Devo fazer a troca do amortecedor?

Não há forma de determinar a quilometragem, a troca deve ser feita após uma análise de seu estado

Por BORIS FELDMAN13/02/18 às 11h24

Não há forma de determinar quanto tempo dura um amortecedor. A troca deve ser feita após uma análise de seu estado.

[TRANSCRIÇÃO]

Um ouvinte disse ter um carro com quase 50 mil quilômetros que ainda não teve os amortecedores trocados, e que já ouviu várias dicas, inclusive de fábricas de amortecedores, recomendando a troca aos 30 ou 40 mil quilômetros. Por isso, ele quer saber se troca ou não.

Se alguma fábrica recomendar a troca do amortecedor aos 30 ou 40 mil quilômetros, ela está mentindo. Isso é propaganda enganosa, pois é impossível determinar a quilometragem de um amortecedor. O correto é verificá-los a cada 10 mil quilômetros e substituí-los quando necessário.

Um amortecedor pode durar apenas 10 mil quilômetros, mas também pode alcançar, facilmente, mais de 100 mil quilômetros rodados. Sua vida útil vai depender das estradas que ele foi exposto, do peso do carro e dos cuidados do motorista.

Então, principalmente no Brasil, com nossas ‘crateras asfálticas’, será que dá para saber quanto vai durar um amortecedor?

quando devo fazer a troca do amortecedor
Duração de um Amortecedor varia conforme o uso

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Vander 10 de Maio de 2018

    Excelente materia. Gostei da dica. Mas como é verficação certa?

  • Fernando 21 de Abril de 2018

    Fala-se muito sobre a troca dos amortecedores, mas e as molas, qdo devem ser trocadas?

Deixe um comentário