Falta de ESC só preocupa no SUV?
O ESC, controle eletrônico de segurança, tem maior importância apenas nos SUVs? Explico aqui como ele funciona nos automóveis:
O ESC, controle eletrônico de segurança, tem maior importância apenas nos SUVs? Explico aqui como ele funciona nos automóveis:
“Por quê”, pergunta um leitor, “tanta preocupação com a ausência do controle eletrônico de estabilidade nos utilitários esportivos, os SUVs?” Questão levantada a propósito de um comentário de que a obrigatoriedade deste equipamento, o ESC, foi postergada para 2024.
Então, ao se comprar um SUV, deve-se prestar atenção se ele oferece ou não o controle eletrônico de estabilidade (ESC).
O motivo da preocupação maior nos SUVs é por ele ser mais alto, ter o centro de gravidade mais elevado, e mais propenso a provocar acidente, escorregar ou capotar, do que um automóvel que anda mais “grudado” no chão.
Vejam, a propósito, um vídeo do AutoPapo no YouTube com o SUV da Toyota, o RAV4, dando um verdadeiro vexame no teste do alce realizado por jornalistas suecos. Fosse um Corolla, isso jamais aconteceria!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os acidentes só vão diminuir quando inventarem um “sensor de bom senso” pros motoristas.
Eu só gosto de carro raiz, opalão, maveco e por aí vai. Sem essas frescuras. E nunca bati o carro.
Itens de segurança ativa e passiva em automóveis são fundamentais, mas a maioria dos acidentes ainda ocorre por imprudência humana.
A começar pela embriaguez ao volante. Poxa qualquer pessoa que bebeu algo alcoólico sabe de sua condição e em vez de dirigirem devagar com extrema cautela saem todos encorajados a pisar no acelerador. O resultado é quase sempre tragédia.
Outra dica que poucos dão importância é… Mantenham distância segura dos veículos a frente principalmente em rodovias. É clichê, mas se você tiver tempo para frear ou desviar muita coisa pode ser evitada. E não menos importante… É o famoso “acho que dá”. Falo do famoso erro de tomada de decisão. Na maioria das vezes não custa absolutamente NADA dar preferência ao veiculo que esta se aproximando e só entrar ou cruzar uma via após ele passar. As pessoas se arriscam sem motivo algum, chega até ser ridículo ver quantos acidentes perfeitamente evitáveis ocorrem. É o péssimo hábito do brasileiro sempre achar que a preferência é dele e não do próximo.
Excelente comentário. Bebida, síndrome de Superman e o ego são os protagonistas de tragédias evitáveis.
Excelente comentário. Bebida, síndrome de Superman e o ego são os protagonistas de tragédias evitáveis.
Claro que mais um assistente é bem vindo, mas se o motorista for prudente não sentirá falta