Cinto de segurança e banco deitado: combinação fatal

O cinto de segurança é um dos equipamentos de segurança mais eficientes, mas se o passageiro vacilar no ajuste do banco, ele pode virar seu inimigo.

cinto de seguranca portal
Pode ser um risco no caso de colisões (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
Publicado em 24/07/2023 às 07h02

Nem sempre deve-se usar o cinto de segurança no automóvel. Opa, mas como assim? Ele não é obrigatório, não tem que ser usado por todos os passageiros – bancos dianteiros e traseiros?

VEJA TAMBÉM:

Use o cinto de segurança apenas sentado

  • Mas imagine que em uma longa viagem você é o motorista e tem um passageiro no banco ao seu lado, sonolento, que resolve dar uma cochilada e baixar todo o encosto do banco para esticar o corpo.
  • No caso de um impacto frontal, o corpo escorrega para frente e ele será degolado pelo cinto de segurança. E isso não é uma hipótese. Já teve gente que morreu nessas condições.
  • Mas e se o carro capota lateralmente? Neste caso, embora menos provável, o passageiro perde a proteção do cinto. Não é um assunto de segurança a ser discutido?
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo 25 de julho de 2023

Tive um primo que jamais deixava seus funcionários dirigirem sua pick up… em um noite que resolveu viajar pra curtir a noite da Capital (Poa). Na volta, vencido pelo sono e cansaço, resolveu deixar um funcionário que foi junto voltar dirigindo… Baixou o encosto e dormiu… o funcionário também sonolento bateu em um viaduto, capotou a caminhonete, não se feriu nem com a pancada nem com a capotagem e meu primo, sem um arranhão sequer devido aos air bag’s, faleceu enforcado pelo cinto…

Avatar
Deixe um comentário