Concessionária faz rodízio errado

Concessionária erra ao realizar o rodízio de pneus em Fiat Strada, pois modelo aplicado na picape é diferente do "convencional"

Concessionária erra ao executar rodízio de pneus da Fiat Strada
Concessionária erra ao executar rodízio de pneus da Fiat Strada (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 29/09/2021 às 07h32

Poucos motoristas praticam o bom hábito do rodízio entre pneus dianteiros e traseiros. Uma operação muito importante principalmente porque a maioria dos automóveis modernos são dotados de tração dianteira: as rodas da frente não só direcionam o carro como também o tracionam.

Então, o desgaste dos pneus dianteiros é muito maior que o dos traseiros e por isso, o rodízio: para dosar seu desgaste.

O rodízio pode ser feito simplesmente trocando os pneus dianteiros pelos traseiros do mesmo lado, ou então o rodízio em “X”:  da frente para trás e vice-versa. Da direita para esquerda e vice-versa.

Porém, tem um outro tipo de rodízio aplicado em alguns automóveis, como por exemplo na picape Fiat Strada. Que, levada pela revista Quatro Rodas para uma concessionária em São Paulo, não teve o rodizio executado corretamente.

VEJA TAMBÉM:

Veja no manual do motorista: nela, os pneus dianteiros vão para trás do mesmo lado. Porém, os traseiros vão para o eixo dianteiro trocando de lado: do direito para o esquerdo e vice-versa.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jo 30 de setembro de 2021

Faço rodizio a cada 20.000 km para manter a segurança e dirigibilidade, incluindo balanceamento e geometria. Km menor acho exagerado. Mas se estiver em dúvida, siga o manual. Faço serviço em loja especializada, não na concessionária.

Avatar
jo 30 de setembro de 2021

Ah, esqueci, manter calibrado os pneus conforme indicação, com conferencia a cada abastecimento.

Avatar
Samarone 30 de setembro de 2021

Teoricamente o rodizio faz com que os pneus durem mais, em contrapartida acabam os quatro de uma vez.

Avatar
Polvo 29 de setembro de 2021

Pra piorar paga-se caro pelo serviço na concessionária.

Avatar
Digão Carros 29 de setembro de 2021

Em média com quantos km rodados devemos começar a pensar no rodízio dos pneus?

Avatar
jo 30 de setembro de 2021

se vc for incluir o estepe, 10000 – se nao, 20000

Avatar
Jefferson 29 de setembro de 2021

Picaretagem da concessionária. Falta de treinamentos dos funcionários. Lamentável !

Avatar
Deixe um comentário