Gasolina de aviação também pode ser usada no automóvel?

Um leitor do AutoPapo pergunta se seria interessante utilizar gasolina de aviação em carros, pois ela tem octanagem superior

abastecendo aviao gasolina
abastecendo-avião-gasolina (Foto | Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/09/2020 às 13h00

Leitor do AutoPapo faz uma pergunta interessante: ele diz que a máxima octanagem da gasolina vendida nos postos é de 102 octanas, a Podium, da Petrobras e a Octapro da Ipiranga, mas ele sabe que motores de alta performance agradeceriam uma gasolina de octanagem ainda maior e que o pessoal que usa jet ski e algumas motos costumam abastecer com gasolina de aviação, que tem octanagem ainda superior, 130 octanas.

E ele pergunta: “por que não existe essa gasolina à venda no posto?”.

Por dois motivos: primeiro por ser exclusiva de aviões e helicópteros e comercializada apenas em aeroportos e heliportos. Em segundo lugar, por danificar o automóvel, porque essa gasolina de aviação contém chumbotetraetila, que provocaria um senhor estrago nos catalisadores dos automóveis.

abastecendo-avião-gasolina
Foto | Shutterstock
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
82 Comentários
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Rafael 8 de junho de 2023

Na verdade como o querosene é um alcano e apolar, ele se mistura com a gasolina formando ligações e se houver alguma “impureza” se possamos dizer assim do nosso combustível batizado, ele forma duas fases do combustível, uma com querosene e gasolina e outra se houver no caso água ou outra substância, enfim, o querosene realmente melhora as condições do combustível na câmara de combustão, por ter propriedades que dissolvem outras substâncias, não causando nenhum problema na câmara de combustão, por ser menos corrosivo que a gasolina, se alguém tiver dúvidas, coloque no Google sobre o querosene, não o de aviação, mas o de limpeza que é mais grosso se assim possamos dizer

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Tiago Gobato 20 de abril de 2022

KkkkkkkkF#dá-se os catalisadores!! Ranca fora e mete marcha.
Minhas Harleys gostam do líquido azul.

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BIMBO 27 de abril de 2022

Eu uso a Av-Gás. 10 litros para 40 da comum. Desde 1996. E tbm o Qav na Toyota 20 litros para 40 0u 50 de diesel e junto coloco 1 litro de gasolina comum. Só vou repetir na 6 sexta tanqueada. supimpa

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Guilherme Ramos 9 de março de 2022

E se misturamos gasolina comum com gasolina de aviacao, numa proporcao de 2:1 ou 3:1….Ficariamos com uma gasolina hibrida de boa qualidade? Alguem saberia responder?

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Caio 21 de dezembro de 2021

Se o problema é o catalizador, pq nao remove-lo? Rs

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braz 11 de dezembro de 2021

conheço um camarada que era do tempo que antes tinha a gasolina azul, vendendo nos postos, e depois o governo barrou, se estraga, como que na epoca não estravava? pergunta para is mais idosos… creio que ele fazia mais kilometragem…. do q os normais

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Eduardo 8 de janeiro de 2022

Braz, já que você perguntou para os mais idosos vai a resposta. A quantidade de chumbo na avgaz é maior que a quantidade de chumbo da gasolina automotiva quando esta continha chumbo. O motor do automóvel não era fabricado para funcionar com a quantidade de chumbo da avigas, então mesmo nos motores da época que a gasolina automotiva continha chumbo a avgaz não poderia ser utilizada no automóvel. Acima vi um comentário sobre o catalisador, naquela época o carro não tinha catalizador, o excesso de chumbo vai prejudicar o motor. O motor aeronáutico tem outra fabricação, ele é feito para funcionar com o chumbo adicionado.

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Paulo Nanô 22 de maio de 2022

Alguém aí tem alguma ideia de que o chumbo é altamente cancerígeno e um perigo para a saúde pública. E que catalisadores são para reduzir o efeito dos gases da combustão?
Casa comentário infantil eu li agora!

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Reinaldo 8 de julho de 2022

Braz, eu sou do tempo em que motoristas colocavam ‘gasolina azul’ principalmente para percursos em subida de serra para que o carro não tivesse o fenômeno da ‘batida de pino’. Só que essa gasolina azul era vendida em postos de gasolina e não em aeroportos… Então, assim: não vamos confundir as coisas – além do que a venda de combustíveis é regulamentada pelos órgãos oficiais, né?

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yuri 11 de julho de 2021

Nada é mais nocivo a qualquer motor que etanol em grande concentração.

