Consumo do Inmetro usa gasolina fora da realidade

Teste de consumo do Inmetro é feito em laboratório, com carros abastecidos com gasolina que não existe para vender no varejo

bomba combustivel tanque inmetro logo
São duas as divergências em relação ao consumo real (Fotomontagem: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/12/2025 às 07h00

Como saber o consumo real de combustível de um automóvel? A maneira mais simples é procurar a tabela de etiquetagem veicular do Inmetro, que fornece o consumo de todos os automóveis comercializados no país, porém com duas divergências em relação ao consumo real.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A primeira é que o valor informado pelo Inmetro leva em conta a gasolina com apenas 22% de etanol, mas ela já recebe hoje 30% do álcool, o que dá então uma considerável distorção no caso da aferição do consumo de gasolina.

E a segunda distorção é que esses valores são obtidos por simulação em laboratório e não nas condições reais de utilização do automóvel. Então consumo real de um carro, só se o dono rodar com ele e fizer as contas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 18 de dezembro de 2025

Depois que o Inmetro distorceu o conceito de SUV, para a alegria das montadoras, nada mais me surpreende desse instituto.

Avatar
Deixe um comentário