Entrou mais combustível que deveria; posto ‘ladrão’?
É possível abastecer o tanque do carro com maior quantidade de litros que a dita no manual? Posto que faz isso é 'picareta'? Entenda:
É possível abastecer o tanque do carro com maior quantidade de litros que a dita no manual? Posto que faz isso é 'picareta'? Entenda:
Você pára no posto para abastecer o carro já suando frio porque estava rodando com a reserva da reserva, com as últimas gotas de combustível no tanque. O que, aliás, não deve ser feito, porque junto com elas, vai a sujeirinha que fica acumulada lá no fundo.
Mas, finalmente, o tanque é abastecido e na hora de conferir a conta, você percebe que entraram mais litros que a capacidade do tanque no manual. Então, você concluiu: “o posto é ladrão!”
Mas talvez não seja, pois a capacidade de um tanque exclui o espaço superior; uma espécie de bolsa de ar para evitar que o combustível extravase e danifique o cânister, projetado para receber vapores.
Se o frentista não respeitou o desarme automático do bico insistiu, podem mesmo ter entrado mais litros que a capacidade nominal do tanque.
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Na minha opinião isso poderia ser evitado principalmente nos carros de hoje cheios de tecnologias carros que estacionam só enfim não sei se é por falta de visão ou nunca ninguém pensou nisso em colocar na boca do tanque de combustível o mesmo sistema da bomba de gasolina dos postos ex:
Você abasteceu na bomba marcou 10 Litros lá no painel teria que marcar os mesmos 10 litros simples assim só assim acabaria com a desconfiança do dono do carro.
Por duas vezes isso já aconteceu. E em ambas fiz um auê no posto e mandei tirar. Batata! Em ambas não tinha entrado no tanque o que acusava na bomba. Chamei o Procon, brigada militar, e em ambas lacraram os postos. Perdi quase 3 horas na última vez.. depois disso, sempre que abasteço eu completo o tanque. Pois aí fica mais difícil o golpe.
Aconteceu comigo isso hoje! Mas não tinha pensado em mandar tirar o combustível para verificar. Da próxima vez eles não me escapam. Deu no mínimo 2 litros a mais. Falo isso pois ainda tinha combustível no tanque mas não sei ao certo quanto né.
Se estiver dúvida na hora do abastecimento, peça um cupom com placa e km, rode até entrar na reserva novamente e em seguida faça a média do consumo ai você saberá se foi lesado.
Dormiu….?
Mais não dá nem 2 litros a mais isso se der 1.5litros é muito
Em um carro, quem sabe isso pode ser até justificável, mas em moto, principalmente de baixa cilindrada, não cola.
Há uns anos parei a moto num posto BR da minha confiança para abastecer. Tenho hábito de sempre abastecer no mesmo lugar e para não rodar com a reserva de 2L mais baixa ainda, mas como é meio contramão para reabastecer durante a volta prá casa, eu coloco até 2L em um posto de bandeira para no dia seguinte, passar no posto no caminho para o trabalho, porque um dos trabalhos ficava a apenas 20km de distância de casa e a moto faz até 40km por litro na cidade. Já o trabalho da parte da manhã ficava a 35km, então eu acabaria rodando na reserva.
No dia seguinte fui encher o tanque e me surprendi com o valor. Questionei o frentista e ele disse que como eu abasteci com gasolina mais cara, a diferença seria considerável no final mesmo, com relação à gasolina comum. Quando observei melhor na bomba e ela registrava 14 litros, só que cabe apenas 10,2 litros, com a reserva de 2 litros no tanque da moto. Geralmente eu pedia para colocar gasolina até eu vê-la quase na borda. Mostrei o recibo do dia anterior e pedi para retirarem todo o combustível, contando com cerca de 2,5L que já tinha antes. Realmente tinha apenas 10L. Chamaram o gerente, que não quis aparecer. Eu denunciei o posto e eles ficaram com a bomba lacrada 6 meses por falta de aferição.
Hoje em dias as bombas são de precisão e passam por rigorosos testes e ainda temos o Inmetro que faz a fiscalização.
Dica: ao parar no posto olhe sempre o visor da bomba onde mostra que o abastecimento partiu do zero, principalmente se vc abastece sempre no mesmo posto, o posto é confiável porém nem sempre a pessoa que está ali para prestar o serviço não..