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Roberto Carlos Nogueira 31 de março de 2021

Na década 1970 meu pai tinha caminhonete chevrolet v8 1958 e não tinha posto de gasolina e foi encher tanque de gasolina no Aeroporto com gasolina azul e nunca deu problema

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Hélio 16 de janeiro de 2021

Eu perguntei sobre usar querosene de aviação em carros e não gasolina de aviação,gostaria que ver respondida a minha pergunta.

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Giancarlo 26 de janeiro de 2021

O querosene de aviação é um combustível mais “pesado” que a gasolina. Nas refinarias é separado do petróleo por destilação. O diesel é separado a cerca de 370 C, o querosene a cerca de 300 C e a gasolina entre 150 e 200 C. O querosene não irá funcionar em um motor ciclo otto, porque após a compressão da mistura ar/querosene a centelha da vela não detonaria a mistura.

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anonimo 25 de fevereiro de 2021

Iria explodir já na compressão: “Nos motores Otto procura-se usar combustível com alta resistência à detonação, qualidade mensurável pela octanagem no caso da gasolina (para o álcool usa-se uma equivalência, embora ele não tenha octanas), pois esse fenômeno é prejudicial ao motor. Do Diesel se espera o oposto, que seja o mais fácil possível detonar.” Por Diesel, entenda-se o esquema de funcionamento; quanto à “octanagem” do querosene como combustível, vide https://leonelcancino.paginas.ufsc.br/formulacao-comb/gasoline-jet-a/. A diferença do querosene de aviação para o usual é apenas a pureza: https://naproadosonho.wordpress.com/2015/11/26/o-que-vem-a-ser-querosene-de-aviacao/.

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Cicero 25 de fevereiro de 2021

Querose não é pra carro coloca querosene e você acaba com o motor toda vez que um avião chega ao seu destino o tanque de Querose é esvaziado e o tanque é lavado pra depois ser reabastecido ou seja vai criar borra nos eletroinjetores e vai dar em merda os bicos são pra funcionar com gasolina álcool ou os dois quando flex antes que pergunte nem diesel pode usar pois a explosão nos motores a gasolina e álcool é de 12 a no máximo 16 bar já o diesel a explosão é de 28 a 32 bar e podendo com excesso de carbonização chegar a 36 bar isso viraria um motor a álcool a gasolina ou flex do avesso com o tempo põe o combustível que vai no carro mesmo

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Diego Fernandes 21 de agosto de 2021

Me desculpe, mas de onde tu tirou essa informação que é drenado os tanques dia aviões após o pouso, para lavagem?

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Felipe Slalom 11 de dezembro de 2020

Gasolina?! Que nada! Abasteçam logo com R3d Bull, pois vão lhe dar asas!

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Luigi Rovani 1 de dezembro de 2020

Acho que faltou mencionar que isso com certeza é crime ambiental, já é demais ter que usar uma gasolina com chumbo em avião, mas aí tem uma exceção devido ao motor que não se daria bem com a que usa etanol. Mas usar gasolina com chumbo em um carro hoje em dia é um absurdo, dado a tamanha poluição desnecessária que o chumbo causa, levando a sérios danos ao SNC a longo prazo.

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Wilson Felício Pinho 30 de dezembro de 2023

Sou louco por 2T, será que daria pra usar querosene de aviação em motores dois tempos, tenho essa dúvida.

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Joaquim Vieira 19 de setembro de 2020

Pode ser usado disiel no carro flex e se não porque

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Se 20 de setembro de 2020

Pode sim.

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Cleiton 29 de setembro de 2020

Não, pois o motor flex é feito para gasolina, etanol ou mistura dos dois, em qualquer proporção, e só. O diesel não é produzido para funcionar com ciclo OTO (admissão, compressão, detonação por centelha e expansão e exaustão). Diesel é completamente diferente da gasolina/etanol, as especificações controlada são outras. Se usar, o motor vai parar e pode danificar. NÃO USE.

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Marcello 16 de setembro de 2020

Boa tarde!
Li no manual do Ônix que utilizando álcool, eu ganho alguns HP’s. E se eu utilizar a gasolina Podium, que tem uma octanagem maior, haverá, também, ganho de alguns HP’s no motor do Ônix?
Muito obrigado!
Marcello

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Erick Medeiros 16 de setembro de 2020

Então se o problema é catalisador, (equipamento disponível apenas em carros com injeção eletrônica) Pode- se usar essa gasolina em carros carburados, pois estes não possuem. Meter dessa gasosa num Opalão, Monzão (dos anos 80)…Maveco… Fuscão…deve ficar top demais!

