Em 2021 faltavam chips semicondutores. Em 2022 faltam clientes
O setor automotivo segue imprevisível; Se antes o problema era a falta dos chips semicondutores, agora o que assola é a falta de compradores
O setor automotivo segue imprevisível; Se antes o problema era a falta dos chips semicondutores, agora o que assola é a falta de compradores
No ano passado houve uma queda geral na produção de automóveis pela falta de semicondutores (chips). A demanda bem maior que a oferta provocou uma elevação no preço dos carros novos e até dos usados.
Neste ano, o que vem faltando nos meses de janeiro e fevereiro foram compradores. Fábricas e concessionárias não abrem o jogo, mas alguns modelos já tiveram até equilíbrio entre oferta e procura. Mas ainda não se falou abertamente em promoções ou descontos pois os estoques ainda estão baixos.
Mas tudo leva a crer que nestes meses de março e abril poderá ter início uma facilidade na aquisição de carros novos, e até uma redução no preço dos usados que valorizaram muito no ano passado.
VEJA TAMBÉM:
Mas, a rigor, é muito perigosa qualquer previsão neste mercado tão sujeito a chuvas e trovoadas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Mas os preços continuam exorbitantes, mesmo com redução de demanda.
Comprei um Cruze 2019 em janeiro de 2020 por R$ 94.000,00 e encontrei um besta que deu R$ 95.000,00 com dois anos de uso tem que se lascar mesmo, estou com um carro só,menos IPVA, menos seguro etc.
O carro zero mais barato do Brasil saindo por volta de 60 mil. Por mim, vai ficar sem comprador pra sempre!
Os aproveitadores do bolso alheio, estão sempre de plantão! Logo, as mudanças provocadas por essa guerra absurda, chegarão aqui. Aí vamos ver como é que fica. Acho que a célebre frase “se não quiser comprar, tem quem quer”, vai para a gaveta…
Tem que faltar clientes mesmo, carro hoje vale quase o mesmo que casa também com imposto até pra se respirar. Eles querem vender mais não tem como por preço aí fica difícil em chegar e obter um carro zero km.
O problema é acharmos que tudo se resume à carga tributária. Se igualar a nossa carga tributária à de países como os EUA por exemplo, ainda teremos o preço mais alto.
Antônio, concordo plenamente! Se isso acontecesse (mesmo nível de tributação), gostaria de saber qual desculpa esfarrapada os fabricantes iriam dar!
Povo Brasileiro e burro tem carro com fila de espera.os preços estão um absurdo.querem que baixe parem de comprar por seis meses ou mais pra ver onde os preços irão parar .vai cair bastante.
O brasileiro joga muito dinheiro fora trocando de carro a cada 2 ou 3 anos.
Preços absurdos considerando que são verdadeiras carroças. Tem que deixar apodrecer nas concessionárias.
Perfeita colocação e meu pensamento é o mesmo e não só para carros no geral.Deixem de comprar…
As montadoras “estupraram” o bolso dos consumidores. Acompanhei o preço dos carros novos do início da pandemia até agora. Teve carro que subiu 80%. Nada justifica um aumento desses.
Espero de verdade que o brasileiro tome vergonha na cara tem agencia que paga menos que 20% e depois vende por 5 a 8 mil acima da tabela e pior que tem besta que paga um absurdo isso. Temos que tomar na tarraqueta mesmo.
A única solução e diminuí ou realizar a redução do IPI aqui Brasil se paga Muito caro em automóveis zero KM isso não tem cabimento outra coisa os governadores dos estados tem que reduzir as taxas que IPVA.em vez de ficar jogando conversar fora com obras inacabadas
É nada!
Vai abaixar IPI, abaixar o que for e as montadoras vão arrumar desculpas e colocar os preços lá em cima. Igual as privatizações, vai gerar emprego, isso é aquilo, tudo balela. Aumentam os preços e o desemprego continua
Boa noite nós temos que reclamar e dos governantes que rouba nós com impostos muito auto,sem falar do IPVA que e um roubo e só anda nas estradas brasileira pra ver a vergonha..
Do jeito que está um absurdo, prefiro manter o meu usado, fazer manutenção corretamente é mais barato,carro novo é bom mais por outro lado não é investimento, quem valoriza o suor sabe disso.
Na verdade, o que falta é vergonha na cara das montadoras pra praticar esses valores absurdos, que já eram fora da realidade antes da pandemia!
Arrombaram o bolso dos consumidores com valores exorbitantes agora estão sem condições pra comprar.
O consumidor brasileiro é muito desrespeitado pela indústria automotiva. Você paga uma baba por um carro zero que vem com freios a tambor na roda traseira. Essa tecnologia é do século dezenove. Não vale a pena. Fora outros pontos já comentados aqui. Parabéns Bóris. Você faz um trabalho legal.
