Disco troca com pastilha?

Oficina obriga trocar a pastilha de freio junto com o disco é picareta! Aprenda em quais ocasiões essa troca é realmente necessária

Disco e pastilha de freio podem ter tempo de vida útil diferentes
Disco e pastilha de freio podem ter tempo de vida útil diferentes (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/07/2021 às 07h32

As pastilhas de freio tem um desgaste natural e devem ser examinadas a cada 10 mil km. Entretanto, no momento de trocá-las, nem sempre é necessário trocar também os discos onde elas atuam. E já colocar no orçamento a sua troca antes mesmo de examiná-los, é PI-CA-RE-TA-GEM.

Pois eles ainda podem estar com a superfície lisa. Ou então, com pequenas marcas deixadas pelas pastilhas, que vão pedir apenas um passe, uma retífica dos discos, caso ainda não tenha atingido a espessura mínima.

VEJA TAMBÉM:

E então, só no caso de sulcos profundos, ou dele já estar na espessura mínima ou empenado, aí sim é correto substituir os discos dos freios. Mas para se chegar a essa conclusão, é necessária uma cuidadosa verificação por parte do mecânico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel Appel 24 de agosto de 2021

Pois bem, ouvindo os comentários resolvi relatar um fato ocorrido comigo em 2010, levei meu carro com 30.000 km para fazer a revisão dos 30 em garantia, após deixar o veículo para a revisão e com previsao de retirada no dia seguinte quando recebi o aviso de que meu carro estava ok, a revisão na época custaria em torno de R$ 300,00 reais, mas que devido a troca dos discos de freios e pastilhas tinha que pagara mais R$ 1.600,00 reais fora a revisão, fiquei pasmo, meio sem saber oque falar quando me veio na cabeça em perguntar quem havia autorizado o serviço? Corre daqui, corre dali não encontraram a autorização. Disse então: Lamento muito mas nao vou pagar, devolvam minhas peças que não tenho condições de pagar, daí veio a proposta, nos fizemos em 10 x, não aceitei, outra proposta, damos um desconto então, fizemos R$ 1.300,00 em 10 x, falei então, quando tiverem trocado minhas peças me chamem, passaram se 5 dias me ligaram fando mais um desconto, dizendo que o valor ficaria total R$ 1.300,00 reais parcelado em 10 x, tornei a não aceitar e disse, quando o meu carro estiver em condições me liguem que buscarei, passaram se mais uma semana e me ligaram dizendo, seu carro está ok, valor a ser pago somente da revisão
Fui buscar, tive tratamento VIP, paguei a revisão e fui a uma oficina especializada para fazer o reparo dos freios. Fiz orçamento para a troca de disco e pastilhas de primeira linha, orçamento R$ 290,00 reais , aguardei numa sala, assim que meu carro chegou na rampa fui chamado, Sr. Seus discos e pastilhas estão ok desgaste normal da para rodar tranquilo mais uns 20.000km, então fiquei na dúvida, será que eram os meus discos e pastilhas que haviam devolvidos ou foi retirado de outro carro? Acho que alguém pagou um jogo de disco e pastilhas sem necessidade.
Muitas vezes temos que questionar e pedir para ver as peças danificadas, só assim podemos evitar certos abusos.

Avatar
Felipe da Cunha e Silva 31 de julho de 2021

Grande parte dos carros de passeio, a espessura mínima dos discos apontam um desgaste na expessura de 2mm, sendo 1mm para cada face de atrito. Se na primeira troca de pastilhas os sulcos ou espessura total estão com desgaste de 1.2mm (sendo 0,6mm de cada face), teoricamente o próximo jogo de pastilhas a ser instalado iria consumir novos 1.2mm o que ficaria fora dos padrões exigidos de resistência do material, sendo necessária uma troca prematura. Desgaste do discos ocorrem precocemente devido cargas de partículas do ambiente em que foi utilizado o veículo, como ruas sem calçamento, passagem por alagamentos ou ainda maneira de dirigir com elevada exigência do sistema, seja por topografia do relevo como descidas de serras ou falta de aproveitamento da inércia das acelerações utilixando- se de frenagens bruscas e algumas vezes desnecessárias.

Avatar
Ednei Antonio Souza Rosa 31 de julho de 2021

Esse Boris parou no tempo e está lá em 1980 onde a retífica de um par de discos era 10% o valor dos mesmos, hoje é o contrário retificar os discos é praticamente o mesmo valor de um par de disco novo. Portanto não compensa retificar.

Avatar
Isaías Maximiano 31 de julho de 2021

Ele colocou apenas como “opção”.

Avatar
Gustavo Lima 31 de julho de 2021

Boa tarde amigo. Acredito que depende muito do carro em questão, um par de disco de freio mais as pastilhas de um Onix custa 260 reais ! Já um par de disco de freio e pastilhas de um Golf custa 1.100 reais ! Sendo assim no Onix realmente e melhor colocar tudo novo. Já no golf usa até o fim do disco !

Avatar
ANDRE SOARES 30 de julho de 2021

Muito bom essa matéria

Avatar
Sandro 31 de julho de 2021

Concordo c/ eli pois os dias estão dificeis pra tds somos mecanicos e ñ trocadores de peças,c for viavel a retifica dos discos(40reais)tem q ajudar sim o cliente amigo

Avatar
Deixe um comentário