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Cleiton 29 de setembro de 2020

E o meio ambiente, como é que fica com esse chumbo todo? Veja COSMOS Episódio 7, você vai saber porque o chumbo tem que ser banido.

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Petter 11 de setembro de 2021

Cleiton, larga de ser o ambientalista mimizento. Faça bom uso de seu vovorolla hybrid e seja feliz, agora deixa os machos de verdade em paz com suas carangas, os malvadões beberrões destruidores de asfalto e secadores de bomba de gasolina.

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Brunk 27 de abril de 2021

Único problema de usar essa gasolina é que vai acumular chumbo nas velas do carro, em avião com motores lycoming é recomendado fazer a limpeza das velas a cada 25 horas de voo, se vc estiver disposto a estar efetuando essa limpeza nas velas do seu carro creio que não terá problema algum, já usei em moto carburada,nunca tive problema!

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Wilson Felício Pinho 30 de dezembro de 2023

Posso usar querosene de aviação em motores dois tempos?

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Gustavo 14 de setembro de 2020

Isso nos veículos de hoje pois meu pai tinha um Maverick V8 e ele usava gasolina de avião nele.

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Flávio Borba 14 de setembro de 2020

Desculpe a minha ignorância, ou desligamento.
Nunca havia me dado conta, que apesar do progresso, no uso de álcool na gasolina automotiva, continuamos inalando chumbo, das emissões da aviação de pequeno porte.

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Juca Bala 14 de setembro de 2020

Uso sempre que posso na minha bicicleta elétrica a jato não notei muita diferença, já que uso água deionizada no abastecimento.

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Paulo Gomes 14 de setembro de 2020

Passei a usar ela no meu Renegade e é só progresso. O carro responde que é uma beleza. Parei de sofrer quando ia pra roça, e esse fim de semana dei um rolê top num manguezal com ele passando por cima de tudo pick trator.

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Cleiton 29 de setembro de 2020

Me deu vergonha de ser um humano.

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Omar omeiri 7 de janeiro de 2021

Boa sorte, teu catalisador não dura uma semana

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Valter Filho 14 de setembro de 2020

O chumbotetraetila da gasolina de aviação pode estar poluindo todos os ambientes e, consequentemente, causar a doença provocada pelo chumbo?

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Paulo Cesar Valenga 14 de setembro de 2020

Na foto vemos um jato comercial em abastecimento. Motores de jato funcionam com querosene de aviação ?‍♂️ e não gasolina.

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Cleiton 29 de setembro de 2020

Boa Paulo! Motores a jato realmente usam QAV. Nada a ver com o assunto abordado.

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Leo Barreto 14 de setembro de 2020

Eu ja usei bastante, o carro ficava incrível. Mas é muito cara e difícil de comprar. Daí adquiri o Mr. Fusion e ficou ainda melhor, com a vantagem de conseguir abastecer em qualquer lixeira.

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ORLANDO 14 de setembro de 2020

No início dos motores a álcool (1982), usei muito o querosene de aviação numa proporção de 20% com o álcool, como aditivo. Diziam que a querosene evitaria a corrosão interna das partes do motor, que não tinham o preparo de hoje para evita-la.

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José Luiz Destro 14 de setembro de 2020

Olá bom dia, sou o José Luiz destro, tenho um Siena tetra fluel, e os mecânicos me disseram que se eu usar a gasolina da aviação em meu automóvel a vida útil do mesmo aumentaria.
Isso é real ou só ilusão ??

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Leandro 14 de setembro de 2020

Sempre coloquei no meu Marea Turbo e só pegou fogo uma vez

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Wilson Felício Pinho 30 de dezembro de 2023

Sou louco por 2T, será que daria pra usar querosene de aviação em motores dois tempos, tenho essa dúvida.

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Rodrigo 14 de setembro de 2020

Ainda bem que o Álcool que é usado no lugar do Chumbo como anti-detonante não estraga os catalisadores e os motores Kkkkkk
O real motivo é a política do Álcool

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Dionatas 14 de setembro de 2020

coloca pra ver quem sabe seu carro cria asas ai você não prescisa gastar com pneus.kkkk

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carlos f wanderley 14 de setembro de 2020

Não é só o problema do catalizador e da poluição maior. A gasolina com chumbo causa depósitos deste metal nos anéis, camisas, válvulas, assento das válvulas, cabeçote, velas etc. O que obrigaria a abrir o motor para limpar tudo. Imagine o custo. Aviões pequenos mudaram até para a gasolina podium no lugar da Avgas porque o próprio fabricante, bombardeiro, diz que não usar Avgas permite manutenção bem mais espaçada.