Adquiri um veículo novo em 2019 e achava que em 5 ou 6 anos trocaria por um novo. Hoje, não tenho mais essa ilusão, pois minha renda está diminuindo em razão da inflação e estou cortando despesas para conseguir manter o básico e essencial. Carro novo nem em sonho dá mais.
Agora vamos ver se a lei de mercado funciona da mesma forma q foi dita ano ano passado, aumentou procura ai preço subiu, se a procura agora sumiu vamos ver se preço baixa.
O melhor resposta é o boicote não devemos comprar preços absurdos não comprem até os preços recuarem pelo menos 20% dos 50% de aumento.
Mesmo assim a redução é muito pouca.
Em junho de 2020 eu estava negociando um fiat Mobi drive por 38.990, hoje o mesmo carro custa 60.000. O que justifica isso? Semicondutores? Ah para conta outra piada, ficou chato isso, não podemos admitir pagar 100.000 em um gol, absurdo
Infelizmente muita gente está pagando e se sentindo feliz ainda.
Absurdo é você comprar um Fiat Mobi. Uma mini carroça de plástico. Se fosse uns 20 mil para sua filha ir para a faculdade vá lá.
Parece até comédia, o que eles queriam também com o preços dos carros altos da forma que estão, teve carro no Brasil que quase dobrou seu valor…Só aqui no Brasil mesmo. A tal da ganância e grande demais…..
Mas o problema o brasileiro financia e compra 72 x pagam juros altos que pena precisamos parar de fazer isso
É claro que as vendas estão caindo,basta ver os valores que esses automóveis estão sendo vendidos .
Essas montadoras querem que os brasileiros paguem por seus prejuízos no mercado externo nos vendendo carros muito inferiores feitos com materiais de baixa qualidade por preços astrnomicos.
Acredito que o Brasileiro está deixando de ser trouxa.apesar de muitos ainda não enxergarem isso ainda .
Brasileiro nunca deixará de ser otário e explorado. Não compra carro zero agora porque não pode. Daqui a pouco volta à exploração normal de novo. Financia 1 carro e no final do financiamento pagou por 3 e ficou com 1 que não vale nem metade do preço de quando comprou.
Quem pode jogar dinheiro fora tem mentalidade de analfa ou até mesmo débio e lasca com a gente. Mais de 100 mil reais em um carro de plástico com motor MANCO de 3 cilindros é só pra otários, ainda acho que ano que vem os motores será de Mobilete! E os mesmos otários vão comprar..,
Logico com dificuldades que governo impom no financiamento altas taxas dos
juros e pova bradileiro estão com dificuldades basicas compometidas fica mais facil comparem usado por isso fica cada vez mais carros parados nas fabricas
Veículos com acabamentos internos em plásticos, ridículos!
Vc entra em um Nivus com um interior igual ao de um Virtus, que é igual ao de um Polo, que é igual ao de um Gol… mesma frente para todos os carros kkkkkk.
Dei o exemplo da VW mas todas as montadoras acabam fazendo a mesma porcaria e criaram o termo “padrão de identidade” para fazer mais do mesmo.
Enquanto veículos aqui no Brasil forem sinônimos de Status independente de relação custo x benefício, qualidade, conforto, segurança, tecnologia, continuaremos vendo pessoas pagando preços exorbitantes por lixos!
Continuem pagando caro por carroças!… as montadoras agradecem…
Tomara que os brasileiros de classe media e classe media alta deixem de comprar carros afim de mandar um recado para as montadoras, o mundo está uma bagunça mas no Brasil existe um cartel das montadoras que precificam seus veículos a revelia, o resultado é extorsão, cobram o que querem.
Daí a fábrica vem com as “promoções” de 3 mil bônus ? para com isso né!
Metade das vendas são para cnpj, 20% exportação, 15% para produtores rurais e os 15% restantes são os incautos e os poucos q tem grana para comprar carro zero. As mídias tem q falar a verdade, não tem hoje clientes CPF para comprar estrs carros.
Também, os valores dos automóveis superaram qualquer expectativa de aumento, inflação engolindo o salário do povo, governo totalmente egoísta, nessa velocidade dos aumentos, as montadoras ficarão com uma grande frota parada..
mas também 90 mil num carro popular 1.6 tem é que fechar as fábricas de uma vez
Eu ia trocar o carro, não vou mais.
Só comparar os carros 0km de 6 anos atrás, cayenne, BMW serie 3 a 120mil.
Tem muito seminovos desse significando que vendeu muito e aí vc pensa melhor e não compra.
O trabalhador brasileiro “assalariado” já não tem poder de compra para veículo e este era um grande motor do consumo automotivo(carros populares). As fábricas querem aumentar o lucro, diminuíram os carros ditos populares além de aumentar o preço dos mesmos tornando-os inviáveis.
O problema que já vi gente falando que só compra zeo km, porque gosta de ser o primeiro a “peidar” no carro… vai vendo. Kkkk
Os preços, são pra lá de abusivos.
