Concessionária inventa mais uma picaretagem!
Leitor levou carro para revisão, ainda na garantia, e recebeu orçamento com limpeza de cárter entre os serviços
Leitor levou carro para revisão, ainda na garantia, e recebeu orçamento com limpeza de cárter entre os serviços
Cada dia eu fico sabendo de uma novidade para a oficina engambelar o cliente no exercício da empurroterapia.
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E haja criatividade. Diz um leitor que levou o carro, ainda na garantia, para a revisão obrigatória. E constava na relação de serviços, no orçamento, limpeza do cárter.
Para quem não sabe, carter é a parte inferior do motor onde fica depositado o óleo que vai lubrificá-lo.
A limpeza do carter só é recomendada quando houver fortes indícios de presença de borra do óleo que envelheceu, ficou grosso como uma graxa, por não ter sido substituído no prazo correto. Ou por outra deficiência qualquer. Mas jamais num carro novo no período de garantia e que está sendo submetido a revisões periódicas.
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Hoje tem carros com garantia de 5 anos ou mais. Não é possível dizer que essa orientação está incorreta sem avaliar a situação. Cuidado com as informações que você passa.
O que ele tentou dizer no texto é que, sem a remoção do óleo e constatação da borra no óleo, o serviço é totalmente desnecessário e, muito provavelmente cobrado e não realizado.
Acho que fica na mesma categoria do “Kit Lubrificação” da GM, que era uma sprayzada de WD40 em cada trinco e custava 79 reais em 2013
Uma fez, em 2018 a concessionária Hyundai queria descarbonizar o motor de uma Santa Fé na revisão de 10.000 km (não era obrigatório,, era opcional, mas ja vinha no orçamento da recisão), eu perguntei se eles ia abrir o motor pra descarbonizar, e me responderam que não, que são iriam injetar colocar um aditivo no carro. Bom mandei tirar do orçamento tudo que era opcional, e deixar somente o obrigatório e o valor da revisão caiu para 1/3 do orçamento, justamente igual ao valor anunciado no site.