Novo carro popular vai ser ‘carro verde’

Uma das diversas propostas que envolvem a redução da carga tributária dos novos automóveis é a de que ele deveria ser movido exclusivamente a etanol

cana em cano de descarga portal
Além das questões de segurança, há também as emissões (Imagem: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/04/2023 às 07h32
Atualizado em 24/04/2023 às 18h51

Será que volta mesmo o tal “carro popular”?

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Carro “popular”

  • Para começo de conversa, existem dois fatores impossíveis de se interferir para reduzir o custo. A inflação e a legislação de segurança e emissões. E são várias as propostas para se reduzir o preço do carro de entrada, hoje entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, para no máximo R$ 60 mil.
  • E entre outras possibilidades, uma nova classificação tributária. Pois já não faz o menor sentido reduzir impostos para o carro com um litro de cilindrada, mas quem sabe reduzir os tributos para o carro verde.
  • Mas nós já temos o flex que consome etanol e não resolve isso, pois o brasileiro continua consumindo muito mais gasolina do que etanol. Então o carro verde de fato, seria aquele projetado para queimar apenas o derivado da cana.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
63 Comentários
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jlcgrafica@gmail.com José Luiz da Costa 23 de abril de 2023

Quem quer carro que pague o conforto. Aquisiçáo, gasosa, seguro, pedágio, depreciaçäo, multas, manutençáo, impostos… É o custo Brasil, onde o é governo é rico e o povo é pobre…

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Paulinho 29 de abril de 2023

É isso mesmo!!! Carro é um bem de consumo caro, infrelizmente o pobre aquo no brasil não tem como manter um veículo sem sacrificar suas necessidades básicas e agora a classe media ta indo pelo mesmo caminho, eu por exemplo trocava de carro a cada 3 anos agora, não sei nem quando e nem como vou trocar novamente tenho um carro 2021 que pela fipe vale 120 mil na concessionário me pediram 70 mil para trocar por outro ano 2023.
É simplesmente um absurdo, porque em cima disso tem, seguro e emplacamento, de arrancada vai mais uns 8 mil reais.

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Elvis Brasil 23 de abril de 2023

Governo nunca vai querer que todos tenham acesso a carro.
Sempre vão aumentar margem de lucros, novos impostos pra segurar a demanda.
Da mesma forma que, nunca todos terão acesso a picanha…

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Felipe Cunha 24 de abril de 2023

Aumentar o poder aquisitivo da população, popularizaria os atuais modelos, desde que fossem mantidos os preços!!

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Francisco 22 de abril de 2023

Por quê qui ao invés de voltar com essas caroças populares ,aliás populares só no nome porque o valor não condiz .o governo poderia criar uma linha de crédito pra aquisição de semi novos seria bem mas interessante.

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john 22 de abril de 2023

Já tem carro popular. É só diminuir margem de lucro e reduzir juros. Quem ganha até 2, 5 salários nem consegue manter carro usado, quanto mais novo (seguro, IPVA). Comédia.

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Vilson 22 de abril de 2023

60.000,00 , não é nada popular . O ” povo ” ,continuará sem acesso. 30.000,00 ,começa a conversa . Nāo precisa acessórios. Baixar os juros tornará tudo popular .Acesso à moradia ,à comida ,à saude,ao vestuário,,etc. Até o carro será popular com juros baixos. Estude-se também a liberação do FGTS,para compra do veículo.

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Junior Lima 22 de abril de 2023

Carro popular seria interessante desde que tivesse incentivo do governo, em financiar com taxas justas. Carro popular com mínino de conforto pelo menos ar condicionado, 4 portas que pagasse por fora. Desde que não passasse de 35 a 40 mil seria justo.

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Hélio 22 de abril de 2023

Com diferença de .80 centavos da gasolina para o álcool quem vai abastecer nesse preço

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Marcos 22 de abril de 2023

Com dor no coração eu digo::
-quem ganha 2 salários mínimos, por favor não comprem um carro novo, mesmo que custe 50 mil! Vc não vai conseguir mantelo, pagar ipva, licenciado, e fazer manutenção anual com preços exorbitantes! Compre um carro usado e seja feliz!

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Zé Pilinta 24 de abril de 2023

Verdade…

Um polo 2020 me consome R$450,00 mensais só em ficar parado na garagem (Detran + seguro + manutenção).

