Carro zero? Verifique as etiquetas do Inmetro!
Ao comprar um carro zero, é possível verificar a etiqueta de seu consumo no para-brisas. Em 2021, será a vez de outro informativo; veja
Ao comprar um carro zero, é possível verificar a etiqueta de seu consumo no para-brisas. Em 2021, será a vez de outro informativo; veja
Na hora de comprar um carro zero quilômetro, o consumidor já pode comparar o consumo de combustível de dois modelos a partir do programa de etiquetagem veicular estabelecido pelo Inmetro.
O consumo registrado na etiqueta afixada no vidro do carro pode não ser exatamente o que o motorista vai conseguir no dia a dia; mas é um referencial interessante, porque se erra, erra igualmente para os dois e dá para saber qual tem menor consumo.
Agora chegou a vez de uma outra etiqueta, a da segurança veicular, que as fábricas deverão fazer constar em seu sites a partir de janeiro de 2021.
Porém, a partir de julho, elas terão também que pregar a etiqueta no vidro dos carros no showroom, indicando quais equipamentos de segurança são oferecidos naquele modelo: controle de estabilidade, de tração, airbags laterais e outros.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pra que valem estás etiquetas?
Pra praticamente todo carro é A neste País.
O Inmetro cria, a partir de sabemos lá o quê (dúvidas sobre o motivo) mais de três mil classes de veículos. Asimm, um faz 11km/l e outro 4,5. Mas este está na categoria de veículo com 7 lugares de banco deitado com cinto lateral esquerdo… é A também. Absurdo.
A classificação deve ser apenas pelo consumo. E ponto. Classificados de acordo com uma tabela, tipo: Acima de 10km/l na cidade:A. Entre 8,5 e 9,99 B. Simples assim.
Assim, um consumidor saberá se pode manter carro x ou y.
Mas neste País, pra que facilitar e informar adequadamente o cidadão.
Absurdo.
Perfeito. A etiquetagem deveria se basear unicamente no consumo. Se o carro é uma SUV Grande e faz 5 km/L terá ETIQUETA D e fim de papo. Se não o chuveiro elétrico não deveria fazer parte do mesmo balaio que a televisão LED.