Governo discute acabar com a exigência da autoescola para baratear o processo de habilitação, mas é preciso resolver um problema estrutural de educação
E você é a favor ou contra eliminar o curso de autoescola para se tirar a habilitação, a CNH? Diz o governo que são cerca de 20 milhões de motoristas que dirigem por aí sem habilitação, porque o custo da autoescola é elevado na faixa de R$ 3 mil a R$ 4 mil.
VEJA TAMBÉM:
E afinal, ninguém exige que se faça um curso para prestar um exame de vestibular para um concurso público, tenha que fazer o exame. Como seria mantido no caso da habilitação o exame junto ao DETRAN.
E a outra ideia, essa é boa, introduzir o curso teórico de trânsito no ensino médio. Nossos motoristas, além de aprender as leis de trânsito, deveriam também ter noções de civilidade ao volante.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Eliminar a autoescola não resolve o problema de falta de civilidade, assim como manter a autoescola não o faz.
O problema da falta de civilidade no trânsito é mero reflexo da falta de civilidade geral do brasileiro médio. As escolas podem fazer um trabalho para melhorar, mas o problema só se resolve em casa. É a chamada “educação de berço”, que nada tem a ver com formação acadêmica.
Além disso, o sistema como um todo (desde as leis criadas até o agente de rua, aplicando-as, passando por todas as esferas de gestão do trânsito) acaba por favorecer quem age mal e aporrinhar quem age corretamente. Juntando isso à falta da educação de berço, citada acima, gera o resultado que vemos hoje.
Estou entendendo que o exame prático fica sendo o mesmo. Quando a pessoa está aprendendo a dirigir num carro de autoescola, existe a sinalização, apoio do instrutor. Que pode interferir diretamente na direção quando o aluno faz algo de errado. O risco de acontecer acidentes com aprendizes vai ser maior, na minha opinião.
Realmente, a incivilidade já existe e persistirá com ou sem autoescola!!! O problema é cultural, infelizmente.
CNH é um documento e não uma propriedade, 4 mil reais é um absurdo para tirar um documento que toda sociedade precisa ter. Teria que ser como um RG, 100 reais.