Sabia que carros podem derrapar de forma diferentes na estrada

Carros com tração traseira têm comportamento diferente do automóvel com tração traseira em situações de derrapadas e perda de aderência

Carro derrapando em alta velocidade, roda traseira levantado poeira do chão
Carro diferentes possuem comportamentos diferentes (Foto: Freepick)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/10/2025 às 18h00

Numa curva de estrada, com velocidade um pouco maior, o automóvel pode derrapar, ou seja, deslizar lateralmente porque estava rápido demais ou porque tinha areia, água ou óleo na pista.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Em geral, no carro com tração dianteira, que são todos os nossos compactos e médios, a tendência é da frente sair da curva. E este fenômeno é chamado, em inglês, de understeering, em português, de subesterço.

E em geral, nos automóveis maiores com tração traseira, a tendência é da traseira do carro escapar da curva, o que é chamado, em inglês, de oversteering, ou sobreesterço, em português.

Esta é uma regra geral de comportamento nas curvas, mas que pode sofrer muitas variações em função da distribuição do peso do carro, da calibragem do pneu e de várias outras.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário