Concessionária inventa mais uma picaretagem!

Leitor levou carro para revisão, ainda na garantia, e recebeu orçamento com limpeza de cárter entre os serviços

esvaziando oleo carro
Tem coisa que só se revisa em carro uma pouco mais usado (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/02/2023 às 07h32

Cada dia eu fico sabendo de uma novidade para a oficina engambelar o cliente no exercício da empurroterapia.

VEJA TAMBÉM:

E haja criatividade. Diz um leitor que levou o carro, ainda na garantia, para a revisão obrigatória. E constava na relação de serviços, no orçamento, limpeza do cárter.

Para quem não sabe, carter é a parte inferior do motor onde fica depositado o óleo que vai lubrificá-lo.

A limpeza do carter só é recomendada quando houver fortes indícios de presença de borra do óleo que envelheceu, ficou grosso como uma graxa, por não ter sido substituído no prazo correto. Ou por outra deficiência qualquer. Mas jamais num carro novo no período de garantia e que está sendo submetido a revisões periódicas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo 14 de fevereiro de 2023

Hoje tem carros com garantia de 5 anos ou mais. Não é possível dizer que essa orientação está incorreta sem avaliar a situação. Cuidado com as informações que você passa.

Avatar
Alex A 14 de fevereiro de 2023

O que ele tentou dizer no texto é que, sem a remoção do óleo e constatação da borra no óleo, o serviço é totalmente desnecessário e, muito provavelmente cobrado e não realizado.

Acho que fica na mesma categoria do “Kit Lubrificação” da GM, que era uma sprayzada de WD40 em cada trinco e custava 79 reais em 2013

Avatar
Michel 13 de fevereiro de 2023

Uma fez, em 2018 a concessionária Hyundai queria descarbonizar o motor de uma Santa Fé na revisão de 10.000 km (não era obrigatório,, era opcional, mas ja vinha no orçamento da recisão), eu perguntei se eles ia abrir o motor pra descarbonizar, e me responderam que não, que são iriam injetar colocar um aditivo no carro. Bom mandei tirar do orçamento tudo que era opcional, e deixar somente o obrigatório e o valor da revisão caiu para 1/3 do orçamento, justamente igual ao valor anunciado no site.

Avatar
Deixe um comentário