EDDB do Novo Honda City: à prova de motorista distraído
Graças ao dispositivo EDDB presente no nova Honda City o freio motor, importante para evitar o fading, será ativado automaticamente
Graças ao dispositivo EDDB presente no nova Honda City o freio motor, importante para evitar o fading, será ativado automaticamente
É mais do que recomendável (mas poucos usam…) o freio motor. Ou seja, nas descidas e, principalmente nas mais longas (e quanto mais íngremes, mais importante), usar não apenas o pedal do freio, mas também a alavanca da caixa. Reduzir sempre para uma marcha mais forte (quinta para quarta, ou terceira, por exemplo) no sentido de usar o câmbio para ajudar o sistema de freios. Isto é o “freio motor”.
Uma prática que aumenta a segurança, mas evita também o temido “fading”, um super aquecimento que inutiliza momentaneamente o sistema de freios e já deixou muito motorista apavorado (ou acidentado…) na estrada.
Além disso, o uso do freio motor reduz o desgaste e prolonga a vida útil dos componentes que se desgastam, como pastilhas, lonas discos e tambores.
Este comentário é a propósito de uma interessante tecnologia incorporada ao novo Honda City. O sistema eletrônico EDDB aplica automaticamente o freio motor. Como assim?
VEJA TAMBÉM:
Percebe que o carro está numa descida e que o motorista está acionando o pedal do freio. Nestas condições, o sistema atua sobre o câmbio (automático, do tipo CVT) e vai reduzindo as marchas.
Ou seja, queira o motorista ou não, um sistema eletrônico aciona o freio motor quando necessário.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Para quem não sabe foi ótimo.
Eu por exemplo quando desço uma ladeira íngreme, uso a outra marcha que é a M.
Excelente!!!