Dá para se livrar do automatizado?

Muitos motoristas já tiveram dor de cabeça com o câmbio automatizado e gostariam de saber se é possível trocá-lo. E sim, é possível. Veja como

Câmbio automatizado tem tirado o sossego de inúmeros motoristas
Câmbio automatizado tem tirado o sossego de inúmeros motoristas (Foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/09/2021 às 21h32

Surgem às vezes na indústria automobilística umas novidades não devidamente testadas e que depois geram dor de cabeça para fábricas, concessionárias e proprietários.

Uma delas foi o câmbio automatizado que equipou milhares de automóveis fabricados no Brasil (Dualogic, Easytronic, I-Motion…) e tantos foram os problemas que os fabricantes já o abandonou.

Muitos donos, cansados de tanto visitar a oficina, questionam se podem substituir o câmbio automatizado pelo manual. Mecanicamente não é muito complicado pois o automatizado, exceto o Powershift da Ford, utiliza a mesma caixa com câmbio manual de marchas. A diferença está na eletrônica que não só passa as marchas como aperta o – inexistente – pedal de embreagem.

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A parte mecânica resolve-se colocando a alavanca de câmbio original e o pedal da embreagem. O problema maior é a parte eletrônica, pois a central do carro está programada para cambiar as marchas e terá que ser reprogramada ou substituída. Mas aí vem o terceiro – e grave – problema: o financeiro…

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
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Marco Tulio Frota 8 de fevereiro de 2023

Se não fosse tão ruim assim, as montadoras ainda estariam utilizando.

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Antonio Carlos 10 de setembro de 2021

Já que se está falando de carro com câmbio automatizado gostaria de saber se é, possível trocar o câmbio automatizado por um automático convencional ou CVT???!! MORO EM BRASÍLIA DF.

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Luis 4 de setembro de 2021

Meu sobrinho comprou um Vectra automático super conservado, usado, rodou 3000 km e viu a bomba estourar, 6000 mil reais para reparar o câmbio, e para passar prá frente um sacrifício por ser automático.

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Sergio Da Cruz 3 de setembro de 2021

Tirei o automatizado do meu Fox 2010 e ficou tudo. Uma boa, tive de mande fazer um pequeno ajuste na central do robozinho, vendi ele fácil, quando era automatizado ninguém queria

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Rodolfo 3 de setembro de 2021

Quem paga o pato dos erros das montadoras são os segundo donos, pois os primeiros donos ficam no máximo até o término da garantia, então se der problema no prazo de garantia teoricamente está coberto;
Meu pai era do tipo que comprava carro bom de 6 anos de uso, mas eu não confio mais em carro usado, pois:
1. o dono anterior pode ter judiado do carro tirando racha ou ser negligente na manutenção, em especial troca de óleo, e usar combustível batizado que estraga tudo no motor;
2. fiquei indignado ao saber que o UP 1.0-L TSI a VW não recomenda retifica de cilindros e trocar as bronzinas, devendo então trocar o motor parcial (bloco, pistões, bielas, bronzinas, etc), conforme vídeo do Youtube com o título:
MOTOR VW 1.0 TSI ACEITA RETÍFICA? DÚVIDAS SOBRE MOTORES 3-CILINDROS | O Mecânico Responde
Então quem tiver um UP TSI e estragar as bronzinas terá que trocar o motor parcial? Não acho nada legal isso!
Canal Youtube: O Mecânico
Será verdade essa informação?

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Rodolfo 3 de setembro de 2021

Em complemento, no caso do UP TSI em caso de desgaste de cilindros além da tolerância permitida VW só vai se aproveitar o cabeçote do motor.

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Sir.Alves 4 de setembro de 2021

Fuja de populares com blocos em alumínio turbo-alimentados…

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Rodolfo 4 de setembro de 2021

SIR.ALVES,
Muito obrigado pela dica!

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Samarone 9 de setembro de 2021

Se o problema fosse apenas o UP, mas é toda linha TSI 1.0 da VW, ou seja, UP, Polo, Virtus, Nivus, Tcross, e todos mais que usarem esse motor descartável, a manutenção dos VW atuais está bem cara, pior é saber que tem esse motor que nem aceita manutenção mais pesada.
Quem entende de mecânica e não rasga dinheiro não compra VW.

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Casallereparacao 10 de setembro de 2021

Mas todas as montadoras estão adotando motores descartáveis,a retifica completa em motores está com os dias contados, é so vc se basear no Ford 3 cilindros,a retifica sai mais caro que um motor novo.

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Casallereparacao 10 de setembro de 2021

Temos diversos clientes proprietários de veículos automatizados, inclusive estamos com um Palio Dualogic com 142.000kms trocando embreagem pela 1a vez,e essa é a 1a intervenção feita no carro no sistema automatizado, então esse negócio que é ruim foi imposto ao mercado por profissionais mal qualificados que ao invés de reparar acabavam danificando todo o sistema,assim como fizeram nos anos 90 nos motores 16v,hoje em dia qualquer motor é multivalvulas e ninguém reclama

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Rodolfo 10 de setembro de 2021

Muito obrigado pela resposta e atenção! VW eu quero é distância. O colega abaixo “CASALLEREPARACAO” fala como se fosse bom superaquecer o motor e acabar perdendo ele porque empenou o bloco e não tem tolerância de passe na retífica. Se fosse o carro dele ele ficaria revoltado.

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Rodolfo 10 de setembro de 2021

Corrigindo o que eu disse… UP TSI creio que pode dar passe no bloco em caso de empeno, porém se o bloco fosse de ferro fundido não empenaria tão fácil como o de alumínio.

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Marco Tulio Frota 8 de fevereiro de 2023

Se teve problema na parte de baixo do motor, muito provavelmente a superior (cabeçote e comando de válvulas) também, e a retífica dificilmente fica boa, principalmente de tiver folga axial no eixo de comando, é como se fosse chumbada uma peça na outra.

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