Quanto mais sair, maior o gasto com combustível e meu consumo mensal fica em R$200,00 pois trabalho em casa.

Se mandar lavar, mais R$40,00 (em condomínios os moradores reclamam do gasto de água).

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Jaelson da Silva Oliveira 22 de abril de 2023

Bom dia, acho que não tem que baixar os preços dos carros, tem que baixar os preços do etanol/gasolina.

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Alvaro José 22 de abril de 2023

Carro popular é para o povo comprar então carro de 60.000 não é preço popular. A população brasileira ganha no máximo até dois salários e meio. Então carro com preço popular tem que ser no máximo 40.000,00 reais. Mais que isso não é popular é a classe média alta.

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Gabriel 22 de abril de 2023

Classe média alta compra Mercedes-Benz ou BMW. Às vezes, até RAM. No mínimo Corolla, não uma carroça de 60 mil.

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Jeremias 22 de abril de 2023

O motivo dos valores dos carros que são chamados de populares estarem tão altos e não abaixarem mesmo com a falta de venda é que pra eles não adiantam afinal de contas o que impede a compra são as dificuldades de financiamento e os juros abusivos.

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Davi 22 de abril de 2023

Prezado Gabriel,
Um carro de ” 60 mil” , não é carroça. Porém, concordo com os demais, que para ser popular, no Brasil, considerando o salário mensal populacional, o carro deve estar na faixa dos 30 mil reais.

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Luiz 22 de abril de 2023

Chama um carro de 60 mil de corroça vc no mínimo tá nun parche ou será numa Ferrari kkkkk lamentável

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Nilson 22 de abril de 2023

Me lembro quando lançaram o carro popular,o golzinho custava 7mil dólares, lembrando que a cotação do dólar estava um pra um

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Valter K. Yoshihara 22 de abril de 2023

bem lembrado !!!

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Santiago 22 de maio de 2023

Pois é. E pela cotação atual do dólar (que está em alta) seria hoje 40 mil reais. Ou seja, bem abaixo dos tais 60 mil…

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Elias Alves Abrantes 23 de abril de 2023

Quando o Luiz fala de carroça por 60 mil, se refere a um veículo básico de tudo sem segurança, um veículo sem ABS hoje é no mínimo um absurdo, sem falar em outros pontos de segurança, e só falta ser a carburador, ou seja, ou invés de trazer uma política para que se alimentem os salários e seja mais desiguais reduzindo impostos de empresas e com isso impor pois só assim funciona, a transição deste “desconto” aos empresários, o repasse para o salário, dando condições de compra e reduzindo as taxas tributária, teríamos preços mais justos nos veículos e salários mais interessantes sem carga as empresas, mas estamos longe disso quando se olha apenas para o preço do veículo e não para o todo.

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Douglas Coelho 22 de abril de 2023

Muito se fala da eletrificação, mas a pegada de carbono para fabricação de um carro elétrico é superior a vida inteira de emissões provenientes de um veículo movido a biocombustível/etanol. Carros com melhor performance de pegada de carbono deveriam ter o incentivo para ter a popularização e consequentemente baixar preço e melhorar performance ambiental.

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Luzimar 22 de abril de 2023

Quem aderir ao carro elétrico, vai ter que se preparar prá troca das baterias.
O preço do carro elétrico é muito alto para o padrão da maioria dos brasileiros, a rede de abastecimento é minúscula, acho que não é a hora, ainda. Como foi falado, o nossos carros são todos flex, basta baixar o preço do etanol, que a grande maioria irá utilizar. Já seria a frota verde.

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José S.Rodrigues da Silva 21 de abril de 2023

Eles alegam que o Brasileiro continua consumindo mais gasolina e muito simples e só baixar o preço do Etanol pata 2,80 o litro e a gasolina a 6,00 quero ver se a situação não muda. Brasil é Auto Suficiente nos dois combustíveis e questão de interesse de montadoras, empresários e outros seguimentos ligados à indústria automobilística e ao Governo safado que é. Por isso a Eletrificação de carros para o mercado Brasileiro está desse jeito. Quero comprar um carro Hibrido para trabalhar e não consigo devido o alto valor e falta de incentivos aos trabalhadores desse ramo.

