Etanol vira ‘combustível’ de Toyota a hidrogênio

Parceria entre USP, empresas do setor de energia e montadora continuam o desenvolvimento de motores elétricos movidos pelo derivado da cana

mirai toyota frente portal
Utiliza as famosas células de combustível (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/08/2023 às 18h02

O Brasil é pioneiro mundial em uma estação que fornece o hidrogênio extraído do etanol como combustível veicular.

VEJA TAMBÉM:

Combustível do futuro

  • Este projeto experimental está sendo desenvolvido pela USP – Universidade de São Paulo – com a colaboração de algumas empresas capitaneadas pela Shell.
  • O hidrogênio não é um combustível a ser queimado, porém utilizado em uma  fuel cell (célula a combustível) no próprio veículo que fornece energia elétrica para movimentar seus motores.
  • Além de veículos pesados, essa estação vai também um Toyota Mirai, protótipo desenvolvido há alguns anos pela Toyota, a marca que mais investe no mundo em outras alternativas energéticas, além do carro elétrico a bateria ou do etanol como combustível limpo a ser queimado no motor.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio luis pavoni vantini 24 de agosto de 2023

O Toyota mirai não é protótipo. Ele é vendido. Existe um sistema desenvolvido pela bosh em que o álcool é transformar em hidrogênio no próprio veículo, não precisando de uma estação esterna

Avatar
Gilberto Alves da Challenger H2O RJ 25 de agosto de 2023

Concordo com o comentário do Sérgio. Eu desenvolvo junto com minha equipe células de hidrólise e instalo em veiculos desde 2008. Todos com aumento substancial no rendimento de rodagem e eliminação de poluentes pelo escapamento, melhorando a performance dos veículos. Já não é novidade para ninguém que o hidrogênio será o combustível do futuro.

Avatar
Deixe um comentário