Compro 3 pneus e coloco o estepe para rodar?
Prática comum entre muitos motoristas deve ser observada, pois é contraindicada a depender do ano de fabricação do pneu
Prática comum entre muitos motoristas deve ser observada, pois é contraindicada a depender do ano de fabricação do pneu
A dona de um Gol 2014 diz que seu carro já rodou mais de 60 mil km e que vai fazer agora a segunda troca de pneus. Ela disse que na primeira vez comprou quatro novos e manteve o estepe no porta-malas.
VEJA TAMBÉM:
Entretanto, agora ela está pensando em comprar apenas três e completar com o estepe que está novinho, pois quase não foi usado. E como pediu a minha opinião, já vou adiantando que ela não deve fazer isso.
A proprietária desse Gol não deve comprar só três, mas na verdade cinco pneus. Isso é o mais recomendado pois, se o carro é de 2014, o estepe já foi fabricado a pelo menos dez anos, ou mais. Dessa forma, atualmente ele pode até estar ainda com muita borracha, mas ela com certeza já ressecou.
Isso acontece porque o composto de borracha se degrada em contato com o oxigênio. Então o pneu com dez anos de fabricação pode estar na loja, rodando ou no porta-malas, que o destino dele é um só: o lixo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Desculpa mas não concordo com essa regra. Tremendo desperdício, que custa caro, e por qual motivo vou deixar de usar um pneu que está perfeito ? Tenho um par de pneus instalados num Fiat Palio, pneus produzidos em 2014 que estão em uso, nunca trouxeram qualquer problema. Só faço troca em caso necessário, não porque tem ‘data de validade’.