Elétricos: investimentos gigantescos

Brasil deve ter, até 2023, uma frota com mais de 1 milhão de veículos elétricos. Para isso, será necessário investir na geração de energia

Veículo elétrico
Veículo elétrico (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/08/2021 às 07h32

A Anfavea (Associação das fábricas de automóveis) apresentou na semana passada um estudo que encomendou ao BCG (Boston Consulting Group), sobre a descarbonização do mundo, ou seja, como aplacar o efeito estufa com a redução do CO2 e as diversas alternativas energéticas imaginadas no mundo e no Brasil.

Um dos pontos interessantes deste estudo foi a confirmação de que no Brasil – ao contrário do que muitos pensam e afirmam – todo setor de transportes é responsável por apenas 13% das emissões de CO2.

A tendência mundial de se migrar para veículos elétricos é fato também no Brasil. Mais lenta, porém se estima em 2023, uma frota de cerca de um 1, 3 milhão deles.

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Mas os investimentos deverão ser gigantescos, pois para abastecer toda essa frota, deveremos ter instalados 150 mil postos de recarga que exigirão aportes de R$ 14 bilhões. Além disso, um acréscimo de 1,5% na geração de energia elétrica no país, que corresponde a 7,5 milhões de gigawatts!

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
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Antonio 28 de agosto de 2021

Uma correção de unidade. Não seria 7,5 milhões de gigawatts (GW – unidade de potência), seria 7,5 milhões de gigawatts.hora (GWh – unidade de energia).
E mesmo assim, o valor da suposta energia consumida não bate, pois o consumo anual de energia no Brasil está ao redor de 500 TWh (500 mil gigawatts.hora), e 1,5% disso seria 7,5 mil gigawatts.hora.
sds

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Antonio Carlos 28 de agosto de 2021

Uma correção de unidade. Não seria 7,5 milhões de gigawatts (GW – unidade de potência), seria 7,5 milhões de gigawatts.hora (GWh – unidade de energia).
E mesmo assim, o valor da suposta energia consumida não bate, pois o consumo anual de energia no Brasil está ao redor de 500 TWh (500 mil gigawatts.hora), e 1,5% disso seria 7,5 mil gigawatts.hora.
sds

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Antonio Carlos 28 de agosto de 2021

Uma correção de unidade. Não seria 7,5 milhões de gigawatts (GW – unidade de potência), seria 7,5 milhões de gigawatts.hora (GWh – unidade de energia).
E mesmo assim, o valor da suposta energia consumida não bate, pois o consumo anual de energia no Brasil está ao redor de 500 TWh (500 mil gigawatts.hora), e 1,5% disso seria 7,5 mil gigawatts.hora.

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Clovis 20 de agosto de 2021

Aposto meu braço direito que o governo (qualquer que seja) está esperando o momento certo para dar o bote cobrar um imposto estratosférico que vai encarecer os carros elétricos e como senão bastasse vai atacar também na eletricidade, pode apostar que para cobrar imposto eles vão ser criativos.

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Sir.Alves 20 de agosto de 2021

Sem duvidas o processo de eletrificação já seria lento antes do vírus chinês… agora… as mais promissoras expectativas se transformaram em utopia da eletrificação…

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