Engate de reboque: tem montadora que proíbe uso!

Muitos motoristas colocam o engate nos carros pensando em de protegê-los. Sendo que, na verdade, é ao contrário: não protege nada!

Engate do tipo bola na traseira de um automóvel
Engate do tipo bola na traseira de um automóvel (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/06/2020 às 20h30

Esse famigerado engate bola, já deveria ter sido proibido há muito tempo, mas só não o foi pelo lobby exercido por seus fabricantes junto ao governo. Só serve para quebrar a canela do pedestre, amassar o para-choque ou a grade do carro que está atrás.

Ele é vendido a partir da mentira de proteger o automóvel no caso de uma colisão traseira. Mas é ao contrário, pois impede o para-choque de amortecer o impacto.

Ainda que regulamentado pela resolução 197 do Contran, ele é proibido por alguns fabricantes, como a GM no caso do Onix e a Toyota, no caso do Corolla produzido até o final do ano passado.

Estes dois modelos podem ser multados caso tenham um engate, mas tem concessionária Chevrolet que o vende para o Onix sem se importar com o que diz o manual. O dono do carro jamais imaginaria ser proibido se quem o vende é uma revenda autorizada da fábrica.

Engate do tipo bola na traseira de um automóvel
Muitas pessoas pensam que o engate é uma peça para proteger o carro, mas nada disso! (Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo Garcia 10 de dezembro de 2021

Você comenta que nao é aprovado pela fabricante, pois iria prejudicar o carro.
Mas no exemplo do corolla que nao teve alteracao alguma de chassis e suspensao, porque é permitido o uso de engate apartir de 2019 (nao tenho certeza do ano)
E só para deixar claro, engate é p puxar carretinha. Nao vi você sequer citar sobre este, que é o uso adequado do acessorio.
Numa das respostas aos comentarios, diz q prejudica a estrutura do carro! mas somente deste corollas 15 a 18? E Onix? Acho q honda tb nao preve a instalaçao do engate em seus manuais, prejudica os honda tb?
E pq prejudica estes modelos e outros nao?

Avatar
Henriqie 2 de outubro de 2020

infelizmente e isso mesmo, levei uma multa e tive que tirar o engate, tenho um corolla 2018, quando questionei o PRF ele pediu pra mim ler o manual e la esta escrito que e proibido instalar engate no carro. Resumindo procurei a nota fiscal par entrar com processo contra a concessionária toyota que me vendeu mas nao encontrei e acabei ficando no prejuizo

Avatar
ALEXANDER QUEIROZ HADDAD 16 de junho de 2020

Senhores, o Manual não possui FORÇA DE LEI, ou seja, o manual do veiculo possui apenas as especificações técnicas e as recomendações, mais o que realmente vale e a RESOLUÇÃO 197/06 do CONTRAN que regulamenta o uso de engate para todos os veículos com ate 3500 PBT, quando respeitados as diretrizes da Resolução. Esse tipo de matéria só serve para criar um desconforto para consumidor e lojista. Lamentável.

Avatar
Henrique 2 de outubro de 2020

nao e força de lei do manual. No manual esta escrito que o carro nao pode usar engate de forma alguma, se voce for contra o manual estara sujeito a multa e eu levei uma por isso

Avatar
Julio A. Rubik 16 de junho de 2020

Vendido para proteger o veículo de colisão? Não seria para rebocar carretinha de motos, barcos, trailer? O usuario é quem instala com outra finalidade…

Avatar
jose 15 de junho de 2020

que materia mais inutil, não esclarece o porque da proibição, tenham a devida vergonha, o maior motivo da proibição por um fabricante é devido a problemas de sobre carga no sistema eletrico, no motor ou principalmente na transmissão, nada a ver com a estrutura, existem varios modelos que ja vem com a estrutura do reboque embutido no para choque ou no monobloco traseiro, tendo um alojamento para encaixar a bengala com a bola, que fica junto as ferramentas e estepe, permitindo a instalação ou remoção, claro que em caso de impacto traseiro ajuda sim a proteger o veiculo.

AutoPapo
Boris Feldman 16 de junho de 2020

O engate-bola prejudica,sim, a estrutura do carro e só diz o contrário quem nada entende ou interessado em vendê-lo. Alguns poucos modelos têm o engate embutido no para-choque e, neste caso, ele não é prejudicial. Mas a maioria fica saliente e transfere a energia do impacto traseiro para a plataforma e todo o monobloco. A função do para-choque traseiro é exatamente a de amortecer o impacto, evitando que o monobloco seja deformado. Mas esta função é neutralizada pelo engate

Os fabricantes não o proíbem por isso, mas porque a estrutura traseira não foi projetada para receber o peso adicional do reboque. Nada a ver com a mecânica ou sistema elétrico.

Avatar
Conrado 17 de junho de 2020

O camarada que fez essa matéria ,é muito ruim,obrigado amigo por melhorar?

Avatar
Wilson Batista 15 de junho de 2020

que coisa… nao termina a materia… isso termina como ????

AutoPapo
Boris Feldman 16 de junho de 2020

Se o leitor não percebeu, a matéria tem a finalidade de alertar os donos de Onix que algumas concessionárias Chevrolet comercializam o
engate mesmo sabendo que o manual proíbe sua instalação e a policia pode notificar o motorista. Por incrível que pareça, mesmo que só tenha o
engate e não tenha reboque nenhum!

Avatar
Deixe um comentário