Potência e torque não são para correr
Os dois conceitos podem influenciar diretamente na segurança de um automóvel - eles são essenciais em ultrapassagem
Os dois conceitos podem influenciar diretamente na segurança de um automóvel - eles são essenciais em ultrapassagem
E você, ao comprar um carro, dá preferência para um que tenha mais potência, torque ou deixe isso para lá?
VEJA TAMBÉM:
Para começo de conversa, potência e torque são conceitos diferentes, mas a grosso modo e com algumas variáveis, o carro que tem muita potência tem também muito torque e vice-versa.
Mas é interessante observar a quantidade de motoristas que diz: “não preciso de potência, não sou boy, não disputo arrancada com ninguém, não ando a 200 km/h na estrada.” Mas eles naturalmente nem imaginam que torque ou potência não é para sair em disparada.
O carro que responde quando o motorista pisa no acelerador, dá muito mais segurança numa ultrapassagem, numa saída de curva ou para escapar de uma situação perigosa. É para isso a potência de um motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Reportagem enganosa. Não falou nada dos conceitos de torque e potencia.
Prefiro torque em baixa, pois deixa a condução mais agradável na cidade e facilita nas ultrapassagens na estrada e trechos com subidas.
Boris,
Concordo com o exposto, e acrescento “Conforto”!
Pra mim mas vele o desempenho de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima do que potência e torque. Pois a referida aceleração dá ideia clara de quanto ágil ou lerdo é o carro, e a velocidade final o de quanto ele é veloz.
Meu pai uma vez fugiu de um assalto… ele percebeu que ia ser abordado na saída de um estabelecimento em que foi comprar cigarro de madrugada. O carro dos bandidos seguiram ele, mas o carro do meu pai foi mais veloz e deu fuga.
Cada um com sua preferência. Eu já gosto de economia de combustível e conforto. Passei dos 45 e não ligo mais para agilidade ou eletrônica em excesso.
Tomara que nunca você passe por um apura que necessite pisar fundo…