Quem consome mais combustível: turbinado ou aspirado?
Os motores turbinados e aspirados costumam causar indecisão nos motoristas na hora de saber qual consome mais, mas tudo depende de quem está no volante
Os motores turbinados e aspirados costumam causar indecisão nos motoristas na hora de saber qual consome mais, mas tudo depende de quem está no volante
O carro com motor turbinado, comparado com o aspirado, sem turbina, aumenta ou reduz o consumo? Depende. Vamos considerar que a turbina aumenta a eficiência do motor, pois ela é acionada pelos gases do escapamento que até então eram jogados fora.
VEJA TAMBÉM:Dessa forma a turbina pode aumentar ou reduzir o consumo. Como assim? Se o motorista do carro turbinado exige exatamente o mesmo que exigia do carro com motor aspirado, o consumo reduz. Mas a turbina, além de aumentar a eficiência, aumenta também o desempenho do motor.
Então, neste caso, se o motorista resolve tirar partido desse desempenho adicional, pisar fundo no acelerador, exigir do carro com turbina mais do que do aspirado e andar mais rápido é bastante provável um aumento no consumo de combustível.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
A única dúvida são os custos de manutenção.
É mais que óbvio. Um carro com motor turbinado vai ter o custo de manutenção mais elevado. Afinal de contas, são itens a mais instalados no motor que vai gerar mais custos.