Diesel troca vela? Aliás, tem vela?
Os condutores se perguntam sobre a existência da vela nos motores a diesel, tem ou não? E resposta é sim, mas não como a do motor a gasolina
Os condutores se perguntam sobre a existência da vela nos motores a diesel, tem ou não? E resposta é sim, mas não como a do motor a gasolina
Diz ouvinte nosso que tem um Jeep Compass com motor diesel já há alguns anos, levou-o recentemente a uma oficina e o mecânico disse: “tem que trocar as velas do motor”. Ele alega ser pi-ca-re-ta-gem pois está cansado de saber que que motor diesel não tem vela.
Estamos portanto diante de um autêntico problema de semântica, pois o motor diesel tem vela. Só que diferente da que vai no motor a gasolina, chamada de “vela de ignição”, que provoca uma centelha para combustão da mistura.
Mas tem uma outra, que vai também na câmara de combustão, com outra finalidade. Chamada de “vela de aquecimento”, ela facilita a partida do motor diesel frio.
VEJA TAMBÉM:
Ela tem vida limitada a quatro mil ciclos, pode se desgastar ou entrar em curto circuito, e aí o motor fica difícil de pegar e pode expelir uma fumaça branca pelo escapamento. A vela do motor diesel só é acionada – automaticamente – quando ele é acionado ainda frio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Nem todos os motores diesel possuem vela de aquecimento…