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Gabriel 22 de abril de 2023

Quem te disse que o Brasil é autosuficiente em gasolina?

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Bob 21 de abril de 2023

Malandro é o gato , que já nasce de bigode. A Ford é o gato desta história, se mandou deste País, pois já percebeu que não compensa mais investir em lugar onde a ignorância e a corrupção impera. Vamos ressuscitar a Gurgel , carro barato e duro que nem carroça, para carregar “burros de carga” infelizmente é como nosso povo sempre foi tratado.

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Wilton Jonas 22 de abril de 2023

É a pura verdade,kkkk

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Edson Souza Silva 24 de abril de 2023

Não funciona carro popular tem que ser barato 30 mil não 60 quer ver dar certo tem que ter preço barato para o pobre vender o carro veio e comprar o popular

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Santiago 21 de abril de 2023

Atualmente nós já temos modelos compactos, e com pacotes básicos de itens e acessórios. O verdadeiro problema são os preços superfaturados que as montadoras insistem em praticar, com margens de lucro inadmissíveis em qualquer outro lugar do mundo.
O tom com que as montadoras se posicionam sobre oferecer modelos “populares”, dá a impressão de que estamos pedindo esmola a elas, e que talvez elas possam nos fazer uma enorme caridade vendendo-nos modelos-carroças a 50 ou 60 mil.
Definitivamente nós, os consumidores, não estamos sendo levados a sério.

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Gabriel 24 de abril de 2023

Um grande problema nos preços dos carros é o dólar e a inflação.

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Jari 21 de abril de 2023

O carro pode custar R$ 35.000,00, aí precisa o governo baixar os impostos nas peças que compõem o automóvel e também, exigir que as empresas reduza a margem de lucro, vai doer para todos, mas querendo tem saída.

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Ewerton Juan de Vasconcelos 22 de abril de 2023

É preciso investir em tecnologia sustetável e incentivos fiscais para a produção de insumos e tecnologia nacional, pois o custo de importação de tecnologia encarece o produto final, prejudicando assim o mercado. O Brasil tem potencial e capacidade para isso, mas falta interesse. O Brasil é o seleiro do mundo! Pena que é só isso!

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Gabriel 24 de abril de 2023

Pra chegar nesse valor, o dólar teria que abaixar e os impostos também, entre outras coisas.

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Paulinho 21 de abril de 2023

Eu acho que não tem que fabricar carro popular mais barato coisa nunhuma já tem muitos veículos nas ruas, não tem mais nem onde estacionar, a poluição já ta de mais.
Tem é que subsidiar veículos somente para autonomos que ganham a vida rodando e fim.
Chega deste negócio de se endividar até o pescoço para trocar de carro só para blasonar!!!

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vitor 22 de abril de 2023

Concordo Paulinho….precisamos mesmo é de uma consciência mundial e, frear esse habito de “sonho de um carrinho”….Quem de verdade e precisa realmente de um veículo próprio, que consiga obte-lo. Mas a maioria precisa contar é com “transporte coletivo de qualidade e bom preço!! A grande maior parte de nós, trabalhadores, mal temos recursos pra sobreviver simplesmente e dignamente. Pobre adquirir um “carrinho” é mesmo um tiro no pé! Termina morando mal, alimentando mal, educando mal seus filhos…….ñ acho que valha a pena Pobre ostentar um auto, melhor gastar seu pouco com algo que realmente lhe dê retorno!!!!! Abraço

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Paulinho 29 de abril de 2023

É bem isso mesmo Vitor, tem gente que deixa de dar uma educação melhor para os filhos, não se preocupam com alimentação, moram mal, mas se enterram em prestações para comprar um veículo que muitas vezes não vale nem a metade do juro que é cobrado no preço final.
Grande abraço.

