Substituir chip da central aumenta a eficiência do motor, sem problemas?
Muitos prometem que ao trocar esse tal chip, o motor vai ter um desempenho melhor e agradar o bolso do motorista. Afinal, isso procede?
Muitos prometem que ao trocar esse tal chip, o motor vai ter um desempenho melhor e agradar o bolso do motorista. Afinal, isso procede?
Um leitor do AutoPapo diz que uma oficina de sua confiança lhe ofereceu para trocar o chip da central eletrônica, resultando em maior eficiência do motor. Ou seja, maior potência e até, talvez, menor consumo.
O dono da oficina lhe afiançou que ele não vai ultrapassar os limites estabelecidos pela fábrica e, portanto, dá plena garantia do serviço realizado. Bem, se a oficina afirma não extrapolar os limites estabelecidos pela fábrica, é bem possível que essa troca do chip resulte no que foi prometido.
Porém, vale a pena lembrar que a fábrica já faz das tripas coração para tirar do motor o máximo de eficiência e desempenho. Será que os seus engenheiros não conhecem esse chip?
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uso nos meus dois VWs um chip que melhora a sensibilidade do acelerador , tirando o delay quando pisamos no mesmo. A performance dos carros aumentaram muito , dando inclusive mais segurança nas ultrapassagens. Certamente o consumo aumentou um pouco e as emissões muito provavelmente também. Então não tem milagre. Eu optei por melhor performance em detrimento da eficiência. Mas o fabricante precisa seguir a legislação e ter o marketing de ter um motor econômico, mesmo que isso gere menos desempenho. Não existe mesmo almoço grátis.
E ajustar o mapa de gerenciamento dentro de um mesmo tipo de motor com diferentes ajustes? Por exemplo o TSI 1,0 do up! e do Polo com 23 cv’s de diferença num mesmo motor… O ajuste traria problemas ? Acredito que não, são somente ajustados para oferecer diferentes potências para interesses de mercado da montadora,,,
Lamento, mas para tirar mais rendimento do motor, sem extrapolar parâmetros legais, é preciso preparar o motor para isso, a simples troca de um chip que respeite tudo isso não resultaria em ganhos que justificassem os custos… a não ser que a mão-de-obra saísse de graça…
Os motores que equipam nossos veículos saem das fábricas regulados para não excederem os níveis de emissão exigidos pela legislação. A potência escolhida pelo fabricante será aquela que obedece a legislação. Ao substituir o mapa do motor, esses níveis não seguem mais a legislação. Pode-se ajustar então uma nova faixa de potência e torque. Esse é o trabalho do novo chip.