo o preço e que subiu e muito o veículo dito popular não é ruim o problema e quem tem salário que e um tanto proibitivo ter um as taxas de juros e um absurdo na hora de adquirir um
E vago o significado de carro popular porque colocar trio elétrico não muda a condição de carro popular. Carros como o Onix, gol, HB20, kwid, Mobi, 208, são carros populares. Parece que há um preconceito contra o termo popular. Por que vende bem, o Onix deixou de ser popular? Parece que o fato de querer coisas melhores tira as pessoas da condição de povo?
Eu vejo muito pobre ao eu eu convivo aqui no Rio de Janeiro compra no carro e o filhos pasano necessidade não tem uma roupa Decente tudo maglelinhoviveno mas copra no um carrinh velho..vivendo de auxílio devendo at auma p.apareser é verdade essa o governo q tem pagar colégio creche.mas quere aparecer ser assim bom eu não sei o Quer bom responde essa ae cambada de intelectual. K.k.k vergonha tudo devendo só aparecer.
Creio que um dos motivos da queda da venda dos carros populares é o desemprego gerado pela pandemia Covid-19, que foi sem precedentes não só no Brasil, mas no mundo. Mas esse nicho vai ser preenchido pelos carros “Made in China” e quando a economia do Brasil retomar.
Provavelmente esse mercado será de carros chineses.
Tá na hora de uma montadora brasileira com incentivo do governo brasileiro gastar o dinheiro do contribuinte com empresas brasileira não com a ford americana
Nada vai mudar! O pobre vai continuar comprando seu carro, não zero km . maís sim usado,depois que o carro desvalorizar e cair de preço e já estiver fora de linha.simples assim.
As classes sociais estão cada dia ficando mais claras, começou pelas passagem aéreas o tempo do pobre ir para Europa acabou o mesmo acontecerá com os carros, os pobres terão que se conformar com carro velho e a elite já sabemos
Os carros aumentam de preço e o salário do trabalhador não aumenta como vamos comprar carro isso é Brasil no EUA uma faxineira tem um Corolla não vou falar mais nada
Muitos brasileiros não tem condições de comprar um carro 0km , se as montadoras estão estão tirando o carro básico de linha que era uma saída pra um meio próprio de transporte particular o que resta pra essas pessoas é fazer uma dívida maior do que a que poderia ser feita antes com o financiamento de um carro básico !
Será que as montadoras não poderiam lucrar com a demanda de carros mais baratos e completos ao invés de aumentar o preço para a minoria que realmente teria mais condições ?
Tá acabando por que as montadoras trabalham olhando pra frente. Com o nível de desemprego, pobreza em que nos encontramos ( diga-se classes C,D,E), não haverá público consumidor pra este tipo de veículo. Portanto, regrediremos a 34 anos atrás, onde o pobre( mencionado nestas 3classes, só vai sonhar com carro zero.
Concordo !!!
Seria importante frisar o conceito da frase ” Carro Popular ” no assunto acima descrito. Um Carro de 40 mil reais por exemplo é tido como uma aquisição popular. Eu digo que essa “lata nova”(zero km), valeria em qualquer país fora do Brasil, cerca de 20 mil reais. O mercado automotivo brasileiro entende muito pouco das reais condições económicas das classes C e D. Um automóvel de 40 mil cabe muito mal no bolso da classe C e D. É oneroso, e ainda tem as abusivas linhas de financiamentos que acabam fazendo com que o sonho da aquisição do bem de consumo transformar-se em um pesadelo. Brasil é um país onde um monte de miseráveis alimentam a voraz fome da carga tributária nacional e uma centenas de espertalhões que fazem o preço de um automóvel ficar insustentávelmente caro demais. ” Carro Popular” acaba adotando o significado varonil de tudo o que é popular no Brasil acaba sendo oneroso e de má qualidade.
Excelente comentário . Ahh fora a carga tributos ainda tem a indústria da multa .
Parabéns pelo comentário. Os impostos são absurdamente onerosos para o cidadão. Os poliíticos são os principais responsáveis pelo custo Brasil!
E o pior é que nossa matéria-prima sai daqui do Brasil é vendida muito barato e tem um retorno muito mais caro e pagamos duas ou três vezes mais .por que não produzir aqui ?
o negócio e continuar com meu Golzinho 2001.tem ar(quando abre os vidros) rarsrsrs
Vixe e agora ? Como o pobre vai comprar carro?
Simples, não vai conseguir comprar e se conseguir, terá enorme dificuldade ou até mesmo não irá conseguir manter..
Um carro popular em países desenvolvidos custa 11 a 15 salários mínimo no Brasil custa de 45 a 60 salários mínimo fica impossível em um país como o Brasil onde as montadoras formam cartéis onde até os veículos chineses q eram a promessa de carros baratos ficaram no mesmo preços das montadoras já existente
O pobre vai andar só de Mercedes e Volvo, em breve. Com motorista e cobrador…
O pobre sempre andou !!!