Choque ao sair do carro: como evitar

No inverno, o ar fica mais seco e é comum tomar um choque, um susto desagradável, ao sair do carro. Saiba como evitar.

Por BORIS FELDMAN20/07/18 às 06h20

Choque ao sair do carro é desagradável mas pode ser facilmente evidado

[TRANSCRIÇÃO]

Muitas vezes você sai do automóvel e ao pegar na porta pra fechá-la percebe pequeno choque, uma faiscazinha pulando entre o seu dedo e a maçaneta e você imediatamente pensa: Esse meu automóvel está com um problema elétrico, deve ter algum curto circuito, algum fio encostando em alguma parte da carroceria, porque está passando corrente elétrica pelas partes metálicas.

Mas não é nada disso, na verdade com o automóvel em movimento o seu corpo se carregou do que se chama eletricidade estática.

Ao descer e encostar na porta para fechá-la essa eletricidade se descarrega e aí o choque faz lembrar o pente que também se carrega de eletricidade estática quando se passa no cabelo depois chega perto de um pedacinho de papel ele será atraído pelo pente

Este fenômeno depende de vários fatores como por exemplo o tipo do estofamento do carro, o tecido da roupa motorista, a umidade maior ou menor do ar e vai por aí. O porque tá explicado mas tem jeito de evitar o choque? Tem sim: Ao sair do carro mantenha a mão segurando alguma parte metálica da porta pra então pisar no chão descarregando então, pelo sapato, a eletricidade estática acumulada no corpo.

choque ao sair do carro
choque ao sair do carro

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 20 de julho de 2018

    Excelente dica, Boris!
    Agora vejo o porque nunca mais tomei choque ao fechar a porta do carro:
    Eu bato a porta… eu empurro a porta com delicadeza para ela fechar empurrando pela lataria da porta, tipo “fechar a porta da geladeira sem tocar na maçaneta” porém aquela maneira que fecha suave e perfeito de primeira… ou seja e uma arte!
    Um forte abraço,

Deixe um comentário