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Bruno 14 de setembro de 2020

Não existe fabricante de motor Bombardeiro, e não existe maior ou menor espaçamento entre revisões, uma vez que as manutenções de aeronaves são baseadas em determinadas horas voadas, e os únicos aviões que podem voar com outro tipo de gasolina que não a de aviação são os experimentais.
É corrigindo a matéria a gasolina de aviação para aeronaves civis tem octanagem de 100, a 130 é somente para uso militar.

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Wolnei messias 14 de setembro de 2020

Tive um fusca 72 , so usava gazolina azul e velas de barco champion americana. Nunca tive problema.

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Cleiton 29 de setembro de 2020

Os carros daquela época (Fusca, 147, …), antes da proibição do Chumbo Tetraetila, eram projetados contando com o chumbo na composição, para protegerem certos elementos móveis. Tanto é verdade, que começaram a falhar sem o chumbo. Mas é uma mudança para melhor, pensando no legado que deixamos para nossas crianças. Chumbo só é bom pra cima da bandidagem.

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Claudio 14 de setembro de 2020

Nos anos 70 usava misturar a Avgas com a péssima gasolina da época cuja octanagem era em média 72 octanas, mas hoje com gasolinas muito melhores e o etanol permitindo uma taxa de compressão elevada não se justifica sequer misturar, sem falar no preço entre 9 a 11 reais o litro.

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Paulo 14 de setembro de 2020

Gasolina de aviação???

Pode sim, dsd q se veic carburado seja redimensionados gicles, Venturi e difusor de ar…
No caso de injeção remapear o modulo de injeção…
O resto é blá blá blá.
Bom Dia

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Max 14 de setembro de 2020

O nosso etanol cheio de agua nao causa estrago nos catalizadores nao ne????

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Cleiton 29 de setembro de 2020

O etanol hidratado (AEHC) tem entre 95,1% e 96,0% de álcool (em volume a 20°C) e o resto é agua. Fique de olho no densímetro, obrigatório nas bombas, para não ser enganado.

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Romeu 14 de setembro de 2020

Falam isso como quem ta preocupado com performance utilizasse catalisador ?

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Paulo 14 de setembro de 2020

???
Boa
Bm
Isso

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Castro 14 de setembro de 2020

Meu tio comprava no pequeno aeroporto de Divinópolis e colocava uma pequena porcentagem na sua YBR125. A Moto ficava show de bola. Rodava bem e macio. Resultado após um tempo: o tanque de combustível furou de dentro para fora. Faço ideia o que deve ter acontecido nas demais peças do motor.

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carlos alberto wanderley 14 de setembro de 2020

Depósitos de chumbo. Detonam o motore demais metais.

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Bruno 14 de setembro de 2020

Gasolina de aviação não corrói tanque, água e gasolina batizada sim.

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pcm 14 de setembro de 2020

impossivel so existe essa gasolina em aeroportos!

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Marcelo 14 de setembro de 2020

Ja vi usar e em uma viagem de são Paulo a bh derreteu toda tubulação de combustível em um Marea turbo. Teve que trocar toda tubulação parecia que tinha pego muita temperatura a tubulação inrugou até não conseguir mais passar combustivel.

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Geovane 13 de setembro de 2020

Existe sim alguns problemas no uso de avgas em carros primeiro é o valor do litro que fica em torno de R$ 7,00 segundo e mais importante e que por ter uma base de chumbo ela cria depositos desse material nas velas e nas cabeças das válvulas, nos avioes os motores tem.inspecoes a cada 50 horas só pra limpeza desses componentes.

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BRUNO SOARES 13 de setembro de 2020

Apreciei maior conteúdo nos comentários do que na matéria pobre em sí, todo sistema aeronáutico, por mais seja aquelas “aeronaves” esperimental que no século passado usavam até o famoso AP, mas todas c/ redundância em todo o sistema mecânico e eletrônico. Além de ser projetado pra aguentar bem mais que um veículo comum de rua. Pelo meu (leigo) conhecimento um combustível com mais “força” de explosão/queima é provável sim reduzir a vida útil do motor, entretanto, quanto?
Eu não me atreveria abastecer com combustível assim um popular dos dias atuais.

