Comprou carro usado? Atenção com estes itens
Ao pegar o seu automóvel seminovo, é essencial que o novo proprietário faça a revisão de alguns componentes..
Ao pegar o seu automóvel seminovo, é essencial que o novo proprietário faça a revisão de alguns componentes..
Está comprando um carro usado? Depois de verificar as condições mecânicas, de carroceria e toda a documentação, lembre-se de pedir a chave reserva e o manual do proprietário.
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Verifique as luzes de alerta do painel, se estão todas funcionando. Não se esqueça do pneu sobressalente, se o carro já tem quase 10 anos de fabricação e ele ainda é original. Interessante também verificar se pastilhas e lonas de freio já não estão quase no limite.
E como não se sabe a manutenção do dono anterior, sempre que se compra um carro usado deve se substituir todos os olhos fluidos e filtros que têm um prazo de validade.
Também é bom descobrir o óleo usado pelo dono anterior no motor. Se estiver correto, mantenha o mesmo daqui pra frente.
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E me lembrei que a vendedora de carros disse para o meu concunhado que os técnicos disseram que o óleo do motor ainda estava bom e duraria mais 5.000 km… devem ser aqueles tipos de gente que analisa viscosidade de óleo com o dedo…
Eu já mandei o óleo de um outro carro que eu tinha para fazer análise em laboratório… eram tantas variáveis. Tive que parar o teste porque segundo o laboratorista existia o risco de calço hidráulico. Comprei um livro de Engenharia Mecânica e nele também fala do calço hidráulico quando a viscosidade do óleo está muito baixa e a temperatura ambiente está alta, como hoje por exemplo 38ºC em São Paulo-SP.
Se o carro usar correia dentada é bom perguntar pro dono anterior se a mesma já foi trocada e quando.
Meu concunhado comprou um Versa 1.6-L ano 2013, câmbio manual, flex, em uma Concessionária de outra marca de renome e que fabrica veículos no Brasil à décadas, e dissera que fizeram a revisão no mesmo na época com 90.000 km. E então eu constatei as seguintes irregularidades:
1. óleo de motor muito sujo;
2. filtro de óleo da Nissan;
3 fluido de freio podre (cor preta);
4. dificuldade de engrenar a 5a marcha;
5. o motor acelera sozinho ao trocar de marcha acima de 3.000 rpm;
6. embreagem dura e muito alta;
7. filtro de cabine muito sujo;
8. pastilhas de freio com ruído.
Em oficina especializada particular corrigimos quase tudo isso e ainda trocamos pela primeira vez o jogo de velas de ignição de irídio que era pra ter sido trocado aos 80.000 km.