Economia de palito: filtro a cada duas trocas
Tem mecânico que sugere não trocar o filtro juntamente do óleo do motor. Mas essa economia não vale muito a pena para o motorista. Entenda:
Tem mecânico que sugere não trocar o filtro juntamente do óleo do motor. Mas essa economia não vale muito a pena para o motorista. Entenda:
Já ouviram falar em economia de palito?
Pois é do que eu me lembro quando me perguntam se é absolutamente necessário trocar o filtro de óleo sempre que se substitui o óleo lubrificante do motor.
“Sabe por quê?” – pergunta o leitor. “O mecânico jurou ser bobagem, que não é necessário trocar o filtro, pois ele ainda continua limpinho e dá pra substituí-lo apenas a cada duas trocas do óleo.”
Tem-se a nítida impressão de que o mecânico que faz tal sugestão está querendo é “fazer uma média” com o freguês. “Olha, não precisa jogar dinheiro fora. Na próxima troca de óleo trocamos também o filtro.”
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Média que pode sair cara, pois é uma prática a ser evitada. O filtro pode estar contaminado e, neste caso de que adianta trocar-se o óleo e deixar impurezas contaminando o óleo novo?
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Concordo totalmente em troca do filtro em toda troca de óleo. Agora esse assunto de o óleo q fica no filtro pode está contaminado, gente isso não é bem assim. E o resíduo de óleo q fica nas peças móvel do motor e cater, se for nessa ideia de contaminação teria q lavar o motor internamente Para colocarmos o óleo novo.
Excelente matéria,desde meu primeiro carro até hoje sempre troco óleo e filtro
Vai da sorte mas com certeza a chance de dar problema é bem maior e aí a culpa será do mecânico ou do dono que concordou com está prática achando que estaria fazendo uma grande economia?
Trocar o óleo e não trocar o filtro é o mesmo que você tomar banho e não trocar a cueca
Grande besteira.
Trocar o filtro toda vez que for trocar o óleo é estupidez.
Pessoal vamos ser mais ecológicos.
O resíduo que fica no filtro é irrisório.
Tenho carro desde os 16 anos e já estou com 55,nunca tive problema algum,um de meus carros é um Palio 97 que comprei zero kilometro e troco o filtro de óleo a cada duas ou três trocas de óleo,o motor está com 190.000 km e zerado
Dessa idade e ainda não aprendeu amigo kkk
Já que é assim, melhor tirar o filtro e deixar o óleo passando direto.
Boa tarde trabalho no ramo de auto peças a 28 anos primeiro como representante e atualmente como sócio da palmicar auto peças em Guarulhos SP cada veículo tem uma manual e deve ser observado mas pela experiência de vários parceiros mecânicos e minha também não trocar o filtro e fazer econômica boba o custo benefício compensa em contaminação no óleo novo com o que está armazenado dentro do filtro gente tem filtro que retem em seu interior mais de meio litro então troca abraços
Besteira.
Tenho carro comigo desde os 16 anos de idade e troco o filtro a cada 2 ou 3 trocas de óleo.
Meu Palio 97 está com 190.000 km e zerado.
Até meu carro q é velho troco óleo e filtro,até porque ando pouco com ele,troco óleo 2x por ano porque da 6 meses e não rodo 3 mil km,a última vez mesmo não chegou 2 mil.
O filtro de óleo tem que ser trocado toda troca de óleo tendo em vista que algumas pessoas trocam o óleo com 5000 km então tem o costume de trocar uma sim e outra não mas como as trocas de óleo hoje são com 10000Km então tem que trocar o filtro pois junto com o filtro fica óleo contaminado
Eu tenho um classic 2014 e no manual diz para trocar o filtro a cada duas trocas de óleo
é justamente isso que as montadoras querem que vc seja desleixado com seu veículo pra depois te matar nas peças, conselho de quem mexe com troca de óleo troque sempre o filtro de óleo junto com o óleo
Besteira,isso é conversa de quem quer vender.
Prefiro confiar nos engenheiros da montadora
É a mesma coisa q trocar o filtro a cada duas passadas de café. Vai alterar o sabor? Quase nada, mas a chance de vc ingerir um fungo ou bactéria é grande. A FIAT recomendava troca de óleo a cada 20 mil km, o que aconteceu com o Marea? Se queimou no mercado. É muito importante trocar o óleo junto com o filtro.
Boa noite Boris… É uma situação complicada porque sempre fica óleo velho no cárter e alguns pontos do motor.
Sou Brasileiro,carioca,trabalhador sempre tive carro Brasília,Fusca, Chevette,opala,omega,Meriva,sim e Honda hrv e digo só troco filtro a cada 2 trocas de óleo e NUNCA tive problemas não acreditem nestes “especialistas” sou do tempo que eu mesmo fazia manutenção do meu carro e faço tudo balela se preocupem sim com correia dentada que se for de qualidade roda 100 mil km generalizando…eu troco uma vez sim e outra não filtros de ar e combustível velas a cada 50 mil e cabos a cada 2 trocas de velas meu dinheiro não dá em árvore
O valor do filtro não chega a 10% do valor do óleo, então vamos fazer o correto, substituir óleo e filtro
Boa noite.eu tenho carro desde 1997.
Sempre troco o óleo em dias.
Sempre troco o filtro de óleo com duas ou três trocas de óleo.
Posso garantir que não há nenhum problema.
Exato,sempre fiz dessa forma e a natureza agradece
O filtro e o óleo e a vida do motor melhor trocar tudo do que lá na frente tomar um prejuízo maior ,hojem dia esse filtro não são bons falo porque trabalho com carreta as vezes é obrigado trocar filtro antes mesmo de vencer o km do óleo motor carro fica engasgado
Não trabalho com isso, nem tão pouco sou engenheiro, mas observo vários erros durante a troca de óleo, não em autorizadas, mas no geral, (já q em autorizada e inviável p maioria da população fazer o serviço) como limpar onde estava o filtro com aquele pano q o trocador fica pendurado no pescoço e depois limpa o excesso de óleo q fica no motor após a troca de óleo. Esse hábito pode levar sujeira, como pequenos grãos de areia para o interior do motor, q talvez um na primeira troca n faz grande estrago, mas em emgumas quem sabe???? Outro problema dessa prática e deixar pequenos fios de pano no interior, e com o tempo pode causar entupimento das canaletas, sem contar no local da fixação do filtro junto ao motor q parecem posicionar no ponto mais difícil acesso do compartimento, além de outros… então n defendendo a prática, mas pesando na balança, pode ser até interessante….
Esse mecânico é uma exceção…rsrsrs. A maioria que conheço recomenda a troca do filtro junto com óleo.
Cada caso um caso….o filtro é peça ou parte integrante do oleo…não seria o caso trocar brozinas pistões…junta…agua do arrefecimento…
Não exagera João!