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Jhon 21 de abril de 2023

Queremos o de três B: Bom Bonito e Barato simples quer vender mais é bem simples baixe os preços livre concorrência é o que não existe no Brasil só uma máfia safada de concessionárias

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Liocir 21 de abril de 2023

Eu vejo falar em combustível verde ótimo o Brasil é líder nessa tecnologia mas a ganância é muito que o litro do álcool já tá custando quase o mesmo preço da gasolina ,se falam muito em combustível limpo se o Brasil e o maior produtor de álcool mas não dá incentivo nenhum para o consumidor usar

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Ricardo 21 de abril de 2023

Pra que incentivo no etanol… isso é mto maior do que pensamos, a petrobras jamais aceitaria algo nesse sentido, pq o consumo de gasolina iria despencar, com isso o lucro da estatal iria do chinelo. É impossível usar etanol no Brasil pq preferem fazer açúcar e exportar. Aqui no RS o etanol é praticamente o mesmo preço da gasolina, mesmo nao havendo anuncio no aumento, o combustivel sobe junto, tem aumento da gasolina, sobe o etanol junto, é incrível, infelizmente é um excelente combustível, mas nao tem a atenção necessária, tanto por produtores quanto pelo governo.

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Romaldo 21 de abril de 2023

Carro que cabe no bolso ja existe : custa 10mil e é uma
Moto. Pronto. Nao vamos criar jabutis pra alguns milhares comprarem e milhoes pagarem pelos subsidios.

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Georges 22 de abril de 2023

Mais uma isenção, redução pequena do valor, etanol com mais consumo forçado elevando o preço na bomba. Se já tem motor flexível a quem, de fato, interessa essa balela? É a mesma conversa das taxas dos chineses…taxa o estrangeiro? Por quê não encaram uma adequação do brasileiro? Dinheiro fácil todo mundo gosta né? Claro que não chegam no preço chinês mas está justa a cobrança dos daqui?

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Claudio 21 de abril de 2023

Em tempos de hoje só quem pode comprar carro novo são os ricos como é que pode um pobre comprar um carro que custa 80,0000 você chega na concessionária tem que dar 50% de entrada qual é o pobre que tem condições? então o jeito é correr pro usado que sai mais barato

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Bruno Bravo 21 de abril de 2023

O Brasil só trabalha com retrocesso e lucros abusivos. É inadmissível um Kwid ou Mobi custarem 65 mil na versão de entrada.

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Dado 21 de abril de 2023

Menos carros e mais bicicletas por favor. A natureza agradece e eu e muita gente também.

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Jovi 21 de abril de 2023

Cara, tem muito mais nisso aí do que simplesmente “menos carros e mais bicicletas”, não é fácil assim como você dá a entender. Quem trabalha em escritório, numa cidade com ladeiras (quase todas do Brasil, eu arrisco dizer), sem chuveiro no trabalho, ou simplesmente porque não quer perder um tempo antes do trabalho pra se higienizar r vestir… enfim. Se você tivesse falado mais transporte público de qualidade, eu concordaria com você. E quem está te falando é um ciclista apaixonado, mas discordo dessa parte de quererem impor a bicicleta como meio de transporte, que parece ser o caso de muita gente e o seu também, me perdoe desde já se o interpretei erroneamente.

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Dado 21 de abril de 2023

Ok. Sua opinião é sua opinião e respeito. A minha opinião é minha opinião, respeite. Ninguém é dono da verdade absoluta. Forte abraço irmão.

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Paulinho 21 de abril de 2023

Onde eu assino.

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Paulinho 21 de abril de 2023

Jovi, onde eu assino o teu comentário?
Além das ladeiras aqui no RS as cidades litorâneas são açoitadas, o ano todo por um vento que simplismente torna impossível o uso diário da bike.
Tem até uma cidade chamada Osório que possui uma usina heólica que o pessoal aqui brinca dizendo que no portico da cidade deveria estar escrito: Visite Osório antes que o vento carregue.

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Roberto de Araujo Coriolano 22 de abril de 2023

Sr. Jovi:
A opinião do sr. Dado deve ser respeitada! Além disso, sua “resposta” está incompleta! Faltou explicar de que maneira se locomover, (de bicicleta), durante um temporal, (e suas consequências)!
Estou ironizando! Sim! Sua resposta, bastante cordial, foi excelente!
Com respeito,
Roberto Coriolano.

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B 21 de abril de 2023

Blz então, vou pedalar 50 km por dia com quase 1000 de altimetria de bike para ir e voltar do trabalho. Kkk

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Petronio 21 de abril de 2023

A indústria automobilística não está preocupada com custos e benefícios que um veículo possa oferecer.
Estão focados em atrair mais públicos.
As indústrias automobilística estão tendo dificuldades devido a tantas tecnologias nos veículos onerando os custos e favorecendo a baixa aquisição de veículos.
Principalmente o carro elétrico.
Cheio de problemas, com muitos contras.

