Freio motor exige atenção em um detalhe
Forçar de mais os freios pode gerar até uma fadiga no equipamento e comprometer a segurança de todos próximos do veículo
Forçar de mais os freios pode gerar até uma fadiga no equipamento e comprometer a segurança de todos próximos do veículo
Muitos motoristas ainda não perceberam a importância de usar o freio-motor nas descidas. Querem usar a mesma marcha que seria utilizada para subir.
VEJA TAMBÉM:
E pra que esse cuidado? Porque o próprio motor reduz a velocidade e segura o carro na descida, evitando uma sobrecarga no sistema de freios que pode inclusive levar ao famoso fading, ou seja, um superaquecimento dos componentes dos freios que chega ao perigoso ponto deles não funcionarem mais.
Só um cuidado pra usar o freio-motor, no caso do carro com câmbio manual. Ao cambiar, atenção para não engatar uma marcha muito reduzida que eleva demais as rotações do motor e pode até vir a quebrá-lo.
Não é de quinta para segunda, é de quinta para quarta ou terceira. Já no carro automático, mesmo que o motorista tente jogar uma marcha muito forte, a própria eletrônica impede que ela seja engatada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |