É melhor você se importar, sim, com a potência!
O fenômeno downsizing vem mudando o conceito de eficiência do carro. Por isso, vale a pena você se importar com a potência do motor!
O fenômeno downsizing vem mudando o conceito de eficiência do carro. Por isso, vale a pena você se importar com a potência do motor!
A mesma fábrica pode ter um motor com potência diferente para equipar seus modelos, alguns mais modernos, outros mais obsoletos. A Fiat está lançando por esses dias uma novíssima linha de motores na picape Toro e no Jeep Compass. É o desenvolvimento do motor chamado Firefly, que já equipava seus carros mais atualizados como Argo ou Cronos.
Este motor Firefly 270, com apenas 1.3 litro de cilindrada, desenvolve até 185 cv, resultado de muita tecnologia aplicada, como turbina, injeção direta e um revolucionário sistema de admissão. Mas a Fiat tem também o velho Fire 1.4 de apenas 88 cv, e o E.torQ 1.8 com apenas 139 cv.
É o conceito de “downsizing”: menor cilindrada com muito mais eficiência. Ou seja, você pode não estar preocupado com potência, mas com certeza está de olho em eficiência e consumo, itens em que estes novos motores Firefly turbo superam toda a concorrência.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Resta saber da durabilidade dessas novidades. Provavelmente serão motores descartáveis,sem peças de reposição disponíveis, de modo que o propriootário se ferre totalmente quando precisar fazer qualquer reparo maior do que a simples manutenção preventiva. Tal qual os motores TSI da VW que são excelentes durante a garantia,mas se precisar trocar cabeçote…esquece. Estragou ? Joga fora.