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Alex 21 de abril de 2023

O carro verde custar 60 mil ñ ajuda em nada , o povo vai preferir comprar o carro usado mesmo e os automóveis vão ficar encalhados nos pátios das fábricas.

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Michel 22 de abril de 2023

Esse País é muito atrasado… Somente álcool é furada!!! Na verdade o veículo tem que custar até uns R$ 40.000, o que penso que dificilmente chegará nesse valor caso o Governo não abaixar o IPI e as Montadoras diminuírem seus lucros!!! Teve outro artigo que escreveu o seguinte “O comprador não ligará se o carro for feio… Sendo barato!!!” É cada merda que escutamos!!!

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Alex 21 de abril de 2023

O carro verde custar 60 mil ñ ajuda em nada , o povo vai preferir comprar o carro usado mesmo e os automóveis vão ficar encalhados nos pátios das fábricas. Os carros estão muito caros , com metade do valor do Fiat mobi por exemplo da p pegar um bom carro usado

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2 21 de abril de 2023

S,2s2x,s3,,3,

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Petronio 21 de abril de 2023

Creio que a volta dos carros populares seja uma grande ideias.
Devido às nossas condições asfalticas de nossas rodovias e devido ter muitas tecnologias nos veículos seja uma das causas de acidentes automobilísticos pela distrações em usar estes dispositivos
O carro basico oferece mais segurança.
Porque, quem está no comando é o condutor.

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Jonatan 21 de abril de 2023

Estão vendendo gato por lebre. Tem anúncio de kwid zero em concessionária por 60 mil, o que eles querem é empurrar um carro mais simples que kwid e Mobi pelo mesmo preço. Será que a população é tão trouxa que não consegue enxergar isso?

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Jonatan 21 de abril de 2023

Ou vocês acham que os salvadores da pátria ( governo, montadoras) estão aqui para nós ajudar a comprar um carro zero?

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Paulinho 21 de abril de 2023

Karáka!!!!

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Usiel 23 de abril de 2023

Para imprudência não existe isso. Nada a ver o seu comentário

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Paulo Augusto Franke 20 de abril de 2023

Se o carro popular com a jurássica combustão não for flex, não vende nem meia dúzia. Em quantos estados do Brasil o patético etanol segue a regra dourada de não custar mais do que 70% do preço da gasolina? Em São Paulo e mais 2 ou 3 estados vizinhos. Só. No resto do país, usar etanol é jogar dinheiro pelo escapamento.

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Santiago 20 de abril de 2023

Os atuais motores flex são, na verdade, motores originalmente projetados para a gasolina, e que receberam adaptações para aceitar também o etanol. E aí o rendimento com etanol há mesmo de ficar abaixo daquilo que poderia ser.
Para que o etanol ganhe o protagonismo futuro, que potencialmente existe, há de se atuar em duas frentes: Primeiro, desenvolver motores específicos para o etanol, que tirem desse combustível o máximo rendimento; E segundo, uma sólida política de governo relativa a produção do etanol, que garanta efetivamente a oferta desse combustível.

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Andre Brugger 20 de abril de 2023

Minha (tô dizendo MINHA) visão é: não adianta querer produzir novamente carro popular. Não adianta querer produzir carro “verde”, não adianta querer produzir isso ou aquilo: o brasileiro quer, por causa de todos os abusos de impostos e inflação, é AUTONOMIA. E outra, não temos como suprir alta demanda de etanol, pois tem a tal da entressafra, onde os produtores jogam o valor lá em cima. Não adianta produzir veículo a etanol se a autonomia dele com esse combustível é baixa e o preço não baixa.
Eu tinha um CItroën Xsara PIcasso 2.0 a gasolina. Bicho pesado, bruto,. Na estrada passava fácil dos 700km com 1 tanque. Na cidade beirava os 500km… agora tenho um Fiesta Rocam 1.6 Flex… não chega nem a 400km na cidade na gasolina, quiçá no etanol! Sabe quantas vezes ele viu etanol na vida dele, enquanto na minha mão? “Nunca” (só mesmo o que já vem adicionado na gasolina). Não compensa, etanol é facilmente adulterado, autonomia baixa… pode ser o veículo que for… não compensa…

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