Choque ao sair do carro: o que é e o que fazer para evitar

Você já tomou aquele choque ao sair do carro? Saiba que não é problema no carro, é apenas um fenômeno natural causado por energia estática

shutterstock mao masculina tocando macaneta de carro vermelho
Em dias frios e secos é mais comum de ocorrer o choque (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/09/2022 às 09h02

Você já tomou um choque ao sair do carro? Isso acontece com mais frequência em tempo frio e seco, também depende do modelo do veículo. Mas não é motivo para se preocupar, não tem nada de errado com o carro, é apenas a física.

O choque é resultado da eletricidade estática que é acumulada no corpo dentro do carro, gerada pelo atrito da roupa com os bancos, por exemplo. Como a pessoa fica com essa energia acumulada e o carro não, há a transferência dela após sair.

VEJA TAMBÉM:

Uma combinação que pode “garantir” o choque é usar blusa de lã em um carro com bancos de couro. Esses materiais retém mais carga estática, portanto tome cuidado no frio.

Para evitar esse choque você deve descer do carro com a mão encostada em alguma parte metálica, como o batente da porta, antes de pisar no chão. Com isso a energia estática acumulada em seu corpo será descarregada sem o choque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário