Como não levar um choque na maçaneta do seu automóvel

Ao descer do automóvel, você encosta na maçaneta e se assusta ao levar um pequeno choque. Entenda porque isso acontece e como evitá-lo

Por Boris Feldman28/08/18 às 23h30

Levar um choque na maçaneta da porta do carro é algo que deixa alguns motoristas preocupados com o sistema elétrico do automóvel. Mas, não é bem por aí.

[TRANSCRIÇÃO]

Ouvinte do AutoPapo reclama que desde que ele trocou de carro, ele começou a perceber que ao descer do mesmo ele leva um pequeno choque ao encostar a mão na maçaneta da porta, para fechá-la. E, ele questiona se isso é proveniente de algum problema da parte elétrica do automóvel.

Então, é importante esclarecer que, provavelmente além de ter trocado de carro, o nosso ouvinte deve ter trocado de roupa. Porque essa pequena descarga elétrica, quando se encosta a mão na maçaneta, não é provocada por um defeito na parte elétrica do carro. Mas, pelo que se chama de “eletricidade estática”; que é aquela que vai carregando no corpo do motorista em função do atrito da roupa com o revestimento do banco. E, para se evitar esse choque, basta ao descer do carro manter a mão encostada em alguma parte metálica da porta. Evitando-se assim, a descarga elétrica ao se encostar na maçaneta.

choque na maçaneta
Montagem
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gustavo 29 de agosto de 2018

    Olha estou com um sandero 2018 e quando vou descer q encosto em alguma parte metalica levo choque, e mais ja aconteceu de levar um choque ao pagar o pedagio com moedas e a atendente tbm levou

Avatar
Deixe um comentário