Vai comprar carro usado? Pneu em ‘bom estado’ pode ser pegadinha

A maioria dos motoristas só confere se o pneu 'tem borracha' ao comprar um carro usado, mas alguns outros fatores devem ser considerados

pneu detalhe friso portal
Profundidade das ranhuras não é o único fator a ser considerado em um pneu de carro usado (Foto: Adobe Stock)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/03/2023 às 18h02

São muitas as dicas para quem vai comprar um carro usado. Todo cuidado é pouco com a mecânica, carroceria e até a documentação do automóvel.

VEJA TAMBÉM:

Nada de pneu remold, refrisado ou com mais de 10 anos

  • Mas raramente se faz menção ao estado dos pneus, que podem ser, por exemplo, remoldados, o que não é recomendável. Ou pior, refrisados pelo borracheiro da esquina que aprofunda o sulco quando o pneu fica careca. Um perigo!
  • Mas tem ainda um outro perigo bem grave. Confira a data de fabricação dos pneus, gravada na banda lateral, pois eles podem ter ainda muita borracha e muito sulco, mas pneu tem prazo de validade.
  • Eles mantêm suas características até 5 ou 6 anos de fabricação. E até 10 anos viram um verdadeiro quebra galho. Entretanto depois dos 10 anos é trocá-los imediatamente.
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
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Geraldo 1 de abril de 2023

Passei por isso. Comorei um carro com 19 mil km…ótimo….inteirão…pneus ótimos visualmente, originais de fábrica mas não reparei neste detalhe. Passado a garantia de 3 meses reparei uma rachaduras e fui vericar em detalhes…a validade já era…inclusive do estepe…resultado: troquei 5 pneus e não foi bararo. O pneu era 195/55r15…hoje deve custar uns 550 cada….enfim…prejuízo…

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