Se um carro popular ao redor do mundo custa 10.0000 dólares, porquê no Brasil é esse preço absurdo.
Ou estamos deixando de ser trouxas ?
Carro usado que valia 30k há poucos meses, hoje valendo 45k, novos nem se fala. O comércio automotivo no país é algo surreal! O Brasil é o lugar onde a indústria automotiva se mantém, então, é aqui que eles se aproveitam. Não tem inflação, falta de componentes pra carros novos, blá blá bla que consiga explicar um gol 1.0 custar 65k. Mas eu consigo, brasileiro é trouxa!!!
Kkkk é só reduzir os preços (que subiram de forma exorbitante).
Deixem de ser burros, pratiquem preços honestos, e tudo vai funcionar bem.
Sabemos que a Lei da oferta e da procura é muito cruel,mas nessa pademia,a Industra e Comercio abusaram demais. Se os brasileiros tivessem vergonha na cara,boicotassem as coisas baixariam os preços.
Se todos os brasileiros tivessem vergonha na cara estes veículos seria comidos pela ferrugem nos pátios, um carro nunca deveria passar de 40,000,00 por melhor que fosse..
Nada contra, mas os preços estão muito altos para todos os veículos, mesmo com inflação calculada o valor subiu em média 70%, desde 2018/19. E enquanto venderem carros novos com Facilidade não vão rever os preços no Brasil.
Mas também a taxa de juros que os bancos vem cobrando não vale a pena. O jeito é esperar e junta uma grana no valor ou fazer um consórcio. Pq financiar está impossível.
As taxas de juros sempre foram altas no país. O preço dos carros é que estão fora da realidade.
Exato. Há tempos que as montadoras foram aumentando o preço: compacto para médio e depois médio para premium. Não é só a questão de salário e moeda, mas o fato que a realização de lucro das montadoras pulou de patamar.
Dar 100k num carro para mim é impensável hj em dia. Mesmo que tivesse grana, me recuso a pagar isso num carro que não é mais do que um bem de consumo e que te traz um custo fixo mensal.
Detalhe: cuidado com seguro contra terceiros: um parachoque de plástico não sai por menos de 2k.
Estranho estar sobrando carros, se eu for comprar hoje tenho que esperar seis meses
Honda, Toyota e outras marcas cobiçadas até pode ter fila de espera. Mas se quiser sair de Peugeot, tá na mão…
Kkkkl tem bastante
Ao meu ver falta cliente pois os preços pedidos são absurdos. O resto é blá blá bla
Concordo, não vale o que pedem.
Desejo profundamente, que esses carros apodreçam nos patios, por falta de compradores, não por falta de dinheiro e sim, pela falta de interesse e coragem de pagar tanto, num monte de lata.
Partilho da tua ideia. Meu último carro zero foi em 2016. Tão cedo não penso na troca.
Meu último carro zero foi em 2010. Depois descobri os seminovos com dois anos de uso e na faixa de R$ 10.000 mais baratos que o similar zero km e no máximo com 30k rodados. Minha última troca foi em 2014 e na época economizei os 10k comprando um carro 2012 que uso até hoje. Basta manter as manutenções preditiva e preventiva em dia. Não me arrependo. Depois que esse frenesi passar, compro outro com 2 anos de uso de novo e economizo de novo em relação ao zero km.
Partilho da tua ideia, Felipe. Meu último carro 0 KM foi em 2010, também, e depois de ser roubado com 5 meses de uso, só compro seminovo. O carro 0 KM, ao passar do portão da concessionária para fora, já desvaloriza 15%. E você tem de pagar licenciamento e emplacamento. “Cheirinho de carro zero” só se for de essência de aromatizador para mim…
Outra picaretagem , essa diminuição no IPI, qualquer aumentinho já vai comer o benefício.
Essa balela de imposto é uma cortina de fumaça para esconder para onde vai tento dinheiro, por um veículo da idade da pedra que se produz aqui.
Em outros países também se paga impostos.
Nos EUA, país com o qual se faz muita comparação sem sentido, tem impostos e o salário é quatro vezes maior que o nosso, e mesmo assim o carro é bem.mais barato.
Onde está o rombo…????
Exatamente.
Poxa! Também pudera; as fábricas de automóveis não param de aumentar os preços (já elevados) e com a queda drástica da renda do brasileiro médio nos últimos anos, não tem como continuar vendendo como antigamente. Os preços dos carros estão nas estratosferas. Outro dia vi o preço do carro zero Km na Índia e, comparados com os nossos, dá até raiva, os nossos são caríssimos perto dos carros deles.
Concordo com você. E a culpa não é só de impostos, pois em outros países também se paga impostos. Aqui no Brasil a exploração e a ganância é que torna tudo muito caro.
Isso pq os bancos ainda financiam!!!
O problema é que brasileiro compra qualquer coisa lá fora os carros são mais completos e mais baratos se ninguém comprasse a qualidade melhorava e os preços também