Correia dentada foi só dor de cabeça para montadoras e proprietários

Ela é fundamental para que alguns carros funcionem e requer manutenção, pois se arrebentar o custo de conserto é muito alto

correia dentada portal
Várias fábricas que adotaram a correia já estão voltando atrás (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/10/2022 às 07h32
Atualizado em 14/10/2022 às 13h50

As fábricas que mudaram da corrente de aço de distribuição para a correia dentada já se arrependeram e estão voltando atrás. Pois o argumento de que a correia é menos ruidosa dá até pra rir.

VEJA TAMBÉM:

Ela exige manutenção e despesa pro dono do carro ter que substituí-la. Isso quando ela não arrebenta antes e o motor vai pro brejo.

Diante da reação negativa dos donos dos carros, principalmente dos frotistas, várias fábricas que adotaram a correia já estão voltando atrás, como a Fiat com os seus motores Fire Fly, Nissan e Renault, motores SCE, 1.0 três cilindros e 1.6 quatro cilindros.

Além disso, existem fábricas que jamais cederam a esse argumento da correia dentada e sempre mantiveram a corrente de aço como de bicicleta que dura a vida inteira, entre elas a Mercedes e a BMW.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Entendido de carros 17 de novembro de 2022

Uai, mas o Voyage que o Boris tanto ama usa correia dentada

Avatar
Betão 18 de outubro de 2022

Alugo um galpão para uma oficina. Dá dó de ver pessoas que pouco entendem de mecânica amargar prejuízos com o rompimento deste componente. Alguns precisam se desfazer dos veículos por não ter como arcar com o prejú. Uma verdadeira idiotice das montadoras.

Avatar
Gustavo 18 de outubro de 2022

Se fizer manutenção correta não dá problema, a corrente é melhor mas mais cara para as fábricas então usam correia de borracha mais em conta.

Avatar
Reginaldo Fernando Segatel 16 de outubro de 2022

Bom dia pessoal
Na minha opinião, a correia dentada ainda é a melhor opção, e mais barata, é só trocar com 50 000 KM mais ou menos.
As correntes e tensores também se rompem, e o estrago é ainda maior.
Tem também um sistema de engrenagens, que com o tempo se desgastam e faz um barulho bem desagradável.

Avatar
Marcos 15 de outubro de 2022

Correria dentada é sinônimo de manutenção, mas pelo amor de deus, assassinaram o português na matéria? Pro dono , pro brejo, estudou onde? Com a presidenta anta?

Avatar
Almir 25 de novembro de 2022

Este tipo de linguagem se chama coloquial, para quem entende de português não é nenhum absurdo. Agora correria dentada como vc digitou, sim, é erro de português, mais de digitação. Não cabe aqui, em uma matéria eminentemente técnica, apelar para ideologia política para ofender o redator. Isto se chama educação.

Avatar
Cleiton Lucas 30 de março de 2023

Minha dúvida é q no Manual do veículo, a indicação de troca é de 240 mil km, mas não fala o prazo. Devo confiar no Manual? E esperar essa kilimetragem que ainda está longe.de.chegar.

Avatar
Josemar 15 de outubro de 2022

Já tive motor com.corrente de.comando e outros com correia dentada. Sempre troque a correia juntamente com o estivador por marca genuína de fabrica, na quilometragem indicada pela montadora..Sendo assim,.nunca tive problema. Então, o segredo é manutenção. Tem muito dono de carro que apenas troca.oleo. Aí não dá.

Avatar
PAULO DOS REIS FONTES 15 de outubro de 2022

JÁ TIVE PREJUÍZOS COM ESSA TAL CORREIA DENTADA POR DUAS VEZES UMA COM UM FIAT UNO 2011 E OUTRA COM UM CORSA CLASSIC 2014,PÉSSIMA IDEIA DE QUEM INVENTOU ESSA PORCARIA DE CORREIA,MUITO RUIM E A DOR DE CABEÇA QUE DÁ QUANDO ESSA MERDA ARREBENTA COM O CARRO EM MOVIMENTO ,IMPENA VÁLVULAS E TEM QUE RETIFICAR O CABECÇOTE E NEM SEMPRE O MECÂNICO É HONESTO, TIVE PROBLEMAS COM UM MECÂNICO DA CIDADE DE TEÓFILO OTONI MG,MIM COBROU POR UM SERVIÇO MUITO MAL FEITO. REPROVADO ESSA CORREIA

Avatar
Orlando 16 de outubro de 2022

Aí que eu vejo que estou velho. Lembro do fim dos anos 70 quando a correia dentada era sinônimo de modernidade em um motor.

Avatar
José Ademir Oliveira Melati 15 de outubro de 2022

NINGUÉM LEVA 50 ANOS PRA SE ARREPENDER………

Avatar
LAURO BECKER 14 de outubro de 2022

Matéria tendenciosa e alarmista.

Avatar
Jardel Martins de Almeida 14 de outubro de 2022

Matéria paga, correia é fácil trocar, não gera lucros para as montadoras e suas oficinas autorizadas, qq proprietário com um pouco de habilidade consegue trocar.

Avatar
Fabricio 15 de outubro de 2022

Num país onde mais 95% das pessoas sequer consegue trocar uma lâmpada automotiva, vc tá pedindo muito!!!

Avatar
Almir 25 de novembro de 2022

Penso que, se a pessoa não tem dinheiro para manter o carro, ande de transporte público, porque ter apenas para ostentar e não conseguir manter é vaidade burra.
Carro precisa de manutenção preventiva, simples assim.

Avatar
Armando Junior 19 de outubro de 2022

Amigo, sinceramente, eu troquei a correia da minha Nissan Livina foi 600 reais pra trocar, na autorizada seria uns 1,800.00. Vc acha mesmo, isso ?

Avatar
Rafael 14 de outubro de 2022

Que matéria mais sem noção ! Quem ler e não entende nada , vai imaginar que correia dentada surgiu ano passado e está ” sairá de linha ” esse ano . Tbm acho q corrente de comando é melhor, mas demonizar a correia dentada q já está a mais de 40 anos no mercado, é no mínimo um absurdo !

Avatar
Rogerio 14 de outubro de 2022

Muito mi mi mi desse povo, tenho carro a mais de trinta anos e sempre realizei manutenção preventiva. Nunca tive qualquer histórico com correia de comando estourando.
Isso acontece quando não se faz manutenção preventiva.
Todas as peças possuem vida útil e a correia de e comando não é uma exceção.

Avatar
Almir 25 de novembro de 2022

Exatamente, não tem dinheiro para manter, ande de ônibus.

Avatar
bruno vasconcelos 14 de outubro de 2022

A VW continua com correia dentada em motores turbo carissimos de consertar e ajustar, são bombas…

Avatar
Deixe um comentário