Choque ao fechar a porta do carro? Te ensino a acabar com isso

Fenômeno afeta motoristas e passageiros, normalmente, ao descer do carro e fechar a porta; evitar o problema é simples

Homem branco com a mão na maçaneta da porta do carro, raios amarelos saem da maçaneta
O que acontece é realmente um choque elétrico causado por eletricidade estática. (Fotomontagem: Amanda Borges | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/12/2024 às 07h00
Atualizado em 04/12/2024 às 09h18

Quando o motorista desce do automóvel e vai pegar na porta do carro para fechá-la, pode ser que uma faísca pule entre a mão e a maçaneta. Isso é um choque elétrico de verdade, pequeno, inofensivo, mas um choque.

VEJA TAMBÉM:

O que a maioria das pessoas já imagina é que há algum problema na parte elétrica do automóvel, como um fio encostando numa parte metálica em algum lugar. Mas, na verdade, não é isso que acontece.

O que explica esse fenômeno é a eletricidade estática. Ela é a mesma que se acumula quando você passa um pente pelo cabelo e o torna capaz de atrair um pequeno pedaço de papel.
Em um carro em movimento, ela acontece por meio da roupa ou do estofamento. E tem jeito de evitar esse choquinho?

Sim e é bem fácil. Basta manter a mão encostada na porta do carro ou na maçaneta quando for descer do automóvel para descarregar essa eletricidade estática acumulada no corpo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário