Carros eletrificados: por que ainda não dominaram o Brasil?

Carro elétrico e híbrido são ideais para o trânsito urbano, mas apresentam falhas no dia a dia e a longo prazo que desanimam o consumidor

CARRO HIBRIDO LEVE E MICRO HIBRIDO
Tecnologia híbrida é complexa, mas é o melhor caminho para a transição energética (Foto: ShutterStock )
Por Boris Feldman
Publicado em 28/08/2025 às 18h00
Atualizado em 28/08/2025 às 18h40

Automóvel elétrico é o carro do futuro, mas não do presente, pelas várias restrições. A principal delas é o reduzido alcance ou autonomia, ou seja, é perfeito para o trânsito urbano.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Autonomia, perda de potência e preço de revenda estão entre os problemas dos carros eletrificados.

VEJA TAMBÉM:

E por isso, muitos que partem para os carros eletrificados preferem o híbrido, mas que também ainda têm duas restrições. A primeira, o motor a combustão tem muito menor potência que o elétrico, e apenas alguns procuram ir carregando a bateria com o motor a combustão para não perder tanta potência.

E em segundo lugar, quando o carro não é mais novo, os custos de manutenção do híbrido sobem muito, pois tem o motor a combustão, tem o motor elétrico e ainda um complexo sistema eletrônico para gerenciar os dois motores.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 28 de agosto de 2025

O eletrico à baterias já tem aplicação ideal no trânsito urbano e no rodoviário de curtas distâncias. E qualquer perfil a mais vai depender essencialmente da evolução tecnológica e redução dos custos das baterias.
Os híbridos precisam ganhar escala de produção para que a indústria e a mao-de-obra especializada tenham custos mais acessíveis e manutenção menos complexa. Uma solução seria baixar o preço de aquisição, estendendo essa tecnologia aos modelos/versões intermediários e de entrada. Mas do jeito que as filiais brasileiras das montadoras são gananciosas e unha-de-fome…

Avatar
Deixe um comentário