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Luis 13 de setembro de 2020

Com respeito a combustível de aviaçao:

avioes a pistao: gasolina de aviação

aviões turbo helice ou jato: querosene de aviação

Com respeito ao uso da gasolina de aviação chamada de AVGAS em veiculos:

Tem na sua base CHUMBO e não ENXOFRE entao alguns componentes irao sentir….vai existir dentro do motor uma queima ideal porem bloco manual viela válvulas terão que suportar a pressão.

Vamos ao oleo lubrificante: LUBRIFICA RESFRIA E TAMBÉM TEM A FUNÇÃO DETERGENTE FAZENDO A LIMPEZA DENTRO DO MOTOR TIPO RESTOS DA QUEIMA….nunca ouvi um especialista desses falarem da função DETERGENTE do óleo pois ela existe.

então o óleo não vai conseguir fazer a limpeza dos restos da queima da gasolina de aviação com chumbo pois ele é programado pra outro tipo de resíduos

Não sei precisar com qual km vc começaria a ter problemas. Não existe literatura a esse respeito

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Carlos 13 de setembro de 2020

Para ganho de potência, pode se usar o etanol, mas o ideal é que seja um carro com motor de taxa de compressão mais alta,( priorizando o etanol com melhor eficiência ), como é o caso da nova Strada 2021 da Fiat.

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Eduardo 13 de setembro de 2020

No Paraguai alguns postos de combustíveis vendem a gasolina de aviação com o nome ” gasolina turbo”, tem muita gente do Mato Grosso do Sul que abastece motos, jetski e carros esportivos com ela. Eu abasteçi o meu carro pra testar, não ficou mais rápido, não ganhou potência, porém ficou bem econômico. Mas é claro que com a cotação do dólar como está, mesmo gerando economia no consumo, não vale a pena. Mas pra quem tem motor de alta performance, vale a pena.

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Paulino,gatto neto 13 de setembro de 2020

Senhores eu trabalho no aeroporto de Gru e os aviões não usam gasolina e sim querosene.

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Claudio Volber 13 de setembro de 2020

Tem muitos aviões e helicópteros pequenos a gasolina!

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Cleber Ottaran moraes 13 de setembro de 2020

Aviões a pistão utilizam gasolina.

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José Roberto dos Santos 13 de setembro de 2020

Prezado Paulino,os jatos comerciais que operam no GRU são movidos a querosene;a matéria trata de outros tipos de aeronaves.

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pcm 14 de setembro de 2020

sou co- piloto correta sua resposta!

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Geraldo 13 de setembro de 2020

Aviões pequenos usam gasolina sim

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Paulo 14 de setembro de 2020

Excelente observação, mas acho q a pergunta em questão é sobre a famosa gasolina AZUL…
Querosene como bem lembrado pelo amigo são para reatores
???

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6ix9iner 13 de setembro de 2020

Somente em carros a álcool ou os Flex mais modernos pq precisam de maior taxa de compressão…
A gasolina de avião é usada nos motores mais simples e menos potentes dos avioes portanto aqueles de aviões a hélice de pequeno..porte dos anos 60,70,80,90..monomotores em sua grande maioria e alguns poucos bimotores..

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Airton 13 de setembro de 2020

Então a aviação é que polui mais que automóvel ela tem mais chumbo que por sua vez esse poluente vem de cima para baixo tô errado foi o entendi???

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anderson 13 de setembro de 2020

Isso mesmo

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José de Faria Alvim 13 de setembro de 2020

A nova gasolina da Petrobras vai ser a mesma da Grid,ou continua diferente?

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Blazer 13 de setembro de 2020

E so tirar o catalizador e nao tera problema algum

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Wilson Felício Pinho 30 de dezembro de 2023

Posso usar querosene de aviação em motores dois tempos?

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Joaquim da Cunha 25 de março de 2024

Não, nem gasolina aditivada. O óleo 2t é específico para gasolina sem detergentes.

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Eduardo Boaro 13 de setembro de 2020

O maior problema não é a danificação do catalizador ou do carro e si o valor do imposto que o governo adora cobrar em cima do brasileiro. Esse é o problema. No máximo os impostos não deveriam passar de 7% em qualquer produto.

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André 13 de setembro de 2020

Concordo. Já usei gasolina de aviação na minha moto. Ela andou muito mais e não houve nenhum problema

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Claudio Volber 13 de setembro de 2020

Gasolina de aviação estraga o catalisador, seu burro!
É ainda é extremamente tóxica.

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Falo msm 13 de setembro de 2020

Começa a usar com frequência pra vc ver

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