Potência e torque não são para correr

Os dois conceitos podem influenciar diretamente na segurança de um automóvel - eles são essenciais em ultrapassagem

carro alta velocidade portal
Carro potente tem respostas mais rápida para quando você precisa. (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/11/2023 às 07h02
Atualizado em 10/11/2023 às 14h05

E você, ao comprar um carro, dá preferência para um que tenha mais potência, torque ou deixe isso para lá?

VEJA TAMBÉM:

Para começo de conversa, potência e torque são conceitos diferentes, mas a grosso modo e com algumas variáveis, o carro que tem muita potência tem também muito torque e vice-versa.

Mas é interessante observar a quantidade de motoristas que diz: “não preciso de potência, não sou boy, não disputo arrancada com ninguém, não ando a 200 km/h na estrada.” Mas eles naturalmente nem imaginam que torque ou potência não é para sair em disparada.

O carro que responde quando o motorista pisa no acelerador, dá muito mais segurança numa ultrapassagem, numa saída de curva ou para escapar de uma situação perigosa. É para isso a potência de um motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
André santos 26 de novembro de 2023

Reportagem enganosa. Não falou nada dos conceitos de torque e potencia.

Avatar
Polvo 14 de novembro de 2023

Prefiro torque em baixa, pois deixa a condução mais agradável na cidade e facilita nas ultrapassagens na estrada e trechos com subidas.

Avatar
Marcelo 10 de novembro de 2023

Boris,
Concordo com o exposto, e acrescento “Conforto”!

Avatar
Mister Gasosa 10 de novembro de 2023

Pra mim mas vele o desempenho de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima do que potência e torque. Pois a referida aceleração dá ideia clara de quanto ágil ou lerdo é o carro, e a velocidade final o de quanto ele é veloz.
Meu pai uma vez fugiu de um assalto… ele percebeu que ia ser abordado na saída de um estabelecimento em que foi comprar cigarro de madrugada. O carro dos bandidos seguiram ele, mas o carro do meu pai foi mais veloz e deu fuga.

Avatar
tobias@gmail.com 10 de novembro de 2023

Cada um com sua preferência. Eu já gosto de economia de combustível e conforto. Passei dos 45 e não ligo mais para agilidade ou eletrônica em excesso.

Avatar
Mister Gasosa 13 de novembro de 2023

Tomara que nunca você passe por um apura que necessite pisar fundo…

Avatar
Deixe um comentário