A tendência é que pelo fato de sempre estamos ali, nós não conferimos e eles se aproveitam disto.
Apesar de ser um posto de abastecimento habitual, não era o mesmo frentista de sempre e nem a equipe, por causa do horário, porque eu trato todos da equipe noturna pelo nome. Mas, se as bombas passam por fiscalização frequentes, por que foi acatada a denúncia e houve lacração da bomba por longo período? 😉
Eu já era desconfiado antes, agora mais ainda
Aqui são Luís Maranhão existe vários postos que a bomba registra uma coisa e na hora de abastecer é outra. Sem conta que tem combustível que o sistema do veículo demora para reconhecer, muito roubo por aqui!
Todos os postos tem um aferidor que eu está selado com selo e lacre do Inmetro.
Ele cabe 20 litros.
Tem o sinal de 0 –
E só na hora pedir para o frentista aferir a bomba na sua frente.
Pronto.
Detalhe ele pode por lei ficar a baixo
60 ml 0u a cima 60 ml
Fora isso a bomba está errada.
Desconfie mais não Acuse sem ter certeza.
E difícil ser acusado de ladrão, sendo inocente. O frentista é apenas um funcionário…procure o gerente ou proprietário do posto e faça sua reclamação.
Muito bom
Os frentistas estão na linha de frente,precisamos ter mais respeito.
Isso mesmo eu sou frentista em um posto de combustíveis e tem hora que chega alguns clientes enchendo o saco da gente achando q agente tem culpa de alguma coisa eles reclamam do preço reclama de muitas coisas
Pelo menos um comentário sensato por aqui. Só uma retificação ao que disse, a tolerância para menos (contra o consumidor) é realmente -60 ml mas a tolerância para mais (a favor do consumidor) é de +100 ml.
Ainda que a aferição fique fora da tolerância, não é recomendável chamar ninguém de “ladrão”, bombas de combustível são equipamentos mecânicos, sujeitos a erros e a desregulagem. Reflita se um posto com 10 bombas cujo aferidor marca -70 ml em apenas uma delas pode realmente ser chamado de ladrão ou se aquilo é um erro a ser reparado e o valor devidamente devolvido ao consumidor.
Sim isso corria sempre comigo, principalmente no posto de Inoã quem vai para às regiões dos lagos.logo no início de Inoã. Cuidado.
Comigo já aconteceu. Moro em Indaiatuba-SP. E tem um bendito posto, que cobra uns 20%, mais barato o preço do combustível. Em contra partida, o litro dele tbm tem 20%, menos.
Isso de “puxar sujeira do fundo” é lenda. A tomada de combustível já é num ponto mais baixo do tanque, e ele não vai puxar mais no fundo apenas porque a combustível está no fim. Por favor, Bóris, informe-se melhor. Você anda divulgando bobagens demais aqui.
Não amigo você que está errado ! Tem granulado de sujeira sim
Tenho uma F250 cabine dupla, no manual diz que cabem 98 litros no tanque porém cheguei a por 140 litros. Como veio a desconfiança de bomba adulterada, retiramos todo o combustível pelo pescante do próprio tanque e foi confirmado que realmente havia sido abastecido os 140 litros. Isso dá mais de 40% além do que diz o manual.
Porque ladrão!? Você está levando no carro o combustível que foi colocado no tanque! Essa quantidade á mais vai acabar sendo utilizada. Seria ladrão se a bomba tivesse contabilizado os litros e essa quantidade não tivesse entrado no tanque.
Se entrou o combustível, ok. Só que o problema é acreditar que em um tanque de 50 litros entrou quase 60
Oi?????
Mas de for da Renault a diferença é ainda muuuuuito maior que o normal de mercado. Alguns veículos Renault pôde-se colocar até 36,5% a mais da capacidade descrita no manual do carro.
É o caso do Duster que diz caber 50, mas na verdade cabem 68,2 litros, mas o Sandero e Logan também não são diferentes, todos cabem na casa dos 35% a mais.
Ou seja, se tem um Renault e chegou a perceber que coube muuuito a mais, não crucifique o frentista ou o posto que está colocando, o problema é o próprio carro.
Sim, sou proprietário de uma Duster 2.0 2011 e cabem 18 litros de combustível a mais no tanque. Inclusive o instituto Falcão Bauer que certifica as bombas fez este estudo e detectou que a linha Renault cabem mais litros que a indicação do manual.