Cummins quer trocar diesel pelo etanol
Engenheiros querem combinar etanol com diesel, com direito a injeção distinta para cada cilindro ou conversão total do motor
Engenheiros querem combinar etanol com diesel, com direito a injeção distinta para cada cilindro ou conversão total do motor
O etanol é uma solução típica e preciosa para a descarbonização no Brasil. Por enquanto, ele vem sendo acrescentado à gasolina ou é utilizado como seu substituto no caso dos motores flex.
VEJA TAMBÉM:
Mas, nossos engenheiros querem ir além e pretendem incluir o etanol também nos motores diesel, com duas opções à vista. A primeira é baseada em um motor que usa os dois combustíveis simultaneamente. O sistema possui dois bicos e injetores em cada cilindro, um para cada fonte de energia, o que obrigaria o veículo a ter dois tanques de combustível.
Já a segunda alternativa é mais radical, ela prevê a transformação do motor diesel para que ele queime apenas etanol. Essa, inclusive, é uma solução já apresentada conceitualmente pela empresa Cummins.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |