Seu carro viciou em combustível? FALSO!

Carro flex está há 20 anos no mercado, mas, mesmo assim, a desinformação sobe ele ainda encontra espaço entre os motorista

carro flex abastecendo portal
Tanto faz etanol ou gasolina (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/05/2023 às 07h02

O carro flex já existe há 20 anos, insuficientes, entretanto, para se parar de falar besteira em relação a essa tecnologia.

VEJA TAMBÉM:

Ele não vicia

  • E uma delas é que o flex vicia num combustível, traduzindo em miúdos, se você usar o etanol durante muitos meses, o dia que você passar para gasolina o carro não vai funcionar legal.
  • E vice-versa, se você usar só a gasolina durante um longo período, cuidado ao passar para o etanol, porque não será bem recebido pelo motor.
  • Uma completa besteira, porque o sistema de escapamento tem o sensor lambda, que percebe e informa à central eletrônica qual combustível está no tanque. Então o motor só não aceita a conversão de um combustível para o outro somente se o sensor lambda estiver defeituoso.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 8 de maio de 2023

Normalmente eu uso gasolina, que faz o motor trabalhar mais “redondo” – além da maior autonomia.
Uma vez a cada dois ou três mil km eu completo o tanque com etanol (2/3 do total), só pra fazer o sistema trabalhar com uma mistura diferente de vez em quando.

Avatar